quinta-feira, 28 de julho de 2011

A visão dos Vencedores?

"Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas" (Hebreus 13:9).

Gostaria de compartilhar uma pequena análise feita sobre este livro com todos.
O autor Aluízio A. Silva, coloca alguns pontos que nos motivam e estimulam a vida em Cristo, entretanto, em alguns conceitos diverge veemente da bíblia, e isto pode ser perigoso. Como qualquer literatura extra bíblia, que defina conceitos e doutrinas (diferentes de livros de testemunhos) devemos tomar MUITO cuidado para não ser iludido por pensamentos humanos. Recentemente, um pastor ilustrou muito bem esta ideia com o seguinte pensamento: “Qualquer texto bíblico, quando sai da bíblia e é dito por alguém, já está imbuído de pensamentos humanos e interpretações pessoais, se não for estudado na própria bíblia, pode com o tempo se tornar turvo”. Este pensamento de maneira nenhuma afirma que não se deve pregar nem falar de Jesus, entretanto, nos ensina a estudar e analisar a bíblia ao ouvirmos alguma coisa sobre Cristo e Seus ensinos.
"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (Atos 17:10-11).
Antes de fazer algumas observações, recomendaria que o leitor estudasse o livro com a bíblia do lado para poder compreender do que se trata e qual é a “Visão da Bíblia” sobre tais assuntos.
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).
O autor cria uma grande confusão sobre salvação, galardão, Reino de Deus e milênio, se contradizendo em várias áreas do livro. Vamos paulatinamente ver o que a bíblia fala sobre isto.

Capítulo 1 – O Reino
Inicialmente, o escritor compara a salvação como uma escola, no sentido de que Cristo pagou a matrícula e todas as mensalidades, ou seja, Cristo pagou o preço da salvação, assim, segundo o autor citando a bíblia, “a salvação é muito simples: basta crer com o coração e confessar com a boca que Jesus ressuscitou e é o Senhor (Romanos 10:9-10)(p. 25)”. Entretanto, no mesmo texto de Romanos, Paulo deixa muito claro que sua explanação estava direcionada para explicar que todos (judeus e gentios) através da fé em Cristo são chamados filhos de Deus e fazem parte de Seu povo (Romanos 9:3-8; 22-27; 30-33), sendo que antes do Messias, Israel não buscou a justiça da lei pela fé, mas por suas obras (Rm 9:31-32), e assim, não aceitaram a justiça estabelecida por Deus em Cristo Jesus (Rm 10:3-4), sendo que a salvação implica em crer e aceitar que Cristo é o Messias, o Filho de Deus indiferente de ser grego ou judeu (Rm 10:12). Agora, confessar, está em um sentido mais amplo que podemos imaginar. A palavra que Paulo utilizou para defini-la é homologéo, dando o contexto de exercer, praticar, dedicar-se, reconhecer como legítimo, e não apenas dizer. Ou seja, não é tão “simples” como o autor colocou.
Ser salvo implica em diversos fatores que se resumem a crer e confessar a Deus, porém, confessar no sentido amplo. Veja:
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16). No sentido de testemunho público. 
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21). Apelar e/ou clamar à Deus. 
“E odiados de todos sereis por causa do Meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 10:22). Contexto de testemunho, estilo de vida, fidelidade a Deus. 
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:9). Jesus é o único caminho para a salvação. 
Assim, podemos ter um dos parâmetro sobre o que a bíblia diz a respeito de salvação, mas é claro que se alguém, que nunca andou com Cristo, o aceita e pede perdão pelos pecados, encontrará luz e salvação no Senhor, pois está escrito: "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9). Lembremo-nos do ladrão da cruz.
Ainda comparando com uma escola, o autor do livro diz: “Ninguém é expulso da escola por se sair mal na avaliação. Do mesmo modo, ninguém perderá a salvação se for reprovado. O que acontece com o aluno que não sai bem na avaliação? Repete de ano, ou fica para recuperação. O que será o Milênio então? A repetência” (p. 24 e 25).
Bem, nesta afirmativa aparecem diversos caminhos e doutrinas, além de perguntas que não são respondidas, exemplo: se a recuperação é o Milênio, a repetência é o que, reencarnação? Mas não vamos nos prender nisto, e sim no ensino da bíblia.

