domingo, 11 de setembro de 2011

A visão dos Vencedores?

“Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?” (2Tessalonicenses 2:5)

Capítulo 4 – O Arrebatamento dos Vencedores

“O Novo Testamento fala a respeito de dois arrebatamentos: um antes da Grande Tribulação e outro após a Grande Tribulação” (p. 55).

“A volta de Jesus será definitivamente antes do Milênio. O arrebatamento dos vencedores será antes da Grande Tribulação e o arrebatamento dos crentes para os ares com Cristo será na última trombeta, que soará ao final da Grande Tribulação” (p. 56).
“Ainda assim, devemos ansiar por sermos arrebatados antes da grande tribulação, porque a palavra de Deus é enfática em afirmar que o grande dragão fará guerra contra o restante dos descendentes da mulher, os crentes que não foram arrebatados no primeiro arrebatamento” (p. 58).

Primeiramente vamos pautar a ideia do autor:
Dois arrebatamentos:
1° Antes da Grande Tribulação
2° Após a Grande Tribulação
Será que é isto que a bíblia ensina?
Bem, Paulo ao escrever para a igreja de Tessalônica diz:
“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 tessalonicenses 2:1-4).
Paulo apresenta um quadro de eventos que ocorreram antes da vinda de Cristo, ou seja, primeiramente haverá a apostasia, manifestação do homem do pecado (o filho da perdição) que desejará ser Deus. Ou seja, se encararmos estes eventos como eventos da “Grande Tribulação”, saberemos que não haverá arrebatamento.
Tal pensamento que o autor incita, subentende-se como um “arrebatamento secreto” ou seleto, e de fato, isto não acontecerá, pois disse Jesus: “Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia” (Lucas 17:24), ou seja, será visível a todos, pois assim disse João: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá” (Apocalipse 1:7). Mas você pode se perguntar: os textos apresentados falam de ressurreição e não de arrebatamento?! De fato, tais eventos são simultâneos. Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:1-3).
Jesus disse: “virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo”. Isto não seria o arrebatamento? Não está conectado com a ressurreição? Obviamente que sim!
Já compreendendo que o arrebatamento está conectado com a ressurreição dos mortos, ou seja, com a vinda de Cristo, Paulo faz a seguinte observação:
"Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem" (1 Tessalonicenses 4:15).
Assim, não haverá um arrebatamento especial antes da vinda de Cristo e depois outro em Sua vinda, mas, apenas um, aquele o qual Ele virá buscar aqueles que Nele creram.

“Esse (a Grande Tribulação) também será o tempo em que o diabo descerá à Terra com grande fúria. Nessa época, ele saberá que seu tempo é curto e fará o possível para atormentar o homem” (p.57).
Porventura Satanás não está na Terra? Ele está nos céus? Em outro planeta? Satanás ao ser expulso do céu já sabia que pouco tempo lhe restava. João registra este evento em sua revelação.
“E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" (Apocalipse 12:7-9).
Este evento foi no princípio do mundo e não apenas no momento da tribulação. Satanás ao ser expulso do céu, já sabia que seu tempo era curto, assim, buscou desde o tempo de Adão, desviar o coração do homem de Deus.
E quem são os descendentes da mulher?
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).
Paulo relaciona mulher com igreja, logo, se pensarmos em termos proféticos, os descendentes da mulher que gerou o Filho varão, seria a igreja de Cristo, que já existia antes mesmo o Senhor Jesus vir a terra como homem. Veja que está igreja não é física, e sim espiritual, pois seus descendentes contem uma característica, “os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 12:17), logo, este texto não se trata de arrebatamento e sim, de uma explicação profética de que Satanás faria guerra contra os remanescentes de Cristo após Sua primeira vinda na terra.

“A grande tribulação também é chamada de 1260 dias ou um tempo, dois tempos e metade de um tempo” (p. 62).
Vejamos o local em que a bíblia oferece este relato.
“E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias” (Apocalipse 12:6).
Se lembrarmos do contexto visto logo à cima, este evento se relaciona ao momento a vinda do Senhor Jesus, ou seja, fora o momento em que a igreja de Deus fora sustentada por Deus enquanto Satanás fazia guerra com os descendentes de Deus, mudando Sua lei e proferindo palavras contra Deus, pois assim disse o servo Daniel: "E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" (Daniel 7:25). Porém, segunda a revelação de João, a igreja (os verdadeiros ensinamentos do Pai) subsistiria em um local preparado por Deus.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (Apocalipse 2:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário