domingo, 1 de abril de 2012

Pequenos Estudos - A Santidade de Deus


“Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-O no Seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo” (Salmos 99:9).

Na bíblia, desde o princípio da criação, temos a clara apresentação de relatos sobre Santidade de Deus, não apenas na adoração e nas palavras dos ungidos do Senhor, mas nas Suas ações para com o homem caído. A Santidade do Pai está relatada nos Seus atos de amor.
Compreendo que o Pai, seu Filho (o Verbo de Deus, a ação) e o Espírito (o Poder) é um e O único Deus (Tiago 2:19), podemos ter plena certeza de Sua santidade através do Verbo que habitou entre nós, do qual, sem pecados nos livrou do abismo da morte.

As Escrituras apresentam profecias sobre a Santidade de Deus em Jesus, pois assim diz o salmista: “Porque o Senhor é a nossa defesa, e o Santo de Israel o nosso Rei” (Salmos 89:18), portanto não seria Cristo quem nos defende e dentro o povo de Israel é o Santo? Outrora, sobre isto, assim mesmo testificou João: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis, e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1).

Em outro lugar diz sobre Jesus: “O nosso redentor cujo nome é o Senhor dos Exércitos, é o Santo de Israel” (Isaías 47:4) e outro testificou “e no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16).

Entretanto, falar da Santidade de Deus é puro pleonasmo, até mesmo aqueles que não creem em Deus, sabem que o que “rege” o universo é algo “separado”, “especial”, ou seja, santo. Assim, a todos aqueles que professam a fé neste Deus que é Santo, vem GRANDE responsabilidade, pois sendo o senhor rico, será seu servo miserável? Ou sendo a terra boa, será sua semente infrutífera? Portanto, sendo a Videira Santa deverá ser os ramos santos, pois assim mesmo vos testifico, “porque Eu sou o Senhor vosso Deus, portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo” (Levítico 11:44), “santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo” (Levítico 19:2), “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15-16).



“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

2 comentários:

  1. Gosto de paulo de Tarso , ele explica bem a respeito de quem somos nós e quem é e fez cristo , e o seu motivo da vinda à terra.

    ResponderExcluir
  2. Sobre Cristo:
    "Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
    Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados" (Hebreus 10:12-14).
    "Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado" (João 8:34).

    Sobre nós:
    "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

    ResponderExcluir