Paulo disse: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1 Coríntios 9:27). Por que Paulo diria algo assim, será que ele temia ser reprovado por Deus? “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).
Como uma pessoa que profetizou, expulsou demônios e operou maravilhas no nome de Jesus não foi reconhecida por Cristo? Para ser salvo não bastava apenas crer e confessar?
Paulo sabia que deveria buscar uma vida reta, nos preceitos do Senhor e em Sua vontade e não na vontade de homens. Porventura a bíblia não nos mostra outros exemplos de pessoas que também tiveram a “escola paga” pelo sangue de Cristo e mesmo assim não o aceitaram? Lembre-se que Satanás era um anjo de Deus e estava no céu. Ou o que dizer de Judas ou Ananias e Safira? Cristo é muito direto ao dizer que Satanás não se formou na verdade (João 8:44), ou seja, não basta conhecer, devemos andar como Ele andou.
Agora em relação ao Milênio, deixaremos para estudar mais a frente.
“A salvação é uma questão de estar em Cristo, mas o reino depende de Cristo estar em nós” (p.27).

Por acaso há como estar em Cristo e Cristo não estar em nós?


Lembre-se o que Jesus disse:
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6:24).
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5).
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).

Jesus nos convida para andarmos juntos, pois, quando estamos Nele, permanecemos no Seu amor.
Segundo o livro, “Deus recompensará ou disciplinará uma pessoa salva de acordo com as suas obras” (p.30). Primeiramente, a bíblia, em nenhum momento ensina que Deus, na 2ª vinda de Cristo irá disciplinar aqueles que Nele creram (os salvos), pelo contrário, pois quando o Senhor vier nas nuvens buscar aqueles que foram fiéis ele ressuscitará os mortos (em Cristo) e arrebatará juntamente os vivos que não se prostituíram e guardaram a Sua palavra:
“E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção .Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:51-53).
Você consegue notar a clareza da palavra de Deus! Os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós (os vivos) seremos transformados.
A bíblia é muito clara em afirmar que Jesus virá buscar aqueles que Nele creram e não açoitá-los e discipliná-los (uma maneira gentil de dizer castigar).
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:1-3).
No livro também apresenta outras contradições com a bíblia, como a 2ª Vinda de Cristo e de Seu reino, sobre um plano de recompensa que haverá em Sua vinda, em afirmar que Cristo, em sua 2ª Vinda, estabelecerá um reino terrestre, entre outros pontos.
Vamos analisar por partes. É importante para que o leitor conheça o livro e o leia para reconhecer os trechos dos quais faço citação e acima de tudo, leia a bíblia diariamente, e a estude, pois, assim ensinou o mestre: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).
E que sempre nós tenhamos “A Visão Da Palavra De Deus” para a nossa vida. 

57 comentários:

  1. Olá Felipe
    conheço bem a visão dos vencedores e afirmo, é a que mais se aproxima da concordância bíblica. Esta visão não é de autoria do Pr. Aluízio, na verdade é mais antiga que a própria reforma. Na verdade, tanto Armínio quanto Calvino (teólogos que mais influenciaram a igreja no ocidente) não se aprofundaram no estudo de SOTERIOLOGIA. Portanto, o problema está no conceito do que significa "salvação" biblicamente. Fiz um breve resumo em meu blog sobre o assunto e gostaria muito de sua opinião, e se possível, dialogarmos um pouco.

    Só uma ressalva Felipe, o texto de Jo 5:39 não foi uma ordem de Jesus para examinarmos as escrituras (embora isto não esteja errado), foi uma indagação que ele fez aos judeus afirmando que os mesmos examinavam as escrituras e ainda assim, nao conseguiam perceber que elas testificavam de sua pessoa.

    Em Cristo

    Marcio Castro
    http://diariodoreino.blogspot.com.br/2012/10/uma-vezsalvo-salvo-para-sempre-muitos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado Márcio, a salvação é obra do Espírito Santo, mas fruto da graça. Ninguém pode merecer isso. Por falta dessa revelação muitos andam escravizados na lei vivendo no tempo da graça, mas não desfrutando dela, buscando agradar a Deus para merecer a salvação, como se o sacrifício de Jesus não fosse suficiente.

      Excluir
    2. Márcio Castro, creio que estás equivocado em relação a Calvino e Armínio. De todos os ramos da teologia, se houve um que foi aprofundado por ambos, foi SOTERIOLOGIA. Dizer que eles não se aprofundaram em escatologia ou angelologia, em partes, eu até concordaria. Mas, o estudo da salvação foi o assunto mais bem trabalhado por ambos.

