sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pequenos Estudos - Deus, o Juiz

“Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31).

Todos os que creem em Jesus Cristo como o Ungido do Senhor tem a certeza de que chegará o dia em que Ele voltará para buscar aqueles que foram fiéis e Nele creram (João 14:3), entretanto, se o Pai, que conhece o nosso coração virá para nos buscar, nos julgará segundo que critério, se grande parte da cristandade diz que a lei foi abolida? Porventura Deus tem filhos favoritos, do qual já escolheste para o Seu Reino?
Todos os cristãos tem consciência de que Deus virá julgar o mundo, pois assim está escrito: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27) e o profeta anuncia: “vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).

Agora, porém, se o Pai julgará as obras dos homens, aniquilando de vez o pecado, devemos compreender o que é pecado? “Porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). Sendo então o pecado a transgressão da lei, como haveria o mesmo sendo que não existe lei? De fato, aquele não nega a Lei também nega a justiça e o juízo do Juiz, e assim o mal jaz em sua porta.

“Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” (Tiago 2:9-10).
Irmãos, não se esqueçam que assim disse o Pai: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele” (João 14:21) e “porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30) “e assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos 7:12).

domingo, 6 de maio de 2012

Pequenos Estudos - Senhor do Sábado


“Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência” (Hebreus 4:11).


O dia de descanso dado por Deus existe desde a fundação do mundo. Nunca houve dias, desde a criação e para nenhum dos viventes, em Deus tenha representado este princípio apenas como uma mera recomendação “religiosa”, pelo contrário, pois, para os que são da lei, o repouso está na lei, e para os que se são da graça, recebem o repouso antes da lei, sendo que enquanto a lei não havia sido promulgada, já havia o princípio, pois “abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou, porque nele descansou de toda a Sua obra que Deus criara e fizera” (Gênesis 2:3).
Ora, então havia Jesus negado tal princípio? De maneira alguma, pois, o Filho de Deus não veio destruir a lei, mas cumpri-la. (Mateus 5:17).
Sendo que até as pessoas que conviviam com o Mestre não se esqueceram do principio, nem quando o Rabi não havia mais com eles.
“E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento” (Lucas 23:55-56).
Nem os que após Sua ascensão O receberam foram infiéis a Deus, pois, “no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram” (Atos 16:13).
“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).