segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Deus já determinou quem vai ser salvo?

“E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou” (Romanos 8:30).

Existe um pensamento muito comum entre muitos cristãos de que Deus determinou os que seriam salvos e os que seriam perdidos. Que ele formou alguns com o intuito de que não se salvassem.


"Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Romanos 9:21).

Existem muitos texto na bíblia que aparentemente sugerem isto, mas, devemos analisar as Escrituras em sua totalidade, compreendendo realmente o que ela ensina, pois, "é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali" (Isaías 28:10).

Primeiramente, devemos observar que o texto de Romanos não trata diretamente sobre salvação, mas sobre os Filhos da Promessa, aqueles que aceitam a promessa pela fé (Romanos 9:8), assim, até mesmo do povo escolhido, Deus escolheu aqueles dos quais faria a Sua aliança, mas, isto não significa que os demais estariam perdidos. Paulo apresentam aos Romanos esta ideia, e mostra vários exemplos disto, como os filhos de Abraão, do qual, pela promessa de Deus, a aliança viria sobre o descendente da promessa (Isaque – Romanos 9:7), após com Jacó e Esaú, onde desde o nascimento em Jacó estaria a aliança de Deus, mas, não significa que Esaú não seria salvo, assim, contudo isto, Paulo deseja mostrar que os filhos da promessa não seriam apenas os da carne, mas aqueles dos quais aceitam pela fé o chamado de Deus, tanto judeus quanto gentios, pois assim ele disse: "Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada" (Romanos 9:24-25).
Assim, Paulo busca mostrar que todos somos chamados para fazer parte do povo de Deus, pela promessa e não pela carne, pois assim disse o Senhor: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor" (João 10:16).

Porém, gostaria de fazer apenas algumas observações, pois, se Deus houvesse escolhido aqueles que seriam salvos, que propósito teria na vida aqueles dos quais estariam predestinado à perdição? Ou, e aqueles que já foram predestinados a vida eterna, precisariam viver uma vida com Cristo?
Na verdade, surgiriam várias questões sobre a vida prática do cristão e sobre a justiça de Deus, mas, como filhos da promessa, pela fé no sangue de Cristo e em Sua comunhão com o Pai, sabemos que todos, isto todas as pessoas, que buscam a salvação poderão ser salvas, pois Cristo nos escolheu como Seu povo, mas, como somos escolhidos, devemos buscar viver de acordo com tal eleição, e tal escolha não discrimina nem exclui nenhuma pessoa, pois assim disse Jesus: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:9).
“Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante” (Lucas 6:47).
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).
“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12:46).
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).
Esta mensagem de Jesus foi a expressão dos pensamentos de Paulo, onde qualquer pessoa, que buscar a vida através de Cristo, encontrará, e não pela descendência da carne, mas da promessa.

Uma questão que muito discutida entre os primeiros cristãos foi sobre a aceitação dos gentios entre o povo de Deus, pois, para muitos, a pregação deveria ser dirigida apenas para os judeus (o povo escolhido de Deus), mas, toda a Escritura nos ensina que a salvação não é mérito de descendência sanguínea ou de um povo específico, mas da obra em Cristo. Assim irmãos, podemos ver que a porta da graça de Deus está aberta para todos, judeus e gentios.

Outros textos bíblicos nos mostram que o Senhor abre a possibilidade para que todos se salvem em Cristo Jesus e sem discriminação.
“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:15).
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (1 João 5:1).
“E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá” (João 11:26).
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21).
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).

Para que não haja dúvidas sobre as palavras de Paulo, ele mesmo declara em Romanos e em Tito que: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).
“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2:11).

Irmãos, a cada um Deus tem um chamado especial, e isto é a eleição. Deus escolhe para fazer parte da família de Cristo, pois “vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9) e “rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres” (Efésios 4:1,7,11) e “porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Romanos 11:29).

