domingo, 9 de outubro de 2011

A Visão dos Vencedores?

"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15).

Capítulo 7
A Parábola dos Talentos

Paz irmãos.
Continuaremos este mês a analisar o livro do Pr. Aluísio A. Silva. Neste capítulo o autor apresenta verdades incontestáveis, pois vale observar que o livro apesar de doutrinas errôneas apresenta verdades da palavra de Deus.
Neste capítulo o autor fala sobre a parábola dos talentos. Recomendo ao autor que abra a sua bíblia e leia o texto bíblico: Mateus 25:14-30.

“Essa parábola é direcionada para os que conhecem ao Senhor, ou seja, os crentes” (p. 96).
Como nos demais textos, o autor coloca a relação da salvação pelas obras, camuflando-a como uma relação de galardão, entretanto, ao observar suas citações vemos que o autor afirma que a salvação é pelas obras.
“Com o Deus Pai nossa relação é de graça, mas para com o Senhor Jesus nossa relação é de obras, de responsabilidade” (p. 98).
Então temos relações diferentes com Deus, conforme sua função? Qual seria nossa relação com o Espírito Santo?
De fato, Jesus é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8), e este ato fora o sacrifício do Deus único, Vivo, e a nossa relação é direta com Seu amor, pois fora o “Deus Pai” que “deu Seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Assim, nossa dívida é com Deus Pai, Filho e Espírito, pois o Deus é um, conforme Sua manifestação.

“Ninguém terá recompensa pela graça, assim como ninguém será salvo por meio de obras” (p. 98).
De fato, "porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9), entretanto, a recompensa de Deus não vem por obras, sendo que segundo o autor, o Reino de Deus é por meio das obras (p. 23, 24, 33, 36, etc.), mas segundo a bíblia o Reino de Deus não é por obras, pois assim disse o Salvador: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34). Que alegria, nos é dado por herança! Herança!!!! Um herdeiro apenas é um herdeiro, não precisa trabalhar para isto. Recebe gratuitamente.

“Se não tivermos multiplicado esses talentos, seremos disciplinados no Milênio” (p. 102).
“Se tivermos feito o mal, seremos disciplinados naquele Dia” (p. 110).
Bem, sobre o Milênio já fizemos algumas análises nos outros estudos, e sabemos que este ensinamento abre brechas à doutrinas anátemas sobre o purgatório e a lei do Karma. Já compreendemos que não haverá vida terrena no Milênio, mas, recomendo que o autor leia os outros estudos e que futuramente faremos um estudo sobre o Milênio.

“Ter uma imagem apropriada de Deus é vital para o nosso crescimento espiritual” (p.104).
“Qual imagem você tem de Deus? Talvez a sua imagem a respeito do Senhor seja medieval, de um Deus punitivo, implacável e inquisitivo. Ou que sabe a sua imagem seja de um Deus que nunca seria capaz de disciplinar Seus servos” (p. 104).
Realmente, o autor tem plena razão! Qual imagem você tem de Deus? Porém, o autor mostra o único local o qual podemos conhecer a Deus e a Sua imagem: “A Palavra”. Se não estudarmos a bíblia com atenção podemos ser enganados por líderes religiosos que moldam Deus como um Ser apenas abençoador, o deus da prosperidade e da benção, o deus do ouro, ou até como o Deus curandeiro e de saúde. Ou seja, Deus acaba sendo quem faz a nossa vontade e nossos desejos.

ESTUDE A BÍBLIA!

“Ele se sentiu envergonhado de usar somente aquele talento” (p. 108).
"Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste. E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu" (Mateus 25:24-25).
Bem, a bíblia diz que ele temeu e o autor disse que ele teve vergonha!
A pouco tempo, o mesmo autor sabiamente disse que devemos conhecer a Palavra de Deus, para conhecer a Sua imagem. Portanto, creio que não devemos criar “interpretações” para justificar nosso pensamento. O servo temeu, e isto é completamente diferente de ser envergonhado.

O autor cria um ensinamento de que na Palavra de Deus há uma sequência no julgamento de Deus para os crentes: (1) O sangue, (2) A Cruz e (3) O Julgamento.
Para o autor, o sangue representa confessarmos e cremos em Deus, lavar-nos em Seu sangue, porém, “se voltamos a cair, isso mostra escravidão em nossas vidas, assim, sendo a cruz o ponto seguinte. Na cruz, o nosso velho homem foi cravado e nós somos, então, libertos da escravidão do pecado. Entretanto, o que não foi tratado pelo sangue e pela cruz será tratado pelo Julgamento de Cristo” (p. 110).
Primeiro, devemos compreender que sem cruz não há sangue, logo, tal ordem estaria em contradição com a sequência bíblica. Também o autor diz: “se voltarmos a cair,..., mostra escravidão”? Alguém que aceitou a Jesus não peca?
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3:10).
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" (1 Coríntios 10:12).
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 João 2:1).