      Excluir
    3. Isso aí Michael, tanto é que, é exatamente por isso que existe essa "divergência", e esse foi e é o ápice do debate Armínio-Calvino. Foi onde mais se aprofundaram! Boa colocação! Quanto ao livro, acho que não devemos inventar outro evangelho, pois Paulo diz que, mesmo que um anjo traga um evangelho diferente, deve ser anátema! Isso trás muita divergência, muita contenda por uma simples interpretação errônea das escrituras, ou simplesmente por causa de "nada"! Quando é dito "porfiai por entrar pela porta estreita" (Lc 13.24) não quer dizer que devemos inventar qualquer coisa ou distorcer o evangelho para conseguir salvação!

      Excluir
  2. Olá Márcio, paz do Senhor.
    Muito interessante os comentários no Blog, porém, em alguns aspectos nota-se que podemos fugir do foco, como a questão da "tricotomia" que você cita. O homem não é dividido em três partes. A bíblia diz: "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gênesis 2:7). Ou seja, não tem alma, é alma.
    Daí começa toda uma teologia sobre salvação da alma e do espírito que não existe.
    Noto, que muitos acabam complicando e teorizando demais isto. Não há Cristo nisto.
    A visão dos vencedores apresenta diversos erros teológicos (para não dizer teóricos).
    Mas acredito, com fé no Senhor Jesus, filho de Deus, Deus, que a salvação estão para aqueles que permanecem em Cristo, não apenas para os que O conhecem. Pois, Satanás é exemplo disto (João 8:44). Conhecia a Cristo, mas se perdeu. E o ensinamento que nosso Pai deu sobre a videira (João 15). Acredito que este texto de João, venha elucidar esta questão da salvação melhor que qualquer "teologia" humanizada para cativar pensadores.

    Fé e Paz no Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, a Graça e a Paz do Senhor,
      Eu também creio na tricotomia que você comentou, pois ela pode ser percebida na própria passagem que você citou: "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra (o corpo), e soprou em suas narinas o fôlego da vida (o espírito); e o homem foi feito alma vivente (alma)" (Gênesis 2:7). Pelo fato do fôlego de vida ser o espírito humano é que, eu creio, ser impossível se clonar pessoas, o espírito vem de Deus. Caso contrário você poderia me dizer: por que Adão não morreu no dia que comeu do fruto do conhecimento do bem e do mau, se o próprio Deus havia dito que morreria? Adão morreu, no espírito. "O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante." 1 Coríntios 15:45. Adão foi feito alma vivente porque vivia através da alma, mas possuía um espírito. Para que seu espírito fosse "avivado" ele teria que comer da Árvore da Vida, o próprio Jesus, o espírito vivificante. E o texto de João 15, o que tem a ver com salvação? Jesus falava do Corpo de Cristo e de dar frutos.

      Excluir
  3. Bem, o que posso dizer é que o criador da matéria defende cegamente o arminianismo, por isso não consegue entender os princípios do Reino. Como o Márcio disse, também acho que o problema está no conceito do que significa "salvação" biblicamente. Sendo assim deixo algumas perguntas ao Felipe Moraes: Você é salvo ou vai ser salvo no arrebatamento? Quem é filho de Deus pode deixar de ser filho? Se, agora que conheço ao Senhor Jesus, sou um com Ele, poderia me separar dEle se vier a pecar? Eu sou salvo pela graça mediante a fé ou eu tenho que me esforçar e perseverar até ao fim para ser salvo?
    O problema dessa teologia é que se baseia no esforço próprio para se "permanecer" salvo: seguindo doutrinas, fugindo do pecado, "indo" à igreja, dando o dízimo, etc. Não há revelação da maravilhosa graça de Deus, onde se entende, no espírito, que um filho de Deus tem a vida do próprio Deus dentro de si e por causa dessa nova natureza ele é impelido, pelo seu espírito regenerado, a fazer todas essas coisas. Mas, mesmo assim, sendo salvo pela regeneração, existe a possibilidade do pecado, (não a prática do pecado), mas o pecado não pode anular a salvação, por que foi um presente me dado de graça, eu não a merecia antes de ser salvo e, ainda não mereço, nem mesmo se eu for um bom crente! Mas isso pode determinar se vou reinar no Milênio ou não. Ou você acha que aquele crente carnal e inconstante vai reinar ao lado do apóstolo Paulo? Reflita.

