Meus irmãos, a muito tempo ouvi uma frase muito interessante: “O texto fora do contexto gera pretexto”. Com razão, utilizar algumas poucas palavras ou meias verdades para justificar-se não é agir com sinceridade e honestidade, muito pelo contrário, estaríamos fazendo papel de anticristo como foi escrito por João (1 João 2:18).
Outros, dos quais se dizem cristãos, desenvolvem a “teologia da prosperidade” baseada nisto, contextualizando do texto com o ditado popular: “ser cabeça”, no sentido de mandar, dominar, ser o chefe ou o líder. Assim, fazem pregações e palestras de motivação pessoal, induzindo os fiéis sinceros à um pensamento humano, um pensamento que é como uma praga, um câncer. Estas correntes filosóficas modernas induzem o cristão a crer que não deve servir, que a sua função como crente em Cristo é “mandar”, e o evangelho de Cristo é exatamente o contrário, Cristo nos deu exemplo de um Senhor que veio para servir, e assim, salvar, não para comandar. O grande ministério dos fiéis é o serviço, o amor, e a humildade.
Todo homem que se coloca a serviço da obra de Cristo com humildade, amor e pronto para o serviço, este é abençoado e bem sucedido em tudo que faz. Cristo nos deu o exemplo:"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus 20:28).
Mas então, se este texto não fala que nós seremos cabeça como pensa o mundo, o que é esta cabeça?
Queridos, lembremo-nos das palavras do profeta que nos auxilia em como estudar as Escrituras. Diz: "Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali" (Isaías 28:10).
Assim, devemos buscar as respostas na própria bíblia. Vejamos o texto de Deuteronômio inteiro. Está Escrito:
"E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir" (Deuteronômio 28:13).
No texto aparece uma condição para sermos cabeça: a obediência a vontade de Deus, a Seus mandamentos. Logo, ser cabeça pode significar aquele homem que é obediente, é exemplo de conduta de vida. Porém, como vimos, devemos procurar outros textos que nos auxiliam a compreensão de tal sentido. O profeta Isaías nos ajuda a compreender o contexto da vontade de Deus, explicando o que significa cada coisa. Ele diz:
“O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda” (Isaías 9:15).
O profeta arrebata o assunto, nos deixa clara a vontade de Deus. Todo aquele que é desobediente a Deus, que ensina falsas doutrinas, este é a cauda, porém, a cabeça é o verdadeiro servo do Senhor, aquele que tem a Deus como fonte de vida e busca na obediência ao Senhor das Luzes ser exemplo de vida.
João disse:
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:6).
Irmãos, não sejamos insensatos. Cristo está a porta e a Sua vinda está próxima. Entreguemos nossa vida ao verdadeiro salvador, pois Ele é bom e justo para nos perdoar e nos justificar. Digo isto, pois, é chegada a hora que Ele, ao soar da última trombeta, virá para separar o Seu povo e arrebatar aqueles que à Ele se entregaram. Como fora profetizado por Isaias:
“Assim o Senhor cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia” (Isaías 9:14).