quarta-feira, 15 de junho de 2011

Você sabia? Sua igreja aceita o comportamento homossexual?

"E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" (Lucas 18:7).

Jesus. O Filho do homem cujo fora responsável em cumprir toda a ordenança feita na “lei de Moisés”. Segundo muitos, o responsável por nos deixar livres do aio da lei. De fato, Cristo nos “resgatou da maldição da lei” (Gálatas 3:13) e nos fez livres, assim, para muitos, hoje, Deus nos deixa apenas duas leis:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39).

Talvez você já deve ter ouvido isto, acompanhado da seguinte dissertação: “Estamos no tempo da graça, a lei vigorou até Cristo, e Este a cravou na cruz, assim, devemos apenas guardar estes dois mandamentos”!

Está errado este pensamento? Obviamente que não! Apenas a forma que ele é colocado.

Cristo de maneira alguma anulou a lei com a Sua morte, Ele veio trazer o significado "porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" (Romanos 10:4). A palavra grega utilizada para definir fim é “telos” que significa propósito, então, podemos dizer que “o propósito da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê", ou seja, a lei apenas nos ajuda a conhecer o pecado e nos apontar para Cristo, pois, sem Ele, não somos justificados.

"Por isso nenhuma carne será justificada diante Dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado" (Romanos 3:20).

Desta forma, se sua igreja coloca que a lei foi encerrada. Que literalmente não se deve conhecer e amar a vontade de Deus expressa em Sua palavra, prepare-se para ter uma triste notícia: SUA IGREJA PREGA QUE PECAR É CORRETO!

Porquê?

Se devemos apenas amar a Deus e ao próximo, dar falso testemunho não é errado. Porquê? Como muitos dizem: “Foi apenas uma mentira branca, para ele não ficar triste ou magoado”.
O adultério também não é errado, pois Cristo cravou a lei na cruz, certo?
Sendo assim, a relação homossexual é correta, sendo que é apenas uma demonstração de amor, pois Deus é amor!

Você acha que isto está certo?

Se sua igreja prega que Cristo cravou Sua lei na cruz, saiba que você não precisa dizimar, pois o dízimo também está na lei.

Mas então, alguém pode te falar: “Mas a lei que foi abolida é a lei de Moisés”!!!

Então veja as consequências:

O local onde diz que a prática homossexual não é aprovada por Deus está em Levítico, obviamente escrito por Moisés, que significa Livro das Leis.

"Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles" (Lv 20:13).

Assim, após disse o profeta: "O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos" (Is 3:9).

E após a morte de Jesus, citou Paulo: "E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro" (Rm 1:27).

Leitor, cuidado.

Não abandone o princípio da palavra de Deus, pois Sua palavra é Lei e todas suas orientação são “divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16).

Lembre-se que, após Jesus falar os dois mandamentos mais importantes Ele continuou: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:40).

Ou seja, se você ama a Deus, você não terá outros deuses nem imagens de escultura, e se ama o próximo, não dará falso testemunho, nem roubará, pois estes dois mandamentos resumem a lei, diferente de dizer que são apenas estes.
E até mesmo, um escriba, pode compreender que Cristo desejou mostrar que o amor é o princípio da lei de Deus e não os rituais.

"E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios" (Marcos 12:32-33).

"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" (Oséias 6:6)

34 comentários:

  1. Respeito a opinião de todos. Mas esse blog não traz nada de novo. Nem de "boas" e nem de "novas". Nada libertador. Mas também entendo a cultura em que a "igreja" foi condicionada. Entendo o ritmo de cada um. Só que as palavras escritas nessa matéria não soam nada parecido com o Jesus que eu conheço. Não tem muito a ver com o Espírito Santo que habita em mim. E só estou respondendo essa matéria porque foi enviada ao meu e-mail.

    Nascer com uma sexualidade diferente da comum não é pecado. E é uma pena que muitos cristãos ainda não reconheceram isso, se baseando em algus versículos (que não deixam de ser verdadeiros baseados no que acreditavam de acordo com a cultura da época). Mas dizer que isso é Deus falando? Não combina. Não consigo nem imaginar Jesus falando essas coisas, me baseando na incrível caminhada que ele teve.
    Por muitos anos, as igrejas cristãs também excluiam os negros. Algumas ainda excluem em alguns países, como se eles fossem inferiores por terem nascidos diferentes do "comum". Por anos eu tenho visto igrejas sufocando a identidade das pessoas, e isso pra mim é desumano, isso sim é pecado, isso é egoísta.
    Sonho em ver cada dia mais, pessoas servindo a Deus e caminhando com Ele, numa vida de pureza, crescimento, amor, maturidade, e graça. Sejam elas heterossexuais, homossexuais, bissexuais, brancas, negras, ricas ou pobres. Igreja quer dizer corpo. E corpo deve ser uma família. Se a igreja não funciona como família, como corpo, ela não funciona. Como disse no começo, respeito o ritmo de cada um e por isso não condeno a igreja de ninguém. Mas da mesma forma peço respeito pelas demais igrejas que pensam de forma diferente. Tenho o prazer de estar em uma igreja onde independente da sexualidade, raça, classe social, existe investimento em vidas, em sonhos, em famílias (por mais diferentes que elas sejam). E o crescimento na vida das pessoas têm sido visível! Convido para que façam uma visita para nós! Tenho certeza que sentirá a presença de Deus no nosso meio, e saberá como funciona uma grande família. Creio que Jesus sorri com isso: vidas sendo transformadas (independente da sua sexualidade, raça ou classe), famílias sendo restauradas, e vidas que eram jogadas de escanteio em outras igrejas, servindo a Deus e levando VIDA pra outras pessoas.

    Deus abençõe, mesmo pensando diferente, fazemos parte do mesmo corpo, e me alegra a convicção de que todos nós, heteros, homossexuais, ricos, pobres, brancos, negros, faremos parte também do mesmo céu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego, vejo que você não compreendeu o que texto ensina, e ainda confundiu duas ações plenamente distintas: comportamento e patologia.
    Primeiro vou analisar estes assuntos antes de dar um feedback para seu comentário.
    Se tratarmos o homossexualismo como algo patológico ou genético(como você colocou - nascer com uma sexualidade) estamos dizendo que homossexualidade é uma doença. Se é doença, deve ser encarado como o mesmo, sendo assim, tendo que ser tratado como algo hormonal ou mental.
    Bem, creio que este pensamento não é coerente com a medicina nem com outras áreas relacionadas, mas, a partir do ponto que você coloca como "nascer com esta sexualidade" é assim que você está tratando. Recomendo você conversar com um médico ou um psicólogo para ter informações detalhadas.
    Outra opção é tratar como comportamental. Se você observar, verá que diz-se sobre o homossexualismo: opção sexual ou orientação sexual.
    Veja que isto é totalmente diferente de "nascer com" como você colocou. É algo que se escolhe.
    Até mesmo os homossexuais tem consciência disto.

