sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pequenos Estudos - Deus, o Juiz

“Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31).

Todos os que creem em Jesus Cristo como o Ungido do Senhor tem a certeza de que chegará o dia em que Ele voltará para buscar aqueles que foram fiéis e Nele creram (João 14:3), entretanto, se o Pai, que conhece o nosso coração virá para nos buscar, nos julgará segundo que critério, se grande parte da cristandade diz que a lei foi abolida? Porventura Deus tem filhos favoritos, do qual já escolheste para o Seu Reino?
Todos os cristãos tem consciência de que Deus virá julgar o mundo, pois assim está escrito: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27) e o profeta anuncia: “vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).

Agora, porém, se o Pai julgará as obras dos homens, aniquilando de vez o pecado, devemos compreender o que é pecado? “Porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). Sendo então o pecado a transgressão da lei, como haveria o mesmo sendo que não existe lei? De fato, aquele não nega a Lei também nega a justiça e o juízo do Juiz, e assim o mal jaz em sua porta.

“Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” (Tiago 2:9-10).
Irmãos, não se esqueçam que assim disse o Pai: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele” (João 14:21) e “porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30) “e assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos 7:12).

8 comentários:

  1. JESUS DISSE ," VÓS SOIS DEUSES " ...ENTÃO QUER DIZER QUE EU ME JULGO CERTO OU ERRADO ...EU SOU JUIZ DE MIM MESMO . POIS A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA DISSO , JÁ ME TORNA RESPONSÁVEL PELOS MEUS ATOS ... ATÉ É ENGRAÇADO . QUANDO FAÇO ALGO "ERRADO". É O CAPETA ... SE ACERTO E DEUS ...KKKKKKKKKKK ...ESSE PESSOAL É LOUCO .

    ResponderExcluir
  2. O interessante é que você respondeu seu próprio pensamento em sua afirmação.
    "ENTÃO QUER DIZER QUE EU ME JULGO CERTO OU ERRADO".
    Realmente, nós somos os responsáveis pelas nossas escolhas.
    Desta forma, se escolhe e devido ao que julga ser bom, entretanto, baseado nas influências que recebe.
    Ninguém escolhe ser mal se o ambiente não o influencia, assim, não nego o fato de uma influência, que é a que te rege.

    "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" (Deuteronômio 30:19).

    Entretanto, "toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17), pois, "como está escrito: Não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3:10).

    A não ser que sejas tu justo pelas tuas forças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola , professor...Felipe....
      Aqui é a Fabiana Stevanato....
      é como eu pensava... ninguem é de todo mal e tampouco bom....mas temos o livre arbitrio, para escolher se queremos ser bons ou maus...

      Excluir
    2. Exatamente. Deus nos dá possibilidade para escolher, pois está escrito: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência" (Deuteronômio 30:19).

      Excluir
  3. Eu acredito que o mal é o caminho do bem através da dor... Penso que todo caminho tem seu lucro. Sempre nos leva através de estímulo, mesmo que com a dor. A vida é uma grande mãe estimuladora para que não ficamos ociosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma você tem razão Marcos. Todo caminho tem seu lucro, pois está escrito em Mateus 24:51 - "e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes".
      Porém, nem sempre o lucro é o que será o melhor!

      Excluir
  4. Pra mim a vida é um eterno experimentar, e depois deixar de ser. Se sou imperfeito quem me criou não soube fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, que te criou sabe e conhece suas imperfeições, ( (pois só tu conheces o coração dos filhos dos homens - 2 Crônicas 6:30), porém, Ele mesmo nos alivia as imperfeições e nos santifica através do Sangue, pois está escrito: "porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação" (Apocalipse 5:9) e "Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade" (Salmos 31:5)

      Excluir