sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Cristão deve ser cabeça ou cauda?

"E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda" (Deuteronômio 28:13).

Será que estamos nos tempos dos dinossauros, no tempo dos grandes répteis? Ou será que o corpo de Cristo (que é a igreja) tem um rabo?
Meus irmãos, a muito tempo ouvi uma frase muito interessante: “O texto fora do contexto gera pretexto”. Com razão, utilizar algumas poucas palavras ou meias verdades para justificar-se não é agir com sinceridade e honestidade, muito pelo contrário, estaríamos fazendo papel de anticristo como foi escrito por João (1 João 2:18).
Outros, dos quais se dizem cristãos, desenvolvem a “teologia da prosperidade” baseada nisto, contextualizando do texto com o ditado popular: “ser cabeça”, no sentido de mandar, dominar, ser o chefe ou o líder. Assim, fazem pregações e palestras de motivação pessoal, induzindo os fiéis sinceros à um pensamento humano, um pensamento que é como uma praga, um câncer. Estas correntes filosóficas modernas induzem o cristão a crer que não deve servir, que a sua função como crente em Cristo é “mandar”, e o evangelho de Cristo é exatamente o contrário, Cristo nos deu exemplo de um Senhor que veio para servir, e assim, salvar, não para comandar. O grande ministério dos fiéis é o serviço, o amor, e a humildade.
Todo homem que se coloca a serviço da obra de Cristo com humildade, amor e pronto para o serviço, este é abençoado e bem sucedido em tudo que faz. Cristo nos deu o exemplo:
"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus 20:28).
Mas então, se este texto não fala que nós seremos cabeça como pensa o mundo, o que é esta cabeça?
Queridos, lembremo-nos das palavras do profeta que nos auxilia em como estudar as Escrituras. Diz: "Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali" (Isaías 28:10).
Assim, devemos buscar as respostas na própria bíblia. Vejamos o texto de Deuteronômio inteiro. Está Escrito:
"E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir" (Deuteronômio 28:13).
No texto aparece uma condição para sermos cabeça: a obediência a vontade de Deus, a Seus mandamentos. Logo, ser cabeça pode significar aquele homem que é obediente, é exemplo de conduta de vida. Porém, como vimos, devemos procurar outros textos que nos auxiliam a compreensão de tal sentido. O profeta Isaías nos ajuda a compreender o contexto da vontade de Deus, explicando o que significa cada coisa. Ele diz:
“O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda” (Isaías 9:15).
O profeta arrebata o assunto, nos deixa clara a vontade de Deus. Todo aquele que é desobediente a Deus, que ensina falsas doutrinas, este é a cauda, porém, a cabeça é o verdadeiro servo do Senhor, aquele que tem a Deus como fonte de vida e busca na obediência ao Senhor das Luzes ser exemplo de vida.
João disse:
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:6).
Irmãos, não sejamos insensatos. Cristo está a porta e a Sua vinda está próxima. Entreguemos nossa vida ao verdadeiro salvador, pois Ele é bom e justo para nos perdoar e nos justificar. Digo isto, pois, é chegada a hora que Ele, ao soar da última trombeta, virá para separar o Seu povo e arrebatar aqueles que à Ele se entregaram. Como fora profetizado por Isaias:
“Assim o Senhor cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia” (Isaías 9:14).

19 comentários:

  1. Parabéns querido irmão em Cristo,sempre tive duvidas sobre o significado deste versículo de deuteronômio 28:13 e a sua explicação baseada na própria bíblia é perfeita.
    Que Deus o abençoe e que você continue a ser usado por Deus para estar nos ensinando a forma correta de interpretar passagens da bíblia que muitos utilizam de forma errada.
    Gostaria de uma explicação sobre um versículo que diz que o justo vivera pela fé, Habacuque 2:4
    Que a Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo esteja contigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o ensinamento, desta forma nós crescemos nos conhecimentos da Palavra.Deus seja louvado, se possível eu gostaria de saber mais sobre Mt-7:21-23

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa, explicação, Deus,te, abençoe

    ResponderExcluir
  4. Explicação maravilhosa, tirei minhas dúvidas, obrigada!Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Felipe vc tem Instagram ou outro canal q possa lhe seguir?

    ResponderExcluir
  6. Agora creio que todos são guiados pelo Espírito Santo, os Dons seram gratuitos , aqueles vivi de fé em fé.
    Obrigado. Essa explicação abriu muito à minha mente.

    ResponderExcluir
  7. Sim eu gosto de acommpanhar muito bom aprender com quem sabe

    ResponderExcluir
  8. Obrigado irmão Deus a abençoai os vossos dias

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desta explicação , precisamos aprender mais da palavra e entender o que realmente ela nós ensina.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Esse é o problema de não ler o contexto da biblia e sim versiculos. Desculpe mas seu texto está super errado. Por isso muitos cristãos são fracassados pois acham que ter vida bem sucedida é errado o problema não é ter e sim o apego e Deus é dono do Ouro e da Prata!

    O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus. 9 O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti. 11 E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar. 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Deuteronômio 28:8-13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por acaso os discípulos eram bem sucedidos? Paulo não trabalhava construindo tendas? Na igreja não pode ter crente pobre, ou conforme você citou o texto, deve ter crente so bem sucedido?

      Devemos tomar cuidado e separar a palavra da verdade corretamente, pois essas promessas terrenas que eram designadas à Israel, não são as mesma para a igreja. Não que a igreja não possa usufruir de bênçãos, ou do suor de seus trabalho, mas a nossa promessa é muito superior, a nossa promessa é celestial. Hoje estamos debaixo da graça, uma vez que esse texto de Deuteronómio expôs as bênçãos e as maldições, bênçãos para qiem fazer uma lista de exigência, e maldição para quem não fizer. Porém, sabemos que esse julgo é muito pesado conforme Pedro disse, nem seus antepassados conseguiram, pois para serem abençoados, deveriam ser impecáveis, caso contrário, leia o restante do texto e verás o grande problema. Uma hora ou outra estamos cometendo pecados, mas graças a Deus que nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristos. Quanto a riquezas, sim, Deus pode dar, ou não! Não significa que o crente é ou não amaldiçoado por ter ou não riquezas. Muitas pessoas quando passam a ter riquezas, esquecem de Deus.

      Excluir
  11. Deus seja louvado a paz irmão que o Senhor abençoe pelo ensino, muito edificante.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a paz do senhor muito bem explicado e tem pessoas ainda que nao gostar de ir na escola dominical pra aprender gosta de comer capim seco achando que e pasto verdejante

    ResponderExcluir