    ResponderExcluir
  3. Vamos compreender primeiramente biblicamente:
    Jesus nos deu o exemplo amorável de como amar a todos, pois Ele mesmo andou com prostitutas, ladrões, deficientes físicos, pobres, ricos, mulheres divorciadas entre todos os tipos e esteriótipos de pessoas, e os amou de maneira incondicional, entretanto, aqueles que o aceitavam, mudavam de vida, ou seja, a prostituta não mais pecava, assim como o ladrão, os deficientes eram curados e todos que o aceitavam tinham a VIDA TRANSFORMADA.
    Agora veja: Jesus os deixou vivendo no pecado?
    O que Ele disse para a mulher pega em adultério? (João 8:11) Continue sendo adultera?
    "Não peques mais!!!" Este é o amor de Deus.
    Agora nós devemos tomar pleno cuidado com esta "cultura" que as "igrejas" foram condicionadas
    : A igreja que tem um deus conforme as necessidades e filosofias.
    "E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus" (Mateus 15:6)
    O Espírito Santo, revelado na palavra de Deus é o que devemos conhecer e ter dentro de nossos corações.
    Você tem razão em um ponto, este blog não trás "boas", pois as igrejas que se dizem cristãs estão inflamadas destes pensamentos culturais, e nem "novas", pois a orientação de Deus para termos cuidado já existe desde Sodoma e Gomorra, que curiosamente foi destruída por causa da promiscuidade.
    Bem, agora, se eu pensar que a palavra de Deus não vigora na nossa cultura, porque não temos vários deuses, nem utilizamos nosso corpo para a prostituição?
    Agora reflita comigo, se a bíblia não é a palavra de Deus, devemos confiar no "espírito" que cada um temos dentro de nós? Isto é panteísmo e não cristianismo.
    Agora veja uma coisa em relação a cultura. A igreja cristã não excluia os negros, os homens da igreja que faziam acepção, e a infinita diferença é que a bíblia não faz referência nenhuma sobre as raças, pelo contrário, a biblia diz que Deus morreu para que todos fossem salvos (João 6:39).
    Logo, não confunda também comportamento com raça. "Opção" sexual se escolhe, lembra?
    Você tem razão em outro ponto. Igreja é corpo, porém, com este pensamento, o corpo padece, pois está doente, e fora do cabeça que é Cristo, não existe corpo.
    Lembre-se, Cristo é a cabeça da igreja e não a filosofia e a cultura (Efésios 5:23).
    Agora, lembre-se o que a bíblia diz: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2:6), e creio que Jesus não andou em promiscuidade e relações sexuais com outros homens, diferente disto, amou a todos e deu exemplo de como ser fiel a Deus e a seus mandamentos.
    Agora você tem razão, todos os que ACEITAREM a Jesus e viverem conforme a Sua vontade (independente dos fatores relacionados por você) estarão no céu com Deus, mas lembre-se que a salvação é condicional, ou seja, devemos aceitar a Cristo como o Salvador. Agora, recomendo você ter a bíblia como fonte de informação sobre Jesus e não as convicções pessoais e culturais da sociedade.
    E que Deus abençoe a todos, pois Ele ama a todos, e nós, como Seus filhos devemos também amar o próximo e não discriminá-lo, entretanto, como conhecedores da Palavra de Deus, devemos fazer admoestações contra os pensamentos que estão divergentes da bíblia.

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia diz, o que a sociologia e a psicologia só conseguiram provar a menos de 40 anos. A homossexualidade é uma questão de opção, não de doença ou disfunção de qualquer natureza. Logo é uma opção que a Bíblia condena, acreditar ou não, é escolha de cada um, mas ignorar o que está escrito uma vez que se dispos a acreditar é loucura

    ResponderExcluir
  5. Paz irmão.
    Você apresenta razão em suas palavras. Que possamos ter a palavra da salvação em nossos corações e a fé em nossos lábios, para que possamos ser realmente livres em Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Felipe não sou gay,sou de uma familia normal,como você diria.mas conheci crianças que muito antes de ter qualquer noção de sexualidade muito pequenas ainda, já dava pra se notar que nasceram diferentes,que não se comportavam como deveriam comportar,é como se o espirito viesse trocado dentro daquele pequeno corpo.E não deu outra quando cresceram realmente eram gays,e eu tô falando que conheci essas crianças, que com 4 anos de idade não tem malicia ainda então se oque você chama é patologia e essa não tem cura porque Deus permite que as crianças nasçam assim se isso é errado? e quanto aos homens que escreveram a bíblia condenam o adultério ou promiscuidade,ali tem muita coisa escrita que nos deixa espantada como filhas que embebedam o proprio pai para dormir com ele para continuar uma geraçao,ou homens que tinham um harem de mulheres e eram servos de Deus,ou Moises que recebeu a tabua da lei com os dez mandamentos incluindo não mátaras mas dava ordem do tipo passem todos a fio de espada e coisas desse tipo : O povo de Judá grita e Deus os ajuda a matar 500 mil israelitas 2 Crônicas
    15. Os homens de Judá lançaram o grito de guerra e, enquanto eles gritavam, Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá.
    16. Os israelitas fugiram diante de Judá, e Deus os entregou nas mãos de Judá.
    17. Abias e seu exército conseguiram uma grande vitória, pois de Israel morreram quinhentos mil guerreiros.
    18. Nessa ocasião, os israelitas foram humilhados e os judaítas saíram vitoriosos, porque se apoiaram em Javé, Deus dos seus antepassados.


    Deus mata 70 homens só porque não festejaram a chegada da arca
    1 Samuel
    19. Quando viram a arca de Javé, os filhos de Jeconias não fizeram festa como os outros. Por isso é que Javé castigou setenta homens deles. O povo ficou de luto, porque Javé os tinha ferido com grande castigo.

    ResponderExcluir
  7. Coré questiona a liderança de Moisés e Deus faz a terra se abrir e engolir seu povo, homens, mulheres e crianças
    Números 16
    20. Então Javé falou a Moisés e Aarão:
    21. "Afastem-se desse grupo, porque vou destruí-lo num instante".
    27. Eles se afastaram das tendas de Coré, Datã e Abiram, enquanto Datã e Abiram saíam com suas mulheres, filhos e crianças, para esperar na entrada da tenda.
    32. A terra abriu sua boca e os engoliu com suas famílias, junto com os homens de Coré e todos os seus bens.
    33. Desceram vivos à mansão dos mortos, juntamente com todas as coisas que lhes pertenciam. A terra os cobriu e eles desapareceram da comunidade.
    35. Saiu um fogo da parte de Javé e devorou os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.
    41. Ora, no dia seguinte, toda a multidão dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor.
    45. Retirai-vos do meio desta multidão. Imediatamente os destruirei. E eles se prostraram por terra.
    49. Ora, os que pereceram foram catorze mil e secentos homens, afora os que tinham perecido na sedição de Coré.



    Deus afoga todos os homens, mulheres e crianças da Terra durante o dilúvio:

    Gênesis 7:21. Pereceram todos os seres vivos que se movem sobre a terra: aves, animais domésticos, feras, tudo o que vive sobre a terra e todos os homens.


    Deus ordena o genocídio de todos os povos de Canaã (e participa dele)

    Josué
    6:21. Consagraram ao extermínio tudo o que havia na cidade: homens e mulheres, jovens e velhos, vacas, ovelhas e burros; passaram tudo ao fio da espada.
    8:22. Os outros que estavam na cidade saíram, fazendo os homens de Hai ficar encurralados entre os israelitas, que os derrotaram, a ponto de não sobrar nenhum sobrevivente ou fugitivo.
    8:29. Quanto ao rei de Hai, mandou pendurá-lo numa árvore até o entardecer. Ao pôr-do-sol, Josué mandou que descesse da árvore o cadáver. E jogaram o cadáver à porta da cidade e levantaram sobre ele um montão de pedras, que permanece até o dia de hoje.
    10:10. Javé dispersou os inimigos diante de Israel, causando-lhes uma grande derrota em Gabaon; e os perseguiu até o caminho da subida de Bet-Horon, derrotando-os até Azeca e Maceda.
    10:11. Enquanto eles estavam fugindo diante de Israel, na descida de Bet-Horon, Javé mandou do céu uma forte chuva de pedras grandes, que matou os inimigos até Azeca. Morreu mais gente por causa da chuva de pedras do que pela espada dos israelitas.
    10:12. No dia em que Javé entregou os amorreus aos israelitas, Josué falou a Javé e disse na presença de Israel: "Sol, detenha-se em Gabaon! E você, lua, no vale de Aialon!"
    10:13. E o sol se deteve e a lua ficou parada, até que o povo se vingou dos inimigos. No Livro do Justo está escrito assim: "O sol ficou parado no meio do céu e um dia inteiro ficou sem ocaso. •10:20. Quando Josué e os israelitas acabaram de derrotar os inimigos, exterminando-os, aqueles que conseguiram escapar vivos entraram nas cidades fortificadas. •10:30. Javé entregou também Lebna nas mãos de Israel, que passou ao fio da espada o rei e todos os que viviam na cidade. Não deixou nenhum sobrevivente, e tratou o rei como havia tratado ao rei de Jericó. •10:32. Javé entregou Laquis na mão de Israel que, no dia seguinte, tomou a cidade e passou ao fio da espada todas as pessoas que aí viviam, da mesma forma como já havia feito com Lebna. •10:33. Horam, rei de Gazer, subiu para socorrer Laquis, mas Josué o derrotou juntamente com seu exército, sem lhe deixar nenhum sobrevivente.