22 comentários:

  1. Esse texto é muito profundo, rompe as montanhas da filosofia. Mas eu quero detalhar uma coisa: Deus é Onisciente" Ele sabe quem daqui a 10 anos vai se desviar dos seus caminhos. Como também Ele sabe quem daqui a 30, se Jesus não voltar, vai se arrepender e está na sua presença. Com isso, eu compreendo que Deus sabe quem vai pro céu, ou não. Não que já tenha predestinado os salvos e os perdidos, mas é que Ele sabe o inicio, meio e o fim da vida de cada um dos quais Ele mesmo criou. Porém, o livre arbítrio nos foi dado, para escolhermos entre Deus e o mundo, observa o que diz a palavra: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3.11) que dizer que nós temos que está preparados para subir, mesmo Ele nos pedindo isso a preparação e santidade, Ele já sabe de tudo antes de mim e de você! Deus conhece o futuro, Ele sabe quem vai o abandonar e quem vai permanecer na sua presença. Exemplos é o de Pedro que Jesus sabia que Ele o negaria, e Judas que Jesus sabia que Ele seria uma discípulo perdido, tentado por satanás e por fim suicidar-se-ia. Deus sabe tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual é a lógica de Deus deixar vim ao mundo pessoas que vão falhar e não vão adorar Ele?
      Temos apenas duas escolhas amar Deus e ir ao céu ou não ama-lo e ir para o inferno..

      Excluir
    2. é a mesma pergunta que eu faço

      Excluir
    3. Antes ele permitir de que alguem venha ao mundo e tenha a opção de falhar do que ele permitir o nascimento apenas de quem o vá adorar. Dessa forma, se ele filtrasse não teríamos livre gerencia, seriamos escravos...Deus nos mostra os seus caminhos, cabe a nos escolher o que ele indicou, se desviamos foi por nossa conta. Negar que Deus sabe quem será salvo e quem não será é o mesmo que negar sua onisciencia, e negando isso pode jogar a biblia fora e começar a acreditar em Odim, Thor, Zeus, etc...

      Excluir
    4. Esse texto é bem esclarecedor , obvio que Deus sabe quem serão salvos e quem serão condenados , isso não significa que Deus teve suas preferências né , mais aí não foi uma escolha de Deus como algumas igrejas ensinam que Deus não ama todos e ja escolheu os que querem salvar , aí é uma decisão feita por nós, nos arrepender , crer e buscar a salvação Temos grande responsabilidade na nossa salvação , que Deus é esse que ja tendo escolhido o seu povo põe outros para ja serem predestinados a condenação e a esses não foram dados o direito de arrepende-se. ELE é e age como quer mas não taria ele sendo humanista por que nós que agimos assim , então acredito que o plano de salvação é para todos mais nem todos vão ser salvos . Como foi dito a porta é estreita e serão poucos que entraram por ela .

      Excluir
    5. Esse texto é bem esclarecedor , obvio que Deus sabe quem serão salvos e quem serão condenados , isso não significa que Deus teve suas preferências né , mais aí não foi uma escolha de Deus como algumas igrejas ensinam que Deus não ama todos e ja escolheu os que querem salvar , aí é uma decisão feita por nós, nos arrepender , crer e buscar a salvação Temos grande responsabilidade na nossa salvação , que Deus é esse que ja tendo escolhido o seu povo põe outros para ja serem predestinados a condenação e a esses não foram dados o direito de arrepende-se. ELE é e age como quer mas não taria ele sendo humanista por que nós que agimos assim , então acredito que o plano de salvação é para todos mais nem todos vão ser salvos . Como foi dito a porta é estreita e serão poucos que entraram por ela .

      Excluir
    6. Excelente raciocínio meu amigo...concordo com vc em gênero,número e grau!

      Excluir
    7. Marcílio sim Deus é onisciente, sabe de tudo, mas quem será salvo é mutável, pois temos o livre arbítrio, mas Deus sabe todas as escolhas que podemos fazer e aonde chegaremos com cada escolha, sendo assim entendo eu que a lista de salvos é mutável decorrente a nosso livre arbítrio, ou seja, nesse momento x e y são salvos, mas daqui a uma hora x pode tomar uma decisão errada e deixar de ser salvo, mas o fim não é algo concreto, mas mutável, pois ele se arrependendo voltará a ser salvo!!! Dizer que Deus sabe quem vai ser salvo e quem não, é dizer que temos um falso livre arbítrio, pois se já tenho um fim concreto, não tenho escolha real!!!! Esse é meu pensamento!!!!

      Excluir
  2. Olá Marcílio,
    a paz do Senhor esteja contigo.
    Você colocou uma definição muito simples e compreendeu o que de fato a bíblia diz:
    Saber é DIFERENTE de predestinar.
    Deus sabe, pois conhece nosso coração, antes mesmo que a palavra nos venha a boca. Assim, nos conhecendo em tal profundidade é capaz de reconhecer nossas ações antes mesmo que elas aconteçam.
    Sempre exemplifico isto com uma criança. Uma pai, sabe qual será a atitude do filho mediante uma situação, porém, isto não significa que o pai é vidente ou predestinou aquela ação, diz apenas que o pai conhece seu filho o suficiente para dizer qual seria a atitude que ele tomaria.
    Paz.

    ResponderExcluir
  3. Deus é soberano, e em sua própria sabedoria,acredito que por mais que saiba do nosso futuro,ele vira a página do mal a nosso respeito, pois ja nos deu o livro da vida, e suas instruções a seguir, para que nos tornemos pessoas melhores, e para que o plano de salvação se cumpra em nós! Acredito que ele fica na espreita 24 horas nos observando para fazermos a escolha certa! Nos orientando,nos perdoando,nos livrando, e permitindo coisas também para nosso crescimento! Tudo em sua perfeita e plena sabedoria! Ninguém explica Deus! Ele era,ele é, e sempre será!! Deus!!

    ResponderExcluir
  4. Deus é soberano, e em sua própria sabedoria,acredito que por mais que saiba do nosso futuro,ele vira a página do mal a nosso respeito, pois ja nos deu o livro da vida, e suas instruções a seguir, para que nos tornemos pessoas melhores, e para que o plano de salvação se cumpra em nós! Acredito que ele fica na espreita 24 horas nos observando para fazermos a escolha certa! Nos orientando,nos perdoando,nos livrando, e permitindo coisas também para nosso crescimento! Tudo em sua perfeita e plena sabedoria! Ninguém explica Deus! Ele era,ele é, e sempre será!! Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Se Deus sabe que eu vou me perder, por exemplo, eu posso escolher me salvar? Sendo que ele nunca erra?

    ResponderExcluir
  6. -Boa noite!!! Eu gostaria de saber por que ele escolheu o 11 discípulos e não escolheu Judas Escariotes, e foi Judas quem escolheu e ainda ele ja sabia que ia justamente ia ser traído por ele.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!Os atributos de Deus é de Deus,mais o livre arbítrio foi dado ao homem para fazer o bem ou o mau,Deus não interfere nessa escolha.

    ResponderExcluir
  8. resumindo Deus quer salvar todos e nem todos querem ser salvos.
    Deus ama a todos mas porém nem todos aceitam o amor de Deus.
    Jesus morreu por todos nós mais nem todos aceitam aceitam ao sacrifio de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. resumindo Deus quer salvar todos e nem todos querem ser salvos.
    Deus ama a todos mas porém nem todos aceitam o amor de Deus.
    Jesus morreu por todos nós mais nem todos aceitam aceitam ao sacrifio de Jesus.

    ResponderExcluir
  10. O texto é elaborado .
    Como entender esse texto
    A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.

    Apocalipse 17:8
    Olhem todo o contesto

    ResponderExcluir
  11. No meu ver Deus sabe de todas as coisas mais ele deixou uma livre escolha de estarmos com ele viver uma vida fora desse plano com ele ou pagarmos por nossas desobediência porque ele nos perdoa mais nossas condições não nos permite a ter uma vida eterna se continuar fazendo a vontade da carne Deus ainda nos dá uma chance de nós arrepender ainda deu seu filho amado para morrer por nós isso é amor e o mínimo que fazemos é fazer a sua vontade

    ResponderExcluir