sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O mundo e a Igreja

"Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus" (Salmos 53:4).


Quem é o povo de Deus?
Este mês presenciei uma cena que tem mostrado as palavras que Jesus havia proferido a anos atrás:

"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mateus 24:23-24).

Muitos de nós temos interpretado estas palavras como se o "Cristo" fosse ter uma aparição literal. Estão enganados. Jesus inclina suas palavras ao fato de como iriam tratar a salvação e o movimento cristão. Estas palavras serão ditas por igrejas!
Você nunca ouviu isto: "Eis que o Cristo está aqui" (nesta igreja) ou "esta é a igreja verdadeira"?

Pense? qual é a igreja verdadeira?
Analise o caso.
Fui a igreja e no púlpito vi uma imagem curiosa. Duas imensas árvores natalinas.
Me perguntei várias vezes qual seria o sentido disto, sendo que é um simbolismo completamente "mundano" além de fazer diretas conexões aos deuses da fertilidade e entidades demoníacas.

O mais curioso é que passeando com minha esposa na rua me deparei com uma cena totalmente inversa. Uma loja (Pernambucanas) fez um presébio em seu interior.

Quais dos dois tem ensinado o que seria o Natal?

A igreja ou o mundo?

"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito" (Mateus 24:23).




2 comentários:

  1. Igreja x igreja

    “Paulo, e Silvano, e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses em Deus, O Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Paulo juntamente com Silvano e Timóteo envia uma carta a Igreja de Deus. Note que não é igreja templo, é Igreja em Deus; referindo-se aos irmãos que se encontravam naquela cidade, fisicamente falando, mas espiritualmente se localizavam inseridos em Deus.

    Um templo serve apenas para acomodar a Igreja do Senhor, para os que não estão em Cristo podem ser atraídos pela estrutura, porém, a nós que estamos nEle sabemos a estrutura em si é apenas uma consequência. E o que catapulta nós como Igreja do Senhor é o que fazemos, não necessariamente dentro dos templos espalhados pelo mundo, e sim ter Deus em nosso tabernáculo.

    Somos conhecidos como Igreja pelo que fazemos, pelos frutos que damos aos outros e este é o melhor testemunho que cada um de nós podemos dar. Se no passado fomos um mau filho, torne-se um bom filho agora; se já era um bom filho, tente melhorar. Ser Igreja é andar conforme Jesus andou, viver como Jesus viveu e isto basta. Jesus não inaugurou nenhum templo de pedras, porém habita em todos os templos construídos por Ele próprio, os templos são apenas para acomodar melhor a Igreja de Deus. E é inadmissível que o templo esteja formoso a vista, mas os frequentadores estejam passando por alguma necessidade. É mais importante comida, remédio, roupas para aqueles que não podem comprar do que azulejo, tinta e reboco no templo.


    Seu irmão é Igreja, trate-o de acordo, é Deus quem o justifica; não faça acusações contra ela (noiva), não tente engana-la, ridiculariza-la, mata-la, porque o Seu noivo é o Senhor dos Exércitos e deu a sua própria vida para resgata-la. Tenha em mente que você não vai a Igreja, pois se assim fosse estaríamos mortos, a Igreja somos nós em tempo integral da nossa vida depois da conversão, regime 24x7 durante 365 dias por ano enquanto folego de vida estivermos. Tem pessoas que tiram férias da igreja, vão passear, viajar, aliviar o stress do dia dia; porém da Igreja não, para que não morramos. Alguns só são crentes do lado de dentro do templo, naquela mesma hora, naquele mesmo lugar; o CEP ficou abençoado, Deus só se manifesta lá e quem estiver de fora do endereço ungido perdeu, Deus fala mais no CNPJ x do que no y, confira! É isto que virou, e alguns de nós estão a correr para ver qual a mais novo souvenir que trará consigo a benção do Senhor. Procure discernir a diferença dos templos e da Igreja e veja qual se parece com Jesus, quem lhe ajuda muito com isso é a Bíblia, isso se ela sair da estante aberta no salmo 23 ou 91 e passar a fazer parte do seu cotidiano. Jesus disse que nas escrituras poderíamos encontrar vida eterna, e é a escritura que fala dEle e suas obras.


    ResponderExcluir
  2. Jesus é o Tabernáculo do Senhor na Terra para nós homens. De modo que, quem estiver fora Deste não adianta virar membro VIP de templo algum no planeta, quem lhe dá acesso ao Pai é o Filho, a noiva não tem este poder. Frequentadores de templos podem ficar de fora das Bodas do Cordeiro e outro que nunca pisou em templo algum entrar e ceia mais o Pai e o Pai com ele. Qual o templo que João Batista entrou? Ou Abraão que é o Pai da fé? Não somos Igreja por frequência em culto como qualquer funcionário de empresa dedicado a causa corporativa é, não é porque dizimamos, não é porque evangelizamos, oramos, jejuamos, passamos noites em claro em vigílias, não é isso que coloca-nos como Igreja. Fazemos isto porque somos Igrejas, é a consequência de está com o Tabernáculo de Deus em nós. A tenda nos segue, não é nós quem a seguimos, os dons nos acompanham e não nós que acompanhamos os dons, andamos por onde Jesus andou, pelo caminho aberto por Ele, sair deste alto caminho é sair dEle mano!

    Templos são muitos por ai, cada qual com suas regras, membros, lideres; a variedade é absurda e não só no nosso País, mas Cristo É um só, e quem o tem é nosso irmão, independentemente da bandeira congregacional que carrega consigo, ou até mesmo se não carrega. Jesus não ensinou a colocar nosso nome em livro de religião alguma, isso é invenção dos homens, Ele escreveu nosso nome no Livro da Vida e isto é o que conta para Ele. Pode até não valer para alguns religiosos que pensam que é obrigado seu nome está no livro da congregação, alguns pensam assim por falta de informação, outros de má fé.

    Não vá a igreja, seja Igreja de Deus, separada por Ele em amor entranhável.

    Por: Igor Luis

    ResponderExcluir