    ResponderExcluir
  8. •10:35. Nesse mesmo dia, tomaram a cidade (Eglon) e passaram ao fio da espada os habitantes, consagrando ao extermínio todas as pessoas que nela viviam, conforme tudo o que já haviam feito a". Laquis.
    10:37. Tomaram a cidade (Hebron) e passaram ao fio da espada seu rei, e também toda a sua população e as cidades dependentes. Não ficou nenhum sobrevivente, conforme o que já haviam feito com Eglon. Consagraram a cidade ao extermínio, juntamente com todas as pessoas que nela viviam.
    10:39. Tomou a cidade (Debir), bem como seu rei e todas as cidades dependentes; passaram a população ao fio da espada, consagrando ao extermínio todas as pessoas que nela viviam. Não ficou nenhum sobrevivente. Josué tratou Dabir e seu rei da mesma forma como havia feito a Hebron, a Lebna e a seus reis.
    10:40. Desse modo, Josué conquistou toda a região montanhosa, o Negueb, a planície e as descidas das águas, juntamente com seus reis. Não deixou nenhum sobrevivente, mas consagrou ao extermínio todo ser vivo, como Javé, o Deus de Israel, havia ordenado.


    Extermínio final dos cananeus:
    ...

    eu não sou ateu, acredito em Deus e em jesus mas sei que a bíblia foi escrita por homens,seres humanos e não divinos. Então acho que antes de sairmos condenando as pessoas devemos refletir antes.

    ResponderExcluir
  9. Olá Adriana,
    Que a paz do Senhor esteja contigo.
    Com muita alegria que li sua postagem e também preocupação, pois, de certa forma, você ainda não se atentou aos ensinamentos verdadeiros da bíblia, e está confundindo os ensinamentos. Primeiramente, saiba que uma criança de 4 anos, no nosso tempo, já tem consciência de sexualidade e de seu sexo, não no sentido pornográfico como os adultos, mas, já tem consciência sim (caso você não concorde, recomendo perguntar isto à um psicólogo, ele poderá explanar sobre isto). Você pergunta porque Deus permite que nasça crianças tenham tendências homossexuais. Veja este exemplo na bíblia: “E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9:1-3).
    Você percebe? Algumas coisas acontecem conosco para que se manifeste as obras de Deus em nós. Agora eu quero lhe ensinar algo. A bíblia descreve todas as ações dos homens naquele tempo, sendo certo ou não! Ou seja, se Deus os orientasse a viver de uma forma e eles vivessem de outra, lá estaria relatado. Saber o que é certo e fazer o que é certo são duas ações diferentes, e você citou muitas destas ações, poderia citar mais ainda, como Davi, que adulterou, assassinou, e fez coisas ainda piores, e todas estas estão relatadas. Mas Davi agiu certo? De fato que não! Porém, Deus permitiu que com estas histórias nós pudéssemos aprender qual é a Sua vontade e qual o rumo que alguns homens tomaram. Entende a diferença. Não é ruim na bíblia ter relatos sobre como aqueles homens agiram, estando certos ou não, porém, nossa escolha deve ser pautada na vontade de Deus e não nas dos homens.
    Agora eu quero te ensinar outra coisa, se chama juízo. Caso você realmente creia em Deus deve saber que chegará o tempo em que Deus irá julgar os vivos e os mortos, certo? O dia do julgamento virá para mim e para você (2 Timóteo 4:1), no dia da volta do Senhor nas nuvens.
    Agora saiba de uma coisa, naquele tempo, Deus fazia o juízo daqueles que eram contra o Seu povo e a Sua vontade. Imagine que o velho testamento é uma cartilha da vontade de Deus, por exemplo, o que acontecerá com aqueles que não forem fiéis a Deus? Infelizmente passarão pela segundo morte (Apocalipse 20:14/21:8). Esta não é a morte que conhecemos, a morte terrestre, e a morte definitiva.
    Ou seja, Deus aplicava o julgamento contra o povo que não andava segundo os seus estatutos, para mostrar que posteriormente, após Cristo que é a manifestação do Seu amor, que aqueles que não o servem e o seguem, infelizmente não serão salvos, e cairá sobre eles a condenação de Deus.
    Leia a história de Jeroboão e saiba o que ele fez. Isto vai te ajudar a compreender um pouco mais. Ver o texto fora do contexto é pretexto. Agora veja, quando Jesus voltar, você vai se alegrar ou não? Compare esta história com a volta da arca. Você irá questionar a vontade de Deus, falando que a sua vontade é superior? Compare com a história de Moisés. Agora sobre o dilúvio, você sabe como o povo viva naqueles tempo? Isso acontecerá novamente com os que não aceitam as orientações de Deus, mas não será com água. E assim com as demais histórias. Se você não conhece a Deus realmente não compreenderá isto. Agora ore muito e veja que Deus desde os primórdios mostra o Seu juízo, assim como mostrou para Adão e Eva, que ao pecarem, perderam o privilégio do jardim.

    ResponderExcluir
  10. De fato, a bíblia foi escrita por homens, mas me desculpe fazer uma observação, você entra em contradição ao dizer acreditar em Deus e Jesus sendo que os únicos lugares que falam Deles são na bíblia, que fora escrito por homens, não é? Ou seja, segundo a sua própria idéia, o deus que você crê é um deus inventado por homens, pois onde fala sobre Jesus e Seu caráter se não na bíblia? Ou onde fala de Deus se não na bíblia? Você crê mesmo neste Deus? Ou crê em um deus que é conforme os seus pensamentos e motivações? Se você crê no mesmo Deus que eu, que é o Deus da bíblia, que deu inspiração aos homens para escreverem os relatos bons ou não do seu povo, e mostrou para todas as nações o Seu caráter, Seus juízos e Seus estatutos, você crê na bíblia, se não crê na bíblia, meu Deus não é o mesmo que o seu, me desculpe. Agora saiba que Deus é justo e é juiz (Salmo 50:6).

    ResponderExcluir
  11. Bom, primeiramente, meu nome é Gabriel, sou professor de História. Acho bom deixar clara minha crença antes de começar minha argumentação. Embora eu não saiba se existe algo além da nossa compreensão ou não, tenho pra mim que não vivemos um Big Brother, que não fomos criados por um Deus que quer que louvemos a ele, e que sigamos a mensagem dele, simplesmente pois não há sentido algum para isso. Se ele é amor, humildade e bondade, seria egoísmo e orgulho da parte dele criar seres para que estes vivam em função das regras morais apresentadas por ele, principalmente quando uma delas diz respeito justamente à louvar ele.
    Acho interessante começar a partir da seguinte afirmação:

    "De fato, a bíblia foi escrita por homens, mas me desculpe fazer uma observação, você entra em contradição ao dizer acreditar em Deus e Jesus sendo que os únicos lugares que falam Deles são na bíblia, que fora escrito por homens, não é?"

    Partindo dessa fala, pergunto se também concorda então de que a Biblia foi escrita por homens e, portanto, passível de erro. Se esse é o caso, o que disse para a Adriana nessa frase serve para você também, pois toda a sua base de argumentação se dá a partir da Biblia, e isso se manifesta claramente nessa fala:

    "você ainda não se atentou aos ensinamentos verdadeiros da bíblia, e está confundindo os ensinamentos"

    Mas, se os ensinamentos foram escritos por homens, traduzidos por séculos em diversas linguas, com diversas intenções específicas (políticas, culturais e morais) pelos mais variados povos, os tais "ensinamentos verdadeiros da bíblia" não passam, no máximo, de uma interpretação que os indivíduos fazem dos relatos contidos nelas.