    ResponderExcluir
  4. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23). Daí você pergunta: "Como uma pessoa que profetizou, expulsou demônios e operou maravilhas no nome de Jesus não foi reconhecida por Cristo? Para ser salvo não bastava apenas crer e confessar?"
    Essa passagem fala exatamente do Reino Milenar e não de salvação. Se você conhece a Deus você é salvo, mas o fato de você ser salvo não significa que Deus o conhece (relacionamento). Ser salvo não quer dizer que você ama a Deus e somente os que amam a Deus vão reinar no milênio, pois são conhecidas de Deus. "Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. 1 Coríntios 8:3".
    Respondendo a sua pergunta supracitada, sobre essas pessoas descritas no verso 22 de Mateus 7, acredite, elas não foram para o inferno porque eram salvar. É porque elas criam no Senhor que elas profetizavam e expulsavam demônios, mas em momento algum se fala em inferno. Elas não entrarão no Reino Milenar, mas serão salvas, pelo sangue de Jesus. Certamente, essas pessoas estarão numa disciplina de Deus, mesmo no céu. Estarão no mesmo lugar dessas pessoas descritas em Lucas 13.25-28, onde se fala de choro e ranger de dentes. O mesmo ocorre com um homem da igreja de Coríntio que possuía a mulher de seu próprio pai em 1 Coríntios 5.1-5: "1. GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.(...) 5. Seja entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor.”
    Salvação é uma coisa Reino é outra. A salvação é pela graça, "o Reino é conquistado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele" Mateus 11.12.
    Espero ter esclarecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Sousa, tu és muito corajoso! Das muitas heresias sobre salvação que já ouvi e li, a tua afirmação foi a mais ousada de todas. Pois, excluindo os universalistas, nunca vi alguém dizer que: "Ser salvo NÃO quer dizer que você AMA a Deus e somente os que amam a Deus vão reinar no
      milênio, pois são conhecidas de Deus. "Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. 1
      Coríntios 8:3". Não tens temor de Deus? Tu citaste 1Co8.3, mas, por que não leste a carta até o fim? Pois em 1Co16.22 está escrito: "Se alguém NÃO AMA ao Senhor Jesus Cristo, seja ANÁTEMA. Maranata!"

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Jesus respondeu: — Quem semeia as sementes boas é o Filho do Homem . O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino ; e o joio, as que pertencem ao Maligno . O inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os que fazem a colheita são os anjos. Assim como o joio é ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero.
      Mateus 13:37‭-‬42 NTLH
      https://bible.com/bible/211/mat.13.37-42.NTLH

      Excluir
  5. concordo plenamente com o lucas souza, mas as pessoas acham que tem que lutar por algo que é de graça.

    ResponderExcluir
  6. Eita Felipe depois dessa aula, é melhor tirar esse post, pois vai de contrario com a palavra de Deus, seja um vencedor renove a sua mente romanos 12:2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão , acho que você precisa rever alguns versículos.
      Romanos 8

      33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

      Leia esse capítulo inteiro pois está tão claro

      Excluir
    2. Somos todos (que cremos , que confessamos com a nossa vida , que alamos o Senhor) VENCEDORES. NENHUMA CONDENAÇÃO HA

