quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Questões sobre Maria a mãe de Jesus

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Recentemente, um leitor me enviou dois vídeos para analisar e eu gostaria de partilhar as análises, sendo que as mesmas envolvem diversos pontos teológicos importantes, porém, é de suma importância que o leitor assista os vídeos recomendados para compreender o contexto do assunto.

Primeiro ponto é a questão da nomenclatura "Virgem Maria".
Maria realmente, antes do nascimento de Jesus estava Virgem, para que se cumprisse as Escrituras:

Na lei:
“Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens” (Êxodo 13:2).

Na Profecia:
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).

Porém, após o nascimento de Jesus tal título não é utilizado nenhuma vez a Maria, apenas como Maria ou a mãe de Jesus (João 19:25, João 2:3, Atos 1:14).


Ter um filho era sinal de honra para a família e continuidade do nome. Para José, não ter um filho, seria sinal de vergonha ou maldição (pensamento cultural do povo hebreu).
Exemplos: 
Vergonha - Abrãao: “Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro” (Gênesis 15:3).
Era tão vergonhoso que Sara, sua mulher, deu sua concubina para ter relações com Abraão e gerar um filho (Gênesis 16:1).
Maldição: A mulher que não podia dar a luz era vista como em pecado ou que não recebera as bênçãos de Deus (Gênesis 20:18, 1 Samuel 1:5-6).

Logo, para termos certeza que Jesus tinha irmãos deveríamos encontrar resquícios na bíblia? Porém, ela diz de maneira exata!
“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos” (Mateus 12:47-49).

Vejamos as evidências:
1 - Os discípulos já estavam com Cristo;
2 - Não seria de honra uma mulher andar só com diversos homens, era visto como prostituta (a não ser que fosse da família).
3 - Alguém diz claramente: Sua mãe e seus irmãos!

Então, Jesus teria irmãos? Se tivesse irmãos, a bíblia deveria falar seus nomes, correto?
“Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas”? (Mateus 13:55).   

As evidências de que Maria não ficou virgem eternamente é comprovada pela própria Bíblia.
Em outro trecho, Maria mãe de Jesus é chamada de Maria mãe de Tiago.
“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo” (Marcos 16:1).
Qual é a única Maria mãe de Tiago que a Bíblia menciona?

Segundo ponto Maria como criatura
Inicialmente quero fazer a citação do texto apresentado no vídeo:
Classificada como numero 14: “confesso que Maria não sendo mais que uma simples criatura”.
Após isto o padre diz: “Maria está à cima de qualquer criatura” e “A mais perfeita de todas a criaturas”.
Vamos base bíblica para isto?

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Filipenses 2:9).
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado” (Romanos 3:9).

Primeiro, não existe nenhuma criatura que tenha alguma elevação sobre a outra, pois todos estamos debaixo de pecado.
A bíblia não faz nenhuma citação de que Maria está sobre alguém, a não ser chamá-la de bendita, entretanto, várias características são utilizadas para outros:
Davi: o homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22), Moisés: o homem mais manso da terra (Números 12:3), etc...
Se houvesse criatura perfeita, esta seria Adão, o primeiro criado, sem pecado!

Irmãos, "não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade" (2 Pedro 1:16).


Os vídeos analisados estão disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=4YyPWIQgVEQ&feature=youtube_gdata_player
http://www.youtube.com/watch?v=L-MeYlhEOKU&feature=youtube_gdata_player 

Nenhum comentário:

Postar um comentário