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabriel, de certa forma compartilhamos o mesmo ofício. Fiquei muito feliz em ver seus comentários e gostaria de citar um historiador moderno: “a tradição literária foi sem dúvida mais estudada, mas deve ser constantemente confrontada com informações que nos trazem essas outras fontes de documentação” (CABANES, 2009, p. 15-16). E de forma correta você está buscando fazer, porém, falta-lhe as argumentações e documentações para seus pensamentos. Porém, expressar-se também denota o pensamento de uma sociedade conforme seus paradigmas, e faço lembrar os pensamentos de Cabanes dobre a Antiguidade que diz: “É preciso aceitar que a Antiguidade constitui, para nós, um mundo novo, uma civilização exótica e abolida, à qual não se aplicam necessariamente nossos modos de pensar” (CABANES, 2009, p. 11).
    Em relação aos pensamentos evolucionistas e/ou criacionistas, ainda não vou me apegar, procurando inicialmente apenas observar os pensamentos sobre as Escrituras. Mas gostaria de lembrar que o Deus que nos criou, nos deu algo chamado livre arbítrio. Infelizmente, isto, mostra que você é livre para fazer o que desejar, até mesmo negá-lo. Porém, mesmo você O negando, Ele permanece te amando e esperando o momento ao qual você poderá compreender o que Ele fez por cada um de nós. Isto é amor! Se dar sem receber nada em troca. Mas Gabriel, como historiador, você tem completa ciência de que não se pode interpretar um pensamento fora de seu contexto verdadeiro, tanto social, quanto político e cultural, assim, lhe dou a sugestão de criticar as Escrituras utilizando suas próprias passagens, pois não tem sentido falar de algo que se desconhece e como na citação de Cabanes, não podemos pensar com nossos olhos modernos.

    ResponderExcluir
  13. Realmente as Escrituras foram escritas por homens, e ela mesma fala isto, veja:
    "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21).
    Você percebe a diferença?
    Em relação a ser passível de erros, gostaria de fazer as observações para os pontos proféticos:
    “Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. E até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei de babilônia” (Isaías 39:6-7).
    Isaías, a quase 200 anos antes da tomada de Jerusalém por Nabucodonosor já havia escrito isto. E de fato o mesmo procedeu. Após o reinado de Nabucodonosor (o que se apoderou de Jerusalém), veio o reinado do persa Ciro, o Grande, em 557 aC. do qual libertou o povo de Israel. Tal rei já era conhecido pelos judeus a 203 anos antes de tal fato, pois, através de Isaías, fora dito a respeito do rei persa: “Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado” (Isaías 44:28).
    "Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses" (Isaías 45:1-4).
    Onde está o erro histórico? Ao contrário, os historiadores e arqueólogos comprovam tal fato, basta você observar em qualquer literatura escolar sobre a Mesopotâmia.
    Agora saiba que os ensinamentos não foram trazidos por diversos povos e diversas línguas. O velho testamento é escrito em Hebraico e Aramaico apenas, e o único povo do qual participa de tal ensino e promoção das escrituras é o povo de Israel, os hebreus. O novo testamento já tem o grego inserido. Entretanto, veja que não são povos, é um povo específico. E a relação da interpretação é muito simples: De fato, qualquer pessoa pode querer interpretar a bíblia como se apraz. Porém, ela nos dá o parâmetro: "Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali" (Isaías 28:10).

    ResponderExcluir
  14. Veja, se você observar uma linha da Carta de Pero Vaz poderá tornar sua imagem obtusa, porém, ao compreender todo o documento, chegará ao entendimento. A bíblia é da mesma forma. Se você olhar apenas um texto, e não observar tudo o que ela diz sobre o assunto, estará tornando a imagem de Deus obtusa. Este é o verdadeiro ensino! Aquele que é completo e não parcial, que é estudado em sua totalidade e não apenas de maneira rasa. Como educador, devemos saber que precisamos fazer o aluno ter um conhecimento amplo e não restrito sobre um assunto. Assim se estuda a bíblia!
    Agora sobre os relatos, lembro-me mais uma vez de Cabanes: “o novo testamento fornece um banco de dados para o estudo da sociedade do Oriente romano e da penetração do cristianismo nas cidades da Ásia Menor” (CABANES, 2009, p.71).
    Recomendo ler o livro de Cabanes: CABANES, Pierre. Introdução à História da Antiguidade. Editora Vozes. Petrópolis – RJ (2009).
    E principalmente ler a bíblia, não como cristão, mas como historiador. Você vai aprender muito sobre os povos da Mesopotâmia.

    ResponderExcluir
  15. Meu caro, mas respostas ou falas do tipo "vá estudar mais" ou "sua interpretação é errada" não funcionam comigo, como nessa "E de forma correta você está buscando fazer, porém, falta-lhe as argumentações e documentações para seus pensamentos."
    E sua citação do Cabanes nada mais faz do que comprovar minha argumentação sobre as variadas formas de se interpretar ao longo do contexto histórico.

    "Mas Gabriel, como historiador, você tem completa ciência de que não se pode interpretar um pensamento fora de seu contexto verdadeiro, tanto social, quanto político e cultural, assim, lhe dou a sugestão de criticar as Escrituras utilizando suas próprias passagens, pois não tem sentido falar de algo que se desconhece e como na citação de Cabanes, não podemos pensar com nossos olhos modernos."

    Essa sua fala apenas reforça mais ainda minha afirmação de que as interpretações variam de acordo com a situação histórica o que, por sinal, mostra que a própria pesquisa histórica é elaborada a partir de interpretações, mesmo que elas busquem a VEROSSIMILHANÇA, uma vez que é impossível, dado à escassez de documentação, remontar a como as coisas foram de verdade, em todos seus aspectos. Sem contar o fato de que, como historiador, minha completa ciência é de que o passado e os documentos devem ser constantemente criticados para chegar ao mais próximo da verdade, buscando incoerências nos documentos e estabelecendo o que diz respeito à época, e o que é uma interpretação posterior, o que não ocorre com praticamente todas as interpretações da Biblia, como a sua. Acredito que nem preciso responder sobre sua segunda postagem (das 3 consecutivas), pois se encaixa exatamente no que falei acima. A única referência que faço é: em que idioma é a biblia que você costuma ler? E o idioma que você usa pra ler nunca foi alterado ao longo dos tempos? Como um bom historiador, tenho plena consciência de que a linguagem foi usada como uma forma de hierarquização de conhecimento ao longo dos tempos, o que inclui traduções, termos e coisas do genero. E não digo unicamente à linguagem, mas também à seleção das escrituras que compoem a Biblia, uma vez que alguns dos evangelhos hoje considerados como apócrifos já existiam no mesmo período romano que compilaram a Biblia (e isso é comprovado historicamente, posso apresentar pesquisas se quiser).

    E se eu olhar apenas o texto, mesmo que de forma completa, mas não possuir uma analise critica suficiente pra perceber o contexto social e, portanto, histórico, que levou à sua criação, estarei tornando a realidade obtusa. Na realidade, este sim que é o verdadeiro ensino, a crítica constante ao que é discurso e seu contexto. Os religiosos aceitam o discurso biblico como falas que, independente da interpretação, não podem ser postas a prova a ponto de serem refutadas pois, como apresentado por você mesmo nessa postagem:

    "Sua palavra é Lei e todas suas orientação são “divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16)."

    Não nego que possa ser importante ler a biblia como um documento histórico para auxiliar na compreensão da Mesopotâmia, mas isso não serve de justificativa ou afirmação de que a biblia em si contém a verdade, mas sim que ela é um documento histórico como qualquer outro, que apresenta questões do tempo em que foi feito. Se me afirma que não podemos ter uma interpretação anacrônica, eu concordo plenamente, mas isso só serve de argumento para que eu te diga que a biblia não é uma verdade absoluta sobre valores morais (o que é um dos pilares centrais que sustentam esses aspecto divino da bíblia) mas, no máximo, um documento com discursos relativos à uma época antiga e, portanto, questionáveis de se usar em nossa época.
    Partir do discurso biblico pra explicar o contexto historico é amplamente feito pelos religiosos, mas partir do contexto histórico para explicar o discurso biblico poucos se valem.