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Opa... Muito bom estes comentários. Todavia, nossos conhecimentos são muito limitados a Suposições. Caro amigo Lucas, basta ler o contexto do cap. 7, ou É ou Não É... Em hipótese alguma Jesus disse que o "Salvo" será Punido e depois continuará com ele. Basta ler o versículo anterior: ... Toda árvore que não produz fruto é cortada e lançada no FOGO." Aqui, FOGO em grego é PUR, palavra usada 5 vezes em Mateus: 3.10 (Usada para os Fariseus e Saduceus, ou seja: Não Salvos)/ Mt 7.19 (Usado para as Multidões, conforme v. 28, ou seja, nem todos eram Salvos) Mt 17.15 (Sentido Natural) / Mt 18.8 (Usado para FOGO ETERNO, ou seja, INFERNO) / Mt 25.41 (Sentido de FOGO ETERNO, preparado para o DIABO E SEUS ANJOS). Agora nos diga: Em qual momento Jesus / Paulo / etc nos ensina que os Salvos, mas não Vencedores irão passar por uma Punição e depois voltar a estar com ELE???? Em 4 contextos, o sentido é ETERNO... Aliás, só para esclarecer, a primeira vez que aparece as palavras: CHORO E RANGER DE DENTES está em Mt 8.12, acompanhado de TREVAS EXTERIORES, se o próprio Jesus diz que onde hà LUZ não habita TREVAS, como poderá o SALVO NÃO VENCEDOR habitar nas trevas!???? A paz e tirem este FARDO das pessoas, colocando critérios de SER OU NÃO VENCEDOR, tipo: Quem é Vencedor vem na Igreja, participa dos Cursos, é Dizimista, etc... Todavia creio que: ELES O VENCERAM PELO SANGUE DE CRISTO, ou seja, Cristo é TUDO em todos!!! Cl 3.3: ... porque morrestes e a VOSSA VIDA está escondida com Cristo em DEUS. Como o próprio CRISTO será punido no Milênio!????

    ResponderExcluir
  9. E... para conhecimento dos Vencedores, a DOUTRINA DO MILENIO está em Is 11. Basta ler... Depois comentem aqui. Se alguém encontrar uma suposição para PUNIÇÃO, nos avise!!! Obrigado e fiquem na Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DISCIPLINA NA ERA VINDOURA

      ​A Bíblia nos mostra que a disciplina de Deus não se restringe somente a esta era. Ela também pode ser vista na próxima era.

      ​Muitos não têm sido disciplinados nesta era. Embora sejam filhos de Deus, eles não têm um viver consagrado nesta era. Pelo contrário, convivem tranquilamente com seus atos reprováveis diante de Deus, e em paz partem deste mundo. Entretanto, o que elas desprezam é que além de perderem a recompensa, essas pessoas serão disciplinadas no reino.

      ​Se um cristão vive na terra, sem controlar suas paixões, amando o mundo e andando nos seus próprios caminhos, ele será disciplinado na era vindoura.

      ALGUNS CRISTÃOS SERÃO DISCIPLINADOS - LUCAS 12:45-48.

      ​Nestes versículos a primeira coisa que precisamos decidir é se o servo, aqui, pertence ou não ao Senhor. Ele é cristão? Ele é salvo? Sem dúvidas o servo aqui é salvo.

      ​A questão é: Então é possível um crente vir a ser um servo mau? Sim! O Senhor diz que um servo pode ser fiel ou infiel, e um servo infiel não somente perderá a recompensa, como também será disciplinado e receberá a justa punição.

      ​Agora, para todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido. Aquele que não conheceu a vontade do Senhor receberá poucos açoites. Ainda assim receberá os açoites.

      ​Quando um homem é salvo, ele é salvo para sempre. Isso é um fato imutável. Entretanto, após sermos salvos, se a nossa conduta é imprópria a cristãos, seremos disciplinados no futuro.

      Excluir
  10. Perguntas:
    01.Quais foram as obras realizadas pelo ladrão crucificado ao lado de Jesus? Ele foi batizado? Teve sua mente renovada? Quem garantiria que se ele escapasse da cruz ele não voltaria a roubar? Todavia foi salvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe porque ele foi salvo, ele creu em Jesus, a Bíblia fala que todo aquele que crer e confessar, será salvo. Agora Reinar com Cristo ele não irá, pois não cumpriu o chamado dele na terra, ele já tinha ouvido falar em Jesus e só deixou para procurá-lo em seu leito de morte. Ninguém poderá se apresentar a Deus de mãos vazias, terá que mostrar suas obras, só ser salvo não basta, tem que apresentar o resultado a Deus para adquirir a recompensa, só será recompensado aqueles que venceram, que cumpriram o seu chamado, ou o propósito de Deus na terra.

      Excluir
    2. Entao irma, me explica essa passagem

      Colossences 1
      13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

      Quem crê é transportado para o reino de Cristo.



