Deus é perfeito e apresenta Sua boa vontade na sua Palavra.
A bíblia é fantástica e quando temos acesso e estamos desvelados de nossas tradições, somos capazes de alcançar verdadeiras veredas, pois ela é boa para o ensino.
O Senhor organizou os dons por combinações, para que, através dele a Igreja não seja enganada e possa prosperar (até os dias de hoje). Então, é possível ver que para cada dom existe seu antagônico equivalente, para que, assim, possa haver ordem, discernimento, crescimento e não sermos enganados por filosofias, construtos ou ideologias.
Em 1 Coríntios 12, Paulo coloca:
"Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência" (verso 8)
σοφίας (sophias) - O primeiro dom.
Seu significado no original traz o sentido de discernimento, sabedoria. Tem é usado como adjetivo de sábio, instruído, hábil.
γνώσεως (gnōseōs) - O segundo dom é o antônimo equivalente da sabedoria.
Seu significado no original denota "saber experimentalmente" ou "aplicação do conhecimento". Também é usado no sentido de reconhecer algo conhecido. (nós inclusive temos este termo na medicina e na psicologia).
Por que um seria o antagônico do outro?
sophias - qualifica a expressar algo (um conhecimento por exemplo)
gnōseōs - qualifica reconhecer
Por que seria isto importante?
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (2 Timóteo 4:3-4).
"E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar, e a outro a operação de maravilhas" (Verso 9-10)
πίστις (pistis) - Fé, no sentido de confiança, fidelidade (também usado como crença)
χαρίσματα ἰαμάτων (charismata iamatōn) - O primeiro termo tem o significado de presente (algo como uma graça); o segundo remédio, cura ou vida.
ἐνεργήματα δυνάμεων (energēmata dynameōn) - O primeiro termo denota efeito ou operação, já o segundo significa poder ou feitos poderosos (milagrosos).
Do mesmo modo estes se combinam, tendo a fé como uma parte e a cura e a operação de milagres como outra.
A operação de milagres são ações que auxiliam na construção da crença e nos direciona a obediência e ao arrependimento. Não é uma mera ação para o homem, mas para levá-lo ao aperfeiçoamento da fé (Mateus 11:21-23).
Já "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1)
Um depende de uma relação visível a outra não.
"E a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos" (verso 10)
προφητεία (prophēteia) - Este significa profecia e é utilizado no sentido de comunicar e impor a verdade revelada.διακρίσεις πνευμάτων (diakriseis pneumatōn) - O primeiro termo remete o sentido de julgar, distinguir, sentenciar, discernir. Já o segundo espírito.
Eles se completam, considerando que um é ativo na ação (expressivo) e outro avalia o primeiro.
"Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo" (1 João 4:1).
Por fim,
"e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas" (verso 10)
γλωσσῶν (glōssōn) - Significa língua ou linguagem (diferenciando-se entre si pelos discursos)
ἑρμηνεία γλωσσῶν (hermēneia glōssōn) - O primeiro termo significa interpretação, transliteração (explicar o significado ou sentido). Já o segundo termo é igual ao de língua.Ora, se tem quem fale em línguas distintas, é importante ter quem as compreenda, para que todos se façam compreender (1 Coríntios 14:6-11 e 15).
"Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram". (Mateus 13:13-17)