    ResponderExcluir
  16. Com todo respeito, mas suas afirmações de que eu ou a Adriana temos interpretações equivocadas sobre o assunto não condizem com uma postura de educador que preza pelo conhecimento amplo, pelo contrário, mas que guia a discussão entre certo e errado a partir de uma posição (e, portanto, restrita) da sua interpretação enquanto verdadeira e correta.

    Sobre o livre arbitrio e outras questões biblicas, como suas contradições e coisas do gênero, segue esse link que é uma compilação de 4 videos bem divertidos, que expressão bem a ideia:

    http://coletivokrisis.blogspot.com/2011/09/entendendo-um-pouco-mais-sobre-o-big.html

    ResponderExcluir
  17. Me esqueci de um último comentário. Tive contato com alguns trechos da obra de Cabanes no inicio do ano passado, e ela não é nada mais do que uma re-apresentação das principais idéias antiquistas (no sentido de estudiosos da antiguidade). Não há quase nenhuma diferença entre a apresentação historiográfica e teórica de Cabanes e a deste livro abaixo:

    FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. São Paulo. UNICAMP,1995

    ResponderExcluir
  18. Ola Gabriel,
    Infelizmente ainda estou esperando as argumentações de que o que a bíblia mostra através das profecias está em desacordo com a história. Em relação a minha fala, veja o detalhe, você está observando como um ateu ou uma pessoa que não desenvolve fé em nenhum deus, e ai esta a primeira questão em relação ao documento histórico. Ele aborda esta roupagem. Não ha possibilidade de retirar tais pontos, a partir do momento que o próprio fato histórico o admite.
    Sobre as relações das quais você admite buscar discordâncias na bíblia, gostaria que citasse, como citei a profecia de Isaias. Se o link com o vídeo for um ponto, devo esclarecer que em relação a muitas coisas, estão utilizando o texto fora do contexto e sem observar o que todo o documento admite, no caso a bíblia. Eu achei muito engraçado o vídeo que você colocou, e vi o quanto você está utilizando o texto fora do contexto. Como historiador, falha nisto!
    Gostaria que você assistisse este link:
    http://www.youtube.com/watch?v=wCgGWjqYM8k

    No caso ao estudo da bíblia, faço meus estudos estudando os textos originais na linha hebraica e que não foi alterado com o tempo, pois, segundo documentos arqueológicos como a pedra de roseta e os achados do mar morto nos confirmam a semelhança dos textos originais.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_Roseta
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuscritos_do_Mar_Morto

    Os textos do velho testamento na cultura judaico-cristã permanecem iguais, apenas igrejas cristãs que aceitam as alterações feita por Constantino que tem em sua bíblia livros que não estão no Canon judaico-cristão.
    Já ao fato de criticar, você realmente deve, porém, se você deseja tomar o pensamento social como parametro é uma escolha sua, e isto já não envolve história nem ciência, mas, escolhas.
    Em relação aos valores, isto já envolve aceitar as orientações de Deus, e isto é algo que não queres dar o credito, pois, a bíblia apresenta a moral do cristão e a vontade de Deus para o homem, aceitar isto é pela fé.
    Gostaria de apresentar mais algumas questões.
    Veja:
    “Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei. Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação” (Daniel 2:36-45).

    Quais foram os 4 grandes impérios que os hebreus encontraram? Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma. Eis aí na profecia!

    ResponderExcluir
  19. Se você desejar ver o pensamento de acordo com o mundo de hoje, lhe digo:
    E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2

    Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o SENHOR viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.Isaías 59:15

    Espero que você não esteja agindo assim:
    Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.Romanos 10:3

    Saiba amigo, que recomendo estudar a bíblia e notar que Deus deu um parâmetro para Seu povo. Se você não faz parte deste povo, não tem o porque se preocupar o que Deus espera de ti.

    Sobre o livro da FUNART você tem razão, o livro tem semelhanças.
    Assista o vídeo: (já citado)
    http://www.youtube.com/watch?v=wCgGWjqYM8k

    ResponderExcluir
  20. Tudo que fala só comprova a ideia de que suas argumentações partem da logica religiosa, enquanto parto da logica da realidade concreta e que deve ser sempre questionada. Principalmente se não aceita o contexto de construção da Bíblia por parte de humanos enquanto manifestações de interesses que não são necessariamente religiosos. Em nenhum momento eu disse que o que é dito na Biblia está em desacordo com a história, mas sim que ela apresentar informações sobre um momento histórico não é suficiente para trata-la como perfeita, como qualquer outro documento histórico. Isso não significa que o que esteja ali seja necessariamente verdade, apenas que é uma manifestação documental de uma visão específica dos fatos por determinados indivíduos, com intenções específicas em passa-los adiante. Para que não tenha que retomar a leitura dos outros comentários, coloco novamente aqui o que eu falei:

    "Não nego que possa ser importante ler a biblia como um documento histórico para auxiliar na compreensão da Mesopotâmia, mas isso não serve de justificativa ou afirmação de que a biblia em si contém a verdade, mas sim que ela é um documento histórico como qualquer outro, que apresenta questões do tempo em que foi feito. Se me afirma que não podemos ter uma interpretação anacrônica, eu concordo plenamente, mas isso só serve de argumento para que eu te diga que a biblia não é uma verdade absoluta sobre valores morais (o que é um dos pilares centrais que sustentam esses aspecto divino da bíblia) mas, no máximo, um documento com discursos relativos à uma época antiga e, portanto, questionáveis de se usar em nossa época."

    Acho muito engraçado na realidade usar escritos da própria Bíblia para dizer que ela é A Verdade. É óbvio que ela fará isso. Qualquer discurso se constrói como forma de se justificar. O problema é justamente quando nos apegamos unicamente ao que esse discurso diz como forma de justifica-lo, ignorando seu contexto de criação, como eu também já havia dito.
    O que defendo aqui é que ela é um documento histórico como qualquer outro, e não um manual prático de sobrevivência que é valido por mais de 2000 mil anos, principalmente levando em conta que, como você mesmo admite, ao citar Cabanes, existem alterações de interpretação ao longo do tempo.
    Acho mais engraçado ainda dizer que aceitar o conteúdo da bíblia é uma questão de fé, mas ao mesmo tempo sua abordagem sobre a homossexualidade soa como verdade absoluta, principalmente ao falar que eu utilizo o texto fora do contexto. Mas o que é a leitura da Biblia hoje senão uma interpretação de um discurso totalmente fora de um contexto? Afinal, ele se passou a mais de 2000 anos. Me crítica por não relacionar com o contexto, mas então lhe pergunto: isso não vale pra Bíblia? Pois ao falar sobre a homossexualidade, é exatamente o que faz. É por isso que afirmo que citar a Bíblia para entender deus é no mínimo engraçado, pois ela mesma se diz enquanto verdadeira, perfeita e divina e, portanto, digna de confiaça para entender deus.

    E seria um pensamento inocente acreditar que as escolhas não perpassam ciência, história ou valores...
    Disse que temos algo em comum quando falei sobre ser professor de História. Imagino que também seja professor então. Lhe faço a seguinte pergunta: é professor de teologia ou de algum ensino religioso? Caso não, me pergunto como guia suas aulas sem um parâmetro social...