      Excluir
    3. Colossences 1
      13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
      Há dois tipos de reino. O reino que vivemos hoje que esta entre nos e o reino milenar;

      O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós’” Lucas 17,20-25

      Excluir
  11. Deus irá tratar o ladrão salvo da mesma maneira que uma pessoa que dedicou toda sua vida na pregação do evangelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber o Ladrão da cruz foi apenas salvo, Jesus disse que naquele dia ele iria estar com Ele no paraíso, em nenhum momento Jesus disse que este ladrão estaria Reinando com Ele. O reino é só para os crentes vencedores. Aqueles que deixarem um legado. Por isso o autor do livro da Visão dos Vencedores diz que a matrícula é de graça, no caso a salvação, mas para conseguir o diploma no final, terá que se esforçar. Ou seja, a obra é por esforço e só irá reinar com Cristo aqueles que perseverarem até o fim em suas obras. O crente cheio do azeite e que tem para passar para outros, este é o que vai Reinar no milênio. Infelizmente existem crentes derrotados, a Parábola das 10 virgens te explica melhor, 5 virgens néscias, representam os crentes derrotados, não foram arrebatas e vão ser disciplinadas.

      Excluir
    2. Colossenses: 1. 13. e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; - Bíblia JFA Offline

      Medite nesse versículo irmã

      Excluir
    3. Deus é que opera tudo em nós irmã.

      Excluir
    4. Deus é que opera tudo em nós irmã.

      Excluir
    5. Colossenses: 1. 13. e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; - Bíblia JFA Offline

      Medite nesse versículo irmã

      Excluir
  12. Este ladrão foi salvo simplesmente confessando que acreditava em Jesus.
    Se Jesus lhe disse que seria salvo, porque iria nos tratar diferente?

    ResponderExcluir
  13. A salvação é pela graça , mas o reino de Deus é pelas Obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então os salvos que não estarão no Reino , estarão aonde?

      Excluir
    2. Então os salvos que não estarão no Reino , estarão aonde?

      Excluir
  14. Reino de Deus e Reino dos Céus são a mesma coisa.Comparem a passagem dos meninos e do jovem rico ambas em Mt19, Mc10 e Lc18. Além disso 2Pe1.11 diz que o reino de Cristo é eterno.

    ResponderExcluir
  15. Cléber júnior, Deus reparte o que é dele como ele quiser, pois é soberano. Leia Mt20 e não exclua o ladrão arrependido e as crianças do Seu reino, pois se é por mérito, onde estarão durante os mil anos? Nas trevas exteriores?

    ResponderExcluir
  16. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." Fp2.13 "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo." 1Co15.10 Se o apóstolo Paulo atribui o mérito do seu esforço e trabalho à graça de Deus, eu vou imitá-lo.

    ResponderExcluir
  17. A glória tanto da nossa salvação como do nosso galardão são da graça do nosso Deus. Contudo, isso não exclui o nosso esforço e diligência com santo temor e amor. "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." Lc17.10

    ResponderExcluir
  18. Márcio Castro, creio que estás equivocado em relação a Calvino e Armínio. De todos os ramos da teologia, se houve um que foi aprofundado por ambos, foi SOTERIOLOGIA. Dizer que eles não se aprofundaram em escatologia ou angelologia, em partes, eu até concordaria. Mas, o estudo da salvação foi o assunto mais bem trabalhado por ambos.

    ResponderExcluir
  19. A respeito da visão dos vencedores, quando o autor do livro fala a respeito de repetir de ano por não alcançar o diploma, ele quer dizer que a pessoa passará por uma disciplina severa, lá em LUCAS 12:45-48 fala a respeito desta disciplina.A Bíblia nos mostra que a disciplina de Deus não se restringe somente a esta era. Ela também pode ser vista na próxima era.
    Muitos não têm sido disciplinados nesta era. Embora sejam filhos de Deus, eles não têm um viver consagrado nesta era. Pelo contrário, convivem tranquilamente com seus atos reprováveis diante de Deus, e em paz partem deste mundo. Entretanto, o que elas desprezam é que além de perderem a recompensa, essas pessoas serão disciplinadas no reino.
    Se um cristão vive na terra, sem controlar suas paixões, amando o mundo e andando nos seus próprios caminhos, ele será disciplinado na era vindoura.
    ALGUNS CRISTÃOS SERÃO DISCIPLINADOS - LUCAS 12:45-48.
    Nestes versículos a primeira coisa que precisamos decidir é se o servo, aqui, pertence ou não ao Senhor. Ele é cristão? Ele é salvo? Sem dúvidas o servo aqui é salvo.
    A questão é: Então é possível um crente vir a ser um servo mau? Sim! O Senhor diz que um servo pode ser fiel ou infiel, e um servo infiel não somente perderá a recompensa, como também será disciplinado e receberá a justa punição.
    Agora, para todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido. Aquele que não conheceu a vontade do Senhor receberá poucos açoites. Ainda assim receberá os açoites.
    Quando um homem é salvo, ele é salvo para sempre. Isso é um fato imutável. Entretanto, após sermos salvos, se a nossa conduta é imprópria a cristãos, seremos disciplinados no futuro.

