sábado, 21 de janeiro de 2012

Questões sobre Maria a mãe de Jesus

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Timóteo 2:5).


Terceiro ponto: Maria está no céu?
Para compreender este ponto, você precisará fazer uma análise sobre a questão da morte.
Uma análise em linhas gerais:


1) o que é alma?
Nós somos alma! Não temos alma!
“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).


Somos feitos alma vivente. Alma é o resultado de corpo mais espírito.
“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gênesis 3:19).
“O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente” (1 Coríntios 15:45).
“Se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó” (Salmo 104:29,30).
“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7).


Assim, somos alma!


Com este ensinamento já eliminamos diversos erros apresentado no vídeo. Exemplo: de que está no céu a alma das pessoas sem corpo. Citando as palavras do vídeo: "Os santos estão em Deus somente em alma".
Isto é um engano! Não existe alma sem corpo e espírito.

2) Maria está no céu?
Com certeza não! Primeiro porque não há NENHUM relato bíblico disto.
Segundo que as pessoas serão ressuscitadas apenas na 2a vinda de Cristo!
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12:2).


“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:28-29).


“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20:5-6).


Agora, já entramos em outro parâmetro. Se Maria está no pó da terra, como todos os outros homens, e será ressuscitada com todos aqueles que foram fiéis a Deus, resolvemos diversos erros que são apresentados pelo padre. 


Quais?


A virgem Maria atende a pedidos?
De fato não, pois está dormindo no Senhor e Pedro já havia dito que
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:5).
Este texto também acaba com a falsa doutrina de que os santos são um intermediadores entre Deus e o homem. Assim como Maria.
E apenas estes versículos já acabam com outras doutrinas que ele fala no vídeo, tais como:
1)Os santos atuam no céu em Deus, 2) estão na glória e 3) Aplicam sua vontade para realizar coisas boas e interceder por nós
Isto porque estão mortos!
Mas você pode querer colocar a questão que eles sabem o que acontece na terra.
Primeiro perigo: isto é um ensino espiritualista.
Segundo: a bíblia ensina que:
“Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele. Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:1-6).

Ou seja. A pessoa quando morre, não vai para o céu (não tem recompensa).
O que acontece com ela? Espera o juízo. Onde? Dormindo. Uma metáfora exemplificando a morte, ou o fim, pois, “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52).

Outro erro é dizer que anjos e demônios não tem corpo, são apenas uma energia. Veja:
E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; Gênesis 19:1 - Estes anjos chegam a puxar Ló.
Em Genesis 32 Jacó luta com um anjo.
Entre diversas outras passagens!
Ele também diz que os demônios não viram a Deus. Onde está escrito isto? Sabe-se que os demônios eram anjos que foram corrompidos por Lúcifer.
“E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra” (Apocalipse 12:4).


Agora eu fiquei me perguntando: Onde na bíblia apresenta as seguintes afirmações!
Maria é a mãe da igreja? Maria foi ressuscitada?
O mais interessante é que os vídeos apresentados (estão na primeira postagem), nem se quer citam a bíblia. Não fazem nenhuma referência se quer dos textos bíblicos.
Ele apresenta uma ideia de que Maria contém onipresença, não como Deus, mas como uma benção de Deus. Isto é um princípio de adoração grega, e dos seus deuses, pois, para os gregos, os deuses contemplavam os mortais com alguns dons.
Eu gostaria de observar um detalhe.
Ele (o padre) disse que todos são devotos de "Nossa Senhora". O que é devoto? Devoto é consagrado.
A quem nós devemos nos consagrar? A Maria aos santos ou a Jesus?


Irmãos, “vigiais e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Marcos 13:33).

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Questões sobre Maria a mãe de Jesus

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Recentemente, um leitor me enviou dois vídeos para analisar e eu gostaria de partilhar as análises, sendo que as mesmas envolvem diversos pontos teológicos importantes, porém, é de suma importância que o leitor assista os vídeos recomendados para compreender o contexto do assunto.

Primeiro ponto é a questão da nomenclatura "Virgem Maria".
Maria realmente, antes do nascimento de Jesus estava Virgem, para que se cumprisse as Escrituras:

Na lei:
“Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens” (Êxodo 13:2).

Na Profecia:
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).

Porém, após o nascimento de Jesus tal título não é utilizado nenhuma vez a Maria, apenas como Maria ou a mãe de Jesus (João 19:25, João 2:3, Atos 1:14).


Ter um filho era sinal de honra para a família e continuidade do nome. Para José, não ter um filho, seria sinal de vergonha ou maldição (pensamento cultural do povo hebreu).
Exemplos: 
Vergonha - Abrãao: “Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro” (Gênesis 15:3).
Era tão vergonhoso que Sara, sua mulher, deu sua concubina para ter relações com Abraão e gerar um filho (Gênesis 16:1).
Maldição: A mulher que não podia dar a luz era vista como em pecado ou que não recebera as bênçãos de Deus (Gênesis 20:18, 1 Samuel 1:5-6).

Logo, para termos certeza que Jesus tinha irmãos deveríamos encontrar resquícios na bíblia? Porém, ela diz de maneira exata!
“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos” (Mateus 12:47-49).

Vejamos as evidências:
1 - Os discípulos já estavam com Cristo;
2 - Não seria de honra uma mulher andar só com diversos homens, era visto como prostituta (a não ser que fosse da família).
3 - Alguém diz claramente: Sua mãe e seus irmãos!

Então, Jesus teria irmãos? Se tivesse irmãos, a bíblia deveria falar seus nomes, correto?
“Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas”? (Mateus 13:55).   

As evidências de que Maria não ficou virgem eternamente é comprovada pela própria Bíblia.
Em outro trecho, Maria mãe de Jesus é chamada de Maria mãe de Tiago.
“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo” (Marcos 16:1).
Qual é a única Maria mãe de Tiago que a Bíblia menciona?

Segundo ponto Maria como criatura
Inicialmente quero fazer a citação do texto apresentado no vídeo:
Classificada como numero 14: “confesso que Maria não sendo mais que uma simples criatura”.
Após isto o padre diz: “Maria está à cima de qualquer criatura” e “A mais perfeita de todas a criaturas”.
Vamos base bíblica para isto?

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Filipenses 2:9).
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado” (Romanos 3:9).

Primeiro, não existe nenhuma criatura que tenha alguma elevação sobre a outra, pois todos estamos debaixo de pecado.
A bíblia não faz nenhuma citação de que Maria está sobre alguém, a não ser chamá-la de bendita, entretanto, várias características são utilizadas para outros:
Davi: o homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22), Moisés: o homem mais manso da terra (Números 12:3), etc...
Se houvesse criatura perfeita, esta seria Adão, o primeiro criado, sem pecado!

Irmãos, "não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade" (2 Pedro 1:16).


Os vídeos analisados estão disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=4YyPWIQgVEQ&feature=youtube_gdata_player
http://www.youtube.com/watch?v=L-MeYlhEOKU&feature=youtube_gdata_player