    ResponderExcluir
  21. Não se incomode, pois eu não tenho a menor preocupação sobre o que deus, ou deuses, possam esperar de mim. Se o povo dele é esse que historicamente mata, tortura e aprisiona em seu nome (com uma única ressalva para o Kardecismo, que a meu ver, se aproxima muito mais da filosofia de prática cristã do que qualquer interpretação católica, calvinista, anglicana ou luterana, e ao mesmo tempo faz uma análise crítica - embora eu tenha várias discordâncias - da biblia e seu contexto de criação) ou que se preocupa mais uma conduta específica de ser e agir só para agrada-lo do que com uma prática efetiva de fazer o bem, então é com muito orgulho que não faço parte deste povo. Se uma pessoa está condenada por ser homossexual, então é com muito orgulho que não me sujeito à justiça de Deus, pois eu nunca vi homossexuais destratando outras pessoas, mas vejo constantemente heterossexuais (em sua grande maioria cristãos) destratando as demais pessoas pelos mais variados motivos (em grande parte deles retomando valores cristãos, de forma consciente ou não). E é nesse sentido que vejo com alegria a existência de pessoas que naõ se preocupam em dogmatizar valores, pois são justamente essas que fazem o bem mostrando que ele pode ocorrer das mais variadas formas, independente das crenças, cor da pele e opção sexual.

    ResponderExcluir
  22. Apenas uma correção, escrevi 2000 mil anos, quando na realidade era 2000 anos.

    ResponderExcluir
  23. Temos uma questão em comum. A realidade deve ser questionado, porém, como cristão, buscamos apurar segundo a vontade de Deus e não do homem. E fico feliz em saber que você realmente, como nas últimas postagens, vê que a Bíblia é um livro que apresenta ensinos históricos e reais com as outras ciências, mas, seria interessante você ver um dos primeiros estudos que coloquei no blog. Para compreender a Bíblia, devemos ter em mente a estrutura da qual foi feita. Ex.: História, poesia, profecia, cartas e evangelho. Cada um tem uma especificidade de estudo. Não posso compreender um texto profético como um texto histórico. Ex.: “E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia” (Apocalipse 13:1), parece loucura, correto? Se analisado como história sim, mas como profecia não! Apresenta as respostas na própria bíblia, e ao contrário dos que muitos fazem, não precisa interpretar, porque a própria bíblia se interpreta.
    Agora me responda uma coisa, que benefício teria um povo ao narrar sua história, citar as perdas em guerras, os erros, defeitos entre outros pontos negativos que são muito mais que positivos? Se observar o padrão desta época, era exatamente ao contrário, apenas exaltavam as qualidades! O que eles ganhariam?
    Detalhe: A bíblia não é apenas um livro histórico!
    “Acho muito engraçado na realidade usar escritos da própria Bíblia para dizer que ela é A Verdade. É óbvio que ela fará isso. Qualquer discurso se constrói como forma de se justificar”.
    Isso é verdade, mas dizer o contrário também apresenta o mesmo contexto.
    Agora veja, em relação a interpretação, como documento moral, ela deve se interpretar, correto? E não como acontece, onde muitos a interpretam a seu bel-prazer. Como livro histórico, veremos muitas informações preciosas. Conforme dito pelo Dr. Rodrigo Silva, a bíblia se torna mais confiável para a arqueologia que alguns documentos históricos que são patrióticos, algo que a bíblia não é!

    ResponderExcluir
  24. Em relação a homossexualidade, veja só uma coisa. Deus criou homem é mulher, logo, se estudarmos na bíblia, qual é a vontade em relação à “tipagem” familiar, veremos que é esta, entretanto, em nenhum momento a bíblia diz que Deus não ama o que pratica tais atos! E digo mais, os cristãos, também não deveriam rejeitar ou ter preconceitos com quem tem tais hábitos. Mas aceitar os mesmos é outra questão. Tenho amigos e amigas homossexuais, e as amo como uma pessoa normal, mas, não posso amar o pecado! Deus ama o pecador e não o pecado.
    “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:8).
    Agora, pensando no SEU contexto de discurso moderno, eu diria o seguinte: porque criticar o drogado que bate na mãe e rouba da sua própria casa para alimentar o vício? Ele escolheu isto para ele, temos que respeitar! Porque criticar a prostituta que utiliza seu corpo para ganhar dinheiro e transmite diversas doenças para muitas famílias? Ela escolheu isto para ela! Porque criticar o pedófilo? Ele gosta de ter relações sexuais com crianças. Ele escolheu isto para ele, ou até, nasceu assim! Porque criticá-los? Ou isto é fora de contexto? Ou é moderno demais?
    Como já citado, a bíblia é o parâmetro de Deus para o SEU povo. Aquele que não é o Seu povo, vive da maneira que quiser, não é verdade. Logo (não me interprete mal), se você não faz parte do povo de Deus, não tem o porque criticar a maneira que Deus determinou o Seu povo viver.
    “E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios” (Êxodo 6:7).
    Para compreender a vontade de Deus, precisa orar, e estudar a Sua palavra, que foi deixada através dos seus discípulos. Paulo disse:
    “Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas” (Romanos 3:1-2).
    “E seria um pensamento inocente acreditar que as escolhas não perpassam ciência, história ou valores”. Lembra do que aconteceu na Revolução Francesa, com a deusa razão? Tentaram abolir a bíblia na França, adotando a deusa razão. Veja se conseguiram!
    Gostaria de lembrar que os parâmetros sociais estão e são relacionados a grupos, ou seja, você como ateu, vai cadenciar suas aulas baseadas no seu contexto e não nos dos documentos. Exemplo: Como você vai trabalhar a libertação do povo escravo de Israel, quando saiu do Egito? Não vai falar das pragas? Ou da queda do muro de Jericó?
    Agora, tratar sobre outros assuntos históricos, não envolvem questões cristãs, como lhe dar com o descobrimento das Américas. Mas, ensinar como foi a educação religiosa aqui, não envolve fizer se fizeram certo ou não, apenas narrar o que aconteceu. E é assim que a bíblia faz em muitos pontos! Narram as ações! Saber se é certo ou errado, deve-se estudar para ver o que Deus havia falado através dos profetas.
    Detalhe: Parâmetro social pode também estar relacionado com o meio.

    ResponderExcluir
  25. Ensinar história não significa apontar erros e acertos, mas narrar fatos e leva-los (os alunos) a compreensão dos fatos através de uma óptica da época, entretanto, ensinar valores e princípios é outro caso. Você pode escolher viver conforme o mundo, eu escolho viver conforme a vontade de Deus, da mesma forma, que o homossexual escolhe ser homossexual baseado na contemporaneidade.
    Lembra o que Jesus disse sobre os fariseus?
    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia” (Mateus 23:27).

    Não adianta pregar que Deus é bom se você é mal! Quem você adora determina que você é! Os caminhos em que você anda, mostram quem é seu senhor!
    “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mateus 6:24).
    Mas, quem sou eu para julgá-los. Cabe a Deus julgar! Cuidado, para não estereotipar as religiões! Da mesma maneira, existem muitos católicos, evangélicos, que exercem a vontade de Deus na caridade muito mais que os Kardecistas. Não generalize, mas, que muitos que se dizem cristãos não apresentam uma conduta de acordo com a vontade de Deus, é verdade! Mas, quem sou eu para julgar!
    Cito Gandhi:
    "Amo o cristianismo, mas odeio os cristãos, pois não vivem segundo os ensinamentos de Cristo" (Mahatma Gandhi).

    Agora em relação a estes cristão de aparência que você conhece, veja:
    "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" (Mateus 7:23).

    A detalhe, o Kardecismo dogmatiza também os valores, a caridade é um valor dogmatizado, e fazem pois acreditam que é a única maneira de ir para o céu! Prefiro pensar no Deus que me salva pela graça! Do jeito que a bíblia ensina! Se não, pobre do ladrão da cruz, vai para o inferno, pois não teve obras! Ops... Jesus disse que ele seria salvo!
    Percebe? Você pode criar suas doutrinas se ler um versículo isolado, mas, se ver o contexto, saberá a vontade de Deus!
    Estarei orando por você!