    ResponderExcluir
  20. O que todos devem entender é que existe uma diferença entre Salvação e Reino. A salvação é de graça o Reino é por esforço…
    A salvação é uma dádiva. A Palavra do SENHOR nunca ensina que ela pode ser adquirida pelas obras. Ela é gratuita. Ninguém pode comprá-la, por isso JESUS a comprou para nós. Devemos ser radicais com relação ao fato de a salvação ser pela graça e nada mais. A salvação não virá com confissão do nome do SENHOR mais a quebra de maldição, ou confissão acompanhada da atitude de deixar de fumar, ou mudar de roupa, ou por qualquer outro meio. É um presente que nos chega pela graça, mediante a fé. É graça, unicamente graça.

    O verdadeiro convite do SENHOR é: “Venha do jeito que você estiver, mas venha!” Ele não diz para primeiro nos lavarmos, ou primeiro mudarmos de vida. É o SENHOR quem vai mudar a nossa vida. Este é o Evangelho da graça, ou seja, a provisão para a salvação.

    “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

    “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17)

    “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de DEUS é a vida eterna em Cristo JESUS, nosso SENHOR” (Romanos 6:23)

    Dom é igual a um presente. A salvação é um presente que nos é dado de graça. A única condição é que creiamos.

    Se crermos, então somos salvos. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de DEUS não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9)

    A salvação acontece num instante. O nosso espírito regenera-se quando recebemos a vida eterna dentro de nós. A salvação é a porta de entrada.

    “Se, com a tua boca, confessares JESUS como SENHOR e, em teu coração, creres que DEUS O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10:9-10)

    Muitos estão preocupados apenas com o inferno. Uma vez que você é salvo, esqueça a questão do inferno. Não cremos em perda de salvação porque o SENHOR disse: “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no seu Nome” (João 1:12)

    Se tenho um filho, por mais que ele faça algo ruim, não vai deixar de ser meu filho. O SENHOR também diz que aquele que vai a Ele, nunca, ninguém o arrebatará de Suas mãos (João 10:28).

    E, já que não há perda da salvação, muitos vivem desleixadamente.

    Uma vez que DEUS é soberano, eles concluem então que não precisam orar, jejuar e nem servir a DEUS com mais zelo. Tornam-se aquele tipo de crente de terceira categoria. Mais mortos para as coisas de DEUS, impossível. São crentes, todavia, não são vencedores.

    Por um lado, você é salvo pela graça, por outro, para as obras. Assim, não será mais julgado com respeito à salvação contudo, o será com relação à recompensa, por ter ou não obras que merecem a aprovação de DEUS.

    Quantos crentes podem dizer honestamente que querem fazer a vontade do SENHOR? Devemos reconhecer que é possível ser salvo e, ainda assim, não fazer a vontade dEle. Desse modo, tal crente não pode dizer que é um vencedor.

    “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11:12) Não é preciso se esforçar porque a salvação é de gaça. Mas o reino é adquirido pelas obras e, freqüentemente, elas requerem esforço de nossa parte. A Palavra de DEUS, reiterada vezes, mostra-nos que a recompensa é dada segundo as obras de cada crente.

    A questão da vida eterna está completamente baseada na obra do SENHOR JESUS. Contudo, a questão do reino está baseada nas obras do homem. Evidentemente, elas são feitas na dependência do poder de DEUS, ainda assim, devem ser feitas.

    Pode-se ver que até mesmo o reino é, afinal, uma questão de graça.

    ResponderExcluir
  21. Pois que obras poderíamos fazer para DEUS por nós mesmos? E se fizermos na força dEle, não é maravilhoso que Ele ainda assim nos recompense? A Bíblia diz que DEUS não é servido por mãos humanas, mesmo assim nos chama para sermos seus servos e cooperadores (Atos 17.25). É um privilégio ser chamado de ajudante de DEUS. Pense ainda: que obra poderíamos fazer num nível tão excelente que pudesse agradar o padrão divino daquele que criou os céus e a terra? Pela graça, somente, as fazemos.

    A vida eterna já está definida, por isso podemos ter certeza da salvação. Todavia, ser um vencedor é uma questão que está em aberto, e a pessoa que possui a coroa hoje pode não tê-la amanhã.

    “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11)

    ResponderExcluir
  22. Dizer que o ladrão somente foi salvo...foi a maior besteira que ja ouvi..como se fosse pouco...Meu Deus o que se diz para defender suas teses.

    ResponderExcluir
  23. Apocalipsis 20:4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.....esses sao OS vencedores que reinarao com Cristo, é o que diz a biblia,o demais sao doutrinas humanas.

    ResponderExcluir
  24. Falou bonito... Vinicius!!! Ponto final

    ResponderExcluir
  25. Gabi Galánte...leía a parábola das 10 virgens,e peça discernimiento ao Espirito Santo..as 5 que ficaram não foram disciplinadas elas ficaram do lado de fora e A porta nunca mais voltou a abrirse...sejamos como os crentes de Berea que buscaban nas escrituras se o que estaban aprendendo era a verdade...Façamos o mesmo...


    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Só uma pergunta: Vc espera conseguir pagar pala salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começe perdoando as pessoas que pecaram contra você pois se não perdoar Deus também não te perdoa.
      Comece sendo fiel até a morte e temendo a Deus que pode mandar para o fogo do inferno tanto a alma quanto o corpo.

      Excluir
  28. É UMA PIADA ESSE ANALISE! VAI ESTUDAR MEU AMIGO!

    ResponderExcluir
  29. Todo o estudo...
    https://www.vidasparacristo.com/visao-dos-vencedores-modismo-ou-verdade-biblica-refutacao-do-livro-visao-dos-vencedores-pr-aluizio-silva/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.vidasparacristo.com/visao-dos-vencedores-modismo-ou-verdade-biblica-refutacao-do-livro-visao-dos-vencedores-pr-aluizio-silva/

      Excluir
  30. Lamento profundamente o nível onde alguns debatedores estão levando essa questão. aqueles que creem na salvação pela graça, sejam livres para serem cooperadores no Reino. Os que acreditam que além da confissão precisam de seu comportamento como validação e não resultado da salvação prossigam. Quer faças, quer não façais, façam para glória de Deus.

    ResponderExcluir
  31. Jesus respondeu: — Quem semeia as sementes boas é o Filho do Homem . O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino ; e o joio, as que pertencem ao Maligno . O inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os que fazem a colheita são os anjos. Assim como o joio é ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero.
    Mateus 13:37‭-‬42 NTLH
    https://bible.com/bible/211/mat.13.37-42.NTLH

    Fazem do reino de Deus um purgatorio reformado.

    Como o apostolo paulo afirma que procurariam mestres segundo seus proprios desejos para viverem no pecado. Homems que nunca foram libertos seja da avareza como a maior parte desses grandes pastores que não estão disposto a morrer por cristo mas a viver uma vida cheia de prazeres. E ainda insistem em querer libertar outros.

    O ladrao na cruz é um exemplo de alguem que se arrependeu sinceramente. Vcs querem atribuir a salvação apenas a crer em ignorJesus mas ignoram tudo que ele fala sobre praticar o mau e viver no pecado.

    O proprio texto que mostrei mostra que salvação e reino é a mesma coisa. Quem viver no mau caminho não sera sera salvo. Jesus mesmo ja ja falou que o caminho é estreito.

    ResponderExcluir
  32. Tem muita comida estragada na internet...e muitos desigrejados doutrinários e muitos outros questionadores a respeito do que é ser crente vencedor...mas o crente vencedor é aquele que se qualifica não por obras da Lei mas pela justiça da fé em Cristo, já salvo e feito filho de Deus e se torna discípulo que está interessado no Reino e na recompensa...Não sou de Paulo nem de Aluízio, um planta outro rega mas quem dá crescimento é Deus... não há teologia perfeita e absoluta se não há revelação nao subjuga um ensino que fere sua visão míope...a soberba do conhecimento leva à queda ...seja frutífero para Deus tem muito ímpio precisando ouvir as boas novas da Salvação

    ResponderExcluir