De fato, mesmo aceitando a Jesus, estamos sendo aperfeiçoados em nosso caráter. Aceitar a Cristo não é sinônimo de que somos santos. E mesmo assim, até a vinda do nosso Senhor, estamos no processo de aperfeiçoamento.
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1:6).

"Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mateus 25:30). Para o autor “esse versículo fala de duas coisas: trevas e ranger de dentes. (...) Trevas não são inferno. Não há versículo algum na Bíblia dizendo que o inferno seja trevas. Há, até mesmo, um componente de luz no inferno, o fogo. (...) A bíblia diz que o inferno é um lago de fogo e enxofre” (p. 115).
Irmãos, cuidado com as definições e os conceitos. Lembre-se que o próprio autor nos fala que devemos conhecer a Deus através de Sua Palavra e Paulo diz que não por sabedoria de homens (1 Coríntios 2:5). Será que inferno é realmente o lago de fogo e enxofre?
Inferno em sua escrita original apresenta “Sheol” (hebraico) e “Hades” (grego). Que significa o lugar ou o estado daquele que morreu. Em termos gerais, aplicado como sepultura.
"As barras da sepultura descerão quando juntamente no pó teremos descanso" (Jó 17:16);
“baddei she'ol teradnah 'im-yachad al-afar nachat s”

"O inferno está nu perante ele, e não há coberta para a perdição" (Jó 26:6);
"arovm she'ovl negdov; ve'ein kesut la'avaddovn".

"Não me deixes confundido, SENHOR, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura" (Salmos 31:17).
"Yahweh al-evovshah ki keraticha; yevoshu resha·'im yiddemu lish'ovl".

“Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção” (Atos 2:27).
“oti ouk enkataleipseis tēn psuchēn mou eis adēn oude dōseis ton osion sou idein diaphthoran”.

Nestes textos podemos notar o significado e a aplicação da palavra inferno.

E isto não é tudo. A bíblia declara que "a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte" (Apocalipse 20:14). Se o inferno é o lago de fogo, como ele se lançaria em si próprio. Inferno é a sepultura onde nosso corpo jaz após a morte, este, já não existirá, pois “onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” (1 Coríntios 15:55), “e, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (1 Coríntios 15:54).

Qual é o local em que a bíblia fala mais sobre pranto e ranger de dentes?
"O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mateus 13:39-42).

"Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mateus 24:50-51).

Veja que o Senhor aplica tal conceito de pranto e ranger de dentes para a situação do tempo do fim, relacionando a fornalha de fogo, primeiramente para os que cometem iniquidade e posteriormente para os hipócritas.

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12:46).
"O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1:13).
"Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos" (1 João 2:11).

Para trevas apresenta diversos contextos, para pecado, para escolhas e caminhos errados.
Agora analisemos. Quem está em trevas não está na luz, pois a luz representa as obras e as escolhas feitas em direção a Deus. Qual é a consequência daqueles que escolhem amam as trevas ou não permanecer na luz? “O fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

Cristo virá em glória, e todo olho O verá (Apocalipse 1:7), quem não estiver com Ele vai estar onde? No purgatório? Se o céu tiver um lugar chamado trevas, que tem ranger de dentes e choro, o céu será um local muito estranho.
Lembremo-nos que os que conhecem a Cristo e não O serve serão separados e a eles se "destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mateus 24:51).

Em alguns pontos o autor ainda não decidiu o que deve falar ou qual ensinamento deseja apresentar, pois diz:
“A recompensa não será pelo quanto fizermos, mas pelo quanto fomos fiéis ao Senhor” (p. 106).
“A recompensa é pelas obras que praticarmos diante de Deus” (p. 27).
“A recompensa é o reino dos céus” (p. 28).

“Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Enfim, a recompensa é pela fé ou pelas obras? Pelos atos ou pelos fatos? É o reino ou o galardão? Está na bíblia?

Irmãos, escolha o que deseja servir. Doutrinas e ensinamentos de homens ou de Deus.