    ResponderExcluir
  26. Respondo tudo isso apenas com uma fala: ensinar sobre a religiosidade ao longo da historia não significa pregar determinada religião... Existe uma grande diferença entre usar a bíblia enquanto um mero documento histórico (e, por consequência, passível de possuir verossimilhanças ou subjetividades das mais variadas) em uma aula, do que usa-la enquanto fonte inquestionável da história dos povos, bem como dos valores que a sociedade deve seguir.
    Erra ao dizer que sou ateu, em nenhum momento disse que não existia algo além do que compreendemos, apenas que acredito que esse algo passa longe de ser essa energia dos valores humanos perfeitos pelo cristianismo.
    E é claro que parâmetro social diz respeito ao meio, afinal, o que é o social senão o meio?

    "Ensinar história não significa apontar erros e acertos, mas narrar fatos e leva-los (os alunos) a compreensão dos fatos através de uma óptica da época, entretanto, ensinar valores e princípios é outro caso"

    Só não se esqueça que a óptica da época é enraizada de valores e princípios, que também devem ser compreendidos pelos estudantes. Afinal, é inocência separar História de Sociologia, isso se dá unicamente no plano da metodologia.

    Acredito que eu já disse tudo que tinha para dizer nesses comentários. Minha preocupação não é mudar sua opinião, mas sim apresentar outra visão para as pessoas que entram e lêem aqui. Afinal, não há educação sem dialética.

    Pode orar, e se der resultado me avisa qualquer hora... Mas eu não me preocuparia se fosse você, eu não me preocupo em ser salvo... É egoismo fazer o bem pra salvar a própria alma... o outro não é um meio, mas um fim...

    Abraços!

    PS: Quem é você pra julgar? É o que mais fez nessa postagem sobre homossexuais. Um julgamento baseado na sua interpretação da Bíblia enquanto correta... Me poupe, não queira esconder a mão que joga a pedra...

    ResponderExcluir
  27. Olá Gabriel,
    Ensinar o parâmetro que Deus deseja para o Seu povo não é fazer julgamento! Por exemplo, Deus não quer que Seu povo adultere, logo, fazer um post sobre adultério não significa que eu estou desprezando os adúlteros, mas, informando-os a vontade do Pai, "porque pela lei vem o conhecimento do pecado" (Romanos 3:20).
    Você pode pregar, como está fazendo, qualquer deus estranho, e desejar viver conforme o parâmetro de seus deuses, que é o que você está fazendo, e também de certa maneira, está escondendo a mão que joga a pedra ao dizer que os parâmetros dos seus deuses são superiores. É um caminho muito turvo. Mas, lembre-se que julgar não é igual a ensinar! Julgar um homossexual é diferente de ensinar a vontade de Deus para a vida dele.
    Concordo com você que “ensinar sobre a religiosidade ao longo da historia não significa pregar determinada religião”, pois, se observar, no ultimo post fiz uma citação de Gandhi. Agora, ensinar os parâmetros de Cristo também não é fazer julgamento.
    “E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo” (João 12:47).
    Infelizmente, a bíblia como fonte histórica é mais confiável que os documentos patrióticos dos povos (lembra o link do Dr. Rodrigo Silva).
    Agora, faça a seguinte observação. Em nenhum post do blog prego religião, mas, o Deus da bíblia. Até mesmo Jesus não pregou religião, mas o Deus da bíblia. Como já disse, viver de acordo com a vontade do Deus da bíblia é escolha, e um parâmetro exclusivo para o Seu povo. Como você não faz parte deste, não precisa se preocupar. Pois, o Deus dos Abraão, Isaque e Jacó, nos deu ensinos baseados no amor, mas a lei não pode fazer o homem amar, mas, aquele que ama guarda a lei. Entretanto, feliz é aquele que anda segundo a vontade do Pai, pois, “se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto; E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada (Levítico 26:3-6).
    É segurança para nós e para a sociedade.
    Porventura é errado obedecer a um pai? Claro que não. O filho que honra seu pai anda em caminhos seguros.
    Obrigado pelas postagens.
    Com certeza, aqueles que lerem os post aprenderam muito com os seus pensamentos.
    "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29:11).
    Shalom!

    ResponderExcluir
  28. Olá Felipe, tenho certeza que você deve ser um homem do bem, que ama a Deus acima de tudo e que vive a sua religião dentro de tudo o que você acredita. depois que falei com você andei dando uma olhada no seu blog e nos debates que vem tendo com Gabriel muito interessante o que um e outro fala, eu acho que se você fez esse blog e colocou temas tão polêmicos como homossexualidade, acho que já estava esperando por debates não? quanto a bíblia acho que esses debates não levarão a lugar algum pois você mesmo já citou e eu concordo plenamente que Deus nos deu livre arbítrio e nos deu uma coisa muito importante chamada inteligência e nós devemos usá-la por isso nos questionamos em tudo, inclusive a bíblia que durante muito tempo ninguém tinha coragem de questionar por medo da chamada mão de Deus era um assunto proibido de questionar e ponto.só que hoje em dia já conversamos sobre ela,não é isso que você vem fazendo em seu blog? então se você abriu esse espaço as pessoas tem o direito de expressar suas idéias não é? Na minha humilde opinião pois não sou formada em historia como vcs, acho que a bíblia é um livro especial da humanidade, que conta a historia de um povo da antiguidade que teve homens especiais como Moisés que colocou direção em um povo, e o novo testamento que conta a historia do homem mais especial e maravilhoso que esteve neste planeta que foi Jesus que veio ensinar o amor alias mesmo nascendo judeu teve a coragem de enfrentar o seu povo para passar novas idéias dizendo que Deus era Deus de amor e não olho por olho dente por dente como tinha sido pregado até ali por aqueles mesmos chamados homens de Deus. só que esses mesmos homens de Deus cometiam atrocidades e diziam que era Deus que mandava e isso eu não acredito pois se ele é amor não daria ordens do tipo:passem todos ao fio da espada homes,mulheres e crianças entre outras que vc já conhece tão bem pois vejo que estuda as escrituras, pra mim a vontade era deles mesmos e como se achavam no direito de sua razão diziam Deus está me mandando igual vem acontecendo durante toda a historia homens tem derramado sangue em nome de Deus dizendo assim ser a vontade de Deus mas a vontade não

    ResponderExcluir
  29. é de Deus e sim de que a sua verdade seja prevalecida. Do mesmo jeito acho errado quando vejo uma pessoa citando partes da bíblia e fala assim: Deus fala no capítulo tal versículo tal,não é Deus que tá falando deveria falar assim Mateus fala no cap. Tal vers. Tal. Isaías fala no cap. Tal. vers. Tal .porque não é Deus que escreveu aquilo foram homens daquela época, mesmo eles sendo fiel a Deus e usado a sabedoria que eles conheciam para a época e cumprindo a sua religiosidade ainda eram eles que escreviam e não Deus.até Jesus não deixou nada de seu próprio punho o que eu acho uma pena pois adoraria ler alguma coisa que ele próprio tivesse escrito,não sei porque? Pois até onde sei Jesus era letrado e teria estudado na escola dos essênios.me (corrija se eu tiver errada).então as história de Jesus foram escrita por seus seguidores,e até onde sei nos primórdios da igreja católica que de fato seriam os primeiros cristãos foi um padre que selecionou os textos que eles quiseram e juntaram com o antigo testamento, inclusive sei que ficou muitos testos sobre a vida de Jesus de fora.então pra mim a bíblia, o antigo testamento é um livro escritos por homens inspirado e apenas isso por Deus e as vezes nem tão inspirado e sim usavam de sua própria cabeça quando narram atrocidades de seu povo. E o novo que é as história de Jesus, acho lindo pois só fala de amor ao próximo e de um Deus maravilhoso. Agora essa é a minha opinião mas tudo que é lido nessa vida cada um pode interpretar do seu jeito,não existe esse negócio de querer dizer vou mostrar a eles a verdade,pois ninguém é dono da verdade absoluta. Então acho que esse debate se torna desnecessário. Agora quanto a questão dos homossexuais é uma questão muito perigosa que vc mexeu usando trechos da bíblia para se afirmar, pois hoje vivemos num

