domingo, 31 de janeiro de 2010

Por que devemos conhecer as Escrituras?

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça"; (II Timóteo 3:16)

Muitas pessoas utilizam a Bíblia como um livro de sabedoria do minuto, ou seja, quando estão em um conflito ou aflitas, pegam a palavra, fecham os olhos e a abre, e lê o texto que aparecer, se compreendê-la é bom, se não, procura fazer denovo até encontrar algo que satisfaça, porém, a Bíblia não é um livro que deve ser visto simplesmente como um material de satisfação momentânea, deve ser estudada. Em Salmos 1:2 diz: "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite", e em Josué 1:8 diz: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido".
Se observamos, em Josué apresenta uma promessa, a prosperidade e ser bem-sucedido, porém, é claro, que ao conhecermos cada vez mais as vontades do Senhor saberemos que a prosperidade não significa riquezas e bem materiais, e sim a ausência de necessidades, mas, devemos compreender que mesmo assim, caso tenhamos dificuldades relacionadas às finanças e qualquer outra área (João 16:33), devemos dar graças (I Tes. 5:18 e Salmos 150:6), pois Deus tem um plano para cada um de nós, plano que talvez ainda não compreendemos.
Contudo, ao conhecermos a Palavra, ao estudarmos a Bíblia compreendemos o plano de Deus e conhecemos a sua palavra, assim poderemos ser livres do pecado, e Deus é quem nos ajuda a compreender sua palavra (Efésios 1:17 "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação" e II Timóteo 2:7 "Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo").

Houve um período na história conhecido como "Santa Inquisição", neste tempo, a "igreja" perseguia os cristãos e/ou aqueles que transmitiam a mensagem de Cristo e a palavra não podia ser acessado pelo povo, somente pelos sacerdotes. Hoje, ainda existem muitas igrejas que mantém esta prática, mesmo a palavra estando disponível para o estudo, elas (as igrejas) induzem e seduzem aos cristãos a obedecerem cegamente seus ensinamentos, onde muitos não se contextualizam nas Escrituras, ou ainda, muitos utilizam apenas uma parte da Escritura.
Será que Deus quer que conheçamos a Bíblia? Vamos perguntar a Ele:

No livro de Marcos 4:11-12 Jesus explica algo para os discípulos:
"E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,(12) para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados". Nota que Jesus promete compreensão à aqueles que estão com Cristo, e para os que não permanecem nele, a palavra vem por meio de Parábola, mas ai você pode se perguntar: Se a Palavra vem da boca de Jesus como uns entedem e outros não? Veja em João 14:26 "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito". A Bíblia é muito clara, o Espírito do Senhor, Seu Espírito Santo nos ensinará e nos fará lembrar de todas as coisas, porém veja, o Espírito só pode ensinar aqueles que estudam, pois como ele fará lembrar algo que nós não conhecemos?

Em Deuteronômio 29:29 diz: "
As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei". Hummmm, agora podemos perguntar: o que está coberto? O que não foi revelado? E agora? Vamos perguntar a Deus: Senhor, Pai Santo e misericordioso, Sua Palavra nos diz que existem "coisas" que estão encobertas e que não estão reveladas, o que é Senhor, nos ensine para que não sejamos enganados. Obrigado Senhor.
(Marcos 13:32) "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai".
Vê como a Bíblia responde todas as nossas perguntas! Se você ler o texto inteiro saberá que Jesus fala da sua volta, e Ele deixa bem claro, que ninguém sabe o dia, senão o Pai.
Agora Deus, deixou a Bíblia para conhecermos e entendermos os Sinais, para sabermos que a vinda está próxima, e Ele confirma em Amós 3:7, onde diz: "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas". Agora tome MUITO cuidado. Porque aqui, Ele diz que deixará tudo para ser revelado por meio dos profetas, lembre-se que e Bíblia, a Palavra de Deus, foi escrita por profetas (também), então não pense que qualquer líder religioso curando, expulsando demônios e pregando a "palavra de Deus" é profeta, pois Deus nos deixou a Bíblia com os escritos dos profetas. Veja:

Matheus 7:15
"Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores".

Matheus 24:11
"levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos".

Matheus 24:24 e Marcos 13:22
"porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos".

2 Pedro 2:1
"
Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição".

1 João 4:1
"
Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora".

Veja como é importante conhecer a Palavra de Deus.
Em I Coríntios 10:11 continua: "
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos".

Portanto devemos conhecer a Bíblia em sua totalidade, não em partes. Devemos obedecer a Palavra em seu contexto completo, não apenas o Novo Testamento, nem apenas o Antigo Testamento. A Bíblia se completa e responde, porém devemos ter cuidado ao estudarmos a palavra, pois lembra-se que a Palavra também contém fatores históricos (lembra da divisão), ou seja, existem partes que são relatos da cultura, assim, contextualiza a própria Palavra e existem situações das tradições que Jesus veio dar o sentido verdadeiro (veja Matheus capítulo 5, 6 e 7), porém em momento algum Jesus mudou a lei: "
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir"(Matheus 5:17). Assim vemos que Jesus veio dar o verdadeiro sentido da lei e da Palavra.
A Palavra de Deus nos ensina e edifica, nos faz ficar perto de Deus e ter o testemunho de Jesus.

Conhecendo aspectos básicos

Sobre a bíblia:

66 livros, 39 no Velho Testamento (ou Antigo Testamento) e 27 no Novo Testamento.
Foi escrita por 40 pessoas (inspirados por Deus - com exceção de uma parte o qual foi o próprio Deus quem escreveu).
Foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos.

A palavra de Deus contém algumas divisões em relações as suas característica, relações estas que podem alterar a forma o qual devemos interpretá-la e/ou estudá-la.

São:
1. História
2. Poesia
3. Profecia
4. Evangelho
5. Cartas

1. História
São livros que as histórias da bíblia: Ex. Gêneses a Ester e Atos . 90% destes livros entende-se como se lê.

2. Poesia

São livros escritos em linguagem poética: Ex. Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. 85% desses livros entende-se como se lê.

3. Profecia

São livros escritos em linguagem profética: Ex. Isaias, Malaquias, Daniel e Apocalipse. 95% Não entende-se como se lê.

4. Evangelho

São livros sobre a vida de Jesus e a sua Salvação. Matheus, Marcos, Lucas e João. 85% entende-se como se lê 15% são parábolas.

5. Cartas

Começam com Romanos e terminam em Judas, sendo 90% deles entende-se como se lê.