    ResponderExcluir
  30. mundo mais humano ao contrario do que muita gente acha antigamente se não compartilhasse a mesma idéia até mandavam para os leões comer?ex: os cristãos, ou se fosse negro era inferior deveria servir ao senhor branco ex: escravos e Hitler o que ele fez então. Homossexuais sempre houve e sempre vai haver é fato. eles podem casar ter filhos, virar padres fazer o que for mas vão sempre ser do jeito que eles nasceram só vão disfarçar não adianta conheço muito caso assim e vc deve conhecer também,é um espírito de mulher trancado num corpo de homem não tem jeito e eles são os que mais sofrem, sofrem na escola sofre por causa dos pais, sofrem por se sentirem diferentes então acho que eles já tem sofrimento demais pra gente ainda ter que dizer que eles tem que queimar numa fogueira eternamente. Não basta quantas mulheres foram queimadas como bruxas pelos chamados cristãos em nome de Deus. E depois a igreja se arrependeu. Chega, agora é hora de aceitar as diferenças de todos os tipos, de pensamento de religião de raça e porque não de opção sexual, isso não pega, já nascem com essa preferência. então vamos deixar cada um ser feliz do jeito que puder, e um dia quando passarmos para o lado de lá que cada um receba aquilo que mereça pelos seus méritos, Deus conhece o coração de cada um.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  31. Seja bem vinda novamente Adriana,
    De fato, os debates são consequências de pontos de vista. A idéia principal do blog é buscar fazer com que o cristão através do estudo das Escrituras possa conhecer a Deus, e não apenas aceitar uma opinião de um líder que determina e manipula para seu bel-prazer. As discussões são consequências disto, sendo que em muitos templos religiosos, os líderes pregam utilizando a Escritura de maneira negligente, e muitas pessoas humildes que não tem o espírito Bereano, aceitam passivamente e são levadas ao erro por pastores enganadores.
    "Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?" (Ezequiel 34:2)
    "Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte" (Isaías 56:10-11)
    Vejo que você compreendeu muitas coisas Adriana, sobre o blog. Mas ao olhar para a Escritura, não devemos pensar desta maneira, no sentido de que pessoas matavam em nome de Deus, de maneira sanguinária e tirana.
    Veja só, até chegar a plenitude dos tempos e Deus mostrar o plano da redenção, que é Cristo Jesus, o povo recebia o juízo pelos pecados de maneira direta, mas, isto não significava que eles estavam perdidos. Em alguns casos sim. Mas, tudo isto acontecia para mostrar a todo mundo que é o Deus de Israel. Igual aconteceu no Egito! Para que todos conhecessem o Deus dos hebreus.
    Agora, veja as falas de Jesus:
    "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" (Mateus 5:17).

    ResponderExcluir
  32. Ou seja, Jesus não enfrentou os judeus como você disse, Ele veio mostrar o verdadeiro sentido do que eles faziam (em relação as leis e os holocaustos). Ele não veio passar novas idéias. Trouxe as mesmas idéias, porém, veja o link que Ele fez em um texto sobre o divórcio: "Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea" (Marcos 10:5-6).
    Deus, permitiu algumas coisas, pela dureza do coração do povo, mas, desde o Éden, sempre foi de apenas um jeito e sempre vai ser.
    E veja uma coisa. Jesus em momento algum negou as escrituras ou disse que o que estava contido ali era falso, pelo contrário, Ele disse: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5:39). Quais as escrituras que existiam naquele tempo? O velho testamento! Veja. Jesus diz para nós examinarmos, e não fazer da Sua palavra um ritual, como os judeus fizeram. E veja outro exemplo:
    "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: o Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos" (Lucas 4:16-21).
    Jesus usou as Escrituras para pregar! E no livro de Isaías, conta as mesmas situações de pessoas “matando” em nome de Deus! Porque Jesus não rejeitou os Escritos?
    Lembre-se Adriana, Ele nos disse para Examinarmos. Muitas coisas do velho testamento tem um simbolismo, como os sacrifícios e alguns ritos, que apontavam para Cristo!
    Agora em relação ao derramamento de sangue, colocando como vontade dos homens, lembre-se que Saul foi reprovado por Deus pois havia guardado o rebanho de uma cidade para sacrifício e Deus havia mandado ele matar os animais também! Mas, isto, não significa que aquelas pessoas estão perdidas. Jesus nos oferece a salvação Nele. A vida eterna!
    Porque será que Jesus não deixou nada escrito?
    "Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29)

    ResponderExcluir
  33. Em relação ao local o se Jesus teve estudos com Rabis, a bíblia não fala. Fala que ele era carpinteiro, se estudou em uma escola de profetas não fala, assim, não gosto de ficar especulando, pois, “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre” (Deuteronômio 29:29).
    Sobre a bíblia (Velho Testamento) ser ou não inspirado, ou ser a Palavra de Deus, sabemos que Jesus poderia ter negado o mesmo, e até os discípulos ou escritores, já que estavam trazendo uma nova orientação da lei, mas não é o que acontece, pelo contrário, Paulo em suas cartas cita diversas passagens do Velho Testamento, mostrando que os judeus não estavam compreendendo o caráter de Deus!
    Os primeiros cristãos não fora a igreja Católica e sim a igreja primitiva (de Atos), a igreja romana, foi uma extensão religiosa do poder Imperial, no caso de Constantino. Mas isto é em aproximadamente 315 da nossa era. Nesta etapa, os ensinamentos já estavam distorcidos (podemos ver em cartas de cristão do 1º Século). Mas foi em um concílio que organizaram os textos do novo testamento. Nisto você tem razão. Mas não foi um padre. Foi um concílio.
    Agora se você acha que o Velho Testamento não fala a mesma coisa do Novo, recomendaria ler novamente, pois, grande parte do novo testamento são citações do Velho. Inclusive, Apocalipse, tem mais textos do Velho Testamento do que escritas feitas por João. Quase 70% do Apocalipse é citação do VT. Agora se você acha que cada um pode interpretar do seu jeito, é sua opinião! Não posso contestar. Gostaria de saber como as pessoas interpretariam os 10 mandamentos? Mas dizer que ninguém é dono de uma verdade absoluta, você se contradiz, pois sua fala é uma verdade absoluta! Deus é o dono da verdade. Ele disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6).
    "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32)
    Logo, examinando as escrituras e conhecendo a Verdade não sejamos como o diabo que não permanece na verdade. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (João 8:44).

    ResponderExcluir
  34. Em relação a homossexualidade, lembre-se do que comentei com o Gabriel: Deus deixou um parâmetro para o Seu povo. Vice de acordo com o parâmetro que faz parte do povo. Quem não faz, não precisa. Não creio na questão de que é um espírito de mulher em um corpo de homem, pois a bíblia nos ensina que Deus é quem dá o folego de vida (o Espírito), e se você olhar outras postagens, podemos ver que tem algumas questões hormonais ou de opção, mas mesmo as questões hormonais não são predominante no caráter.
    Agora, queimar na fogueira eterna. Isto não se diz a ninguém. Pois da mesma forma que existe o homossexual, existe o adultero, o ladrão, o pedófilo, e todos, em Cristo podem encontrar a Salvação, pois Deus é amor!
    Agora em relação ao método que a igreja romana utilizava, lembre-se que ela foi uma extensão do Império de Constantino, daí, vai fazer sentido as práticas que eles fizeram, mas, não fora o que Deus mandou fazer!
    Aceitar a diferença todos devem mesmo, concordar com elas que é uma questão de princípios. Como cristão, meus princípios são pautados na Bíblia! Aceitar o homossexual não é errado ou pecado, pelo contrário, porém, aceitar o que ele faz é outro ponto. Amar o assassino é uma coisa, aceitar o que ele faz é outra.
    Mas saiba que a salvação não é por méritos, ok?
    "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:24).
    "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra" (Romanos 11:6).
    Mas, em uma coisa você tem razão, o Juízo virá, para todos!
    “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6:10).
    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir