quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Se eu conhecer a verdade eu serei livre?

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32)

Esse versículo nos diz de forma bem clara que se conhecermos a verdade, seremos realmente livres, certo? .... Certo....?
Bem, isso pode paracer bem óbvio não? Mas ai está o grande perigo que corremos: o de acreditar que o óbvio é realmente básico. Note que os assuntos que estamos abordando não são apenas "básicos". Trata-se da Palavra de Deus e não pode ser negligenciada.

(Marcos 7:8) "Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens".

Podemos realmente afirmar que a Bíblia, a Palavra de Deus, é fantástica !!! Ela é capaz de nos conduzir à plena comunhão com Deus, e a gozar do privilégio de Sua presença.

(2 Tm 3.16) "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".

Vejamos: Aqui, Paulo apresenta como devem ser feitas correções, dissipar contendas ou atritos e fortalecer os relacionamentos e os ensinamentos. "Toda Escritura é inspirada por Deus". Mas vamos agora observar um detalhe do que estávamos considerando: A verdade me liberta realmente? Serei livre após conhecer a verdade? Posso gozar da presença de Deus após conhecer a Jesus?

Saiba que a Bíblia nos ensina como ela deve ser estudada, e como deve ser "analisada". Não basta apenas ler um ou dois versículos e crer que já está compreendida a complexidade da Palavra de Deus. Ela é muito mais do que podemos imaginar. Porém, ela é perfeita, verdadeira, a si mesma se explica e se interpreta.

(Isaias 28:13) "Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali;"

Veja que a própria Bíblia nos mostra como devemos estudá-la. Sempre observando todos os detalhes. Então pergunto: É importante conhecermos a Palavra de Deus? O que você acha?
Como disse minha esposa certa ocasião, Deus nos deixou de Gêneses à Apocalipse, para quê? Conhecermos apenas os Salmos? Claro que não !!! Precisamos conhecer a Palavra em sua totalidade, mas não tenho dúvidas que aparecerão circunstâncias que não compreenderemos... Então, devemos buscar auxílio do Espírito Santo, em oração, e ler o santo Livro. Além disso, há ainda o que sugere o text oa seguir:

"(Atos 8:30) Correndo Filipe, (seguinso a carruaguem do etíope) ouviu-o ler o livro do profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? (31) Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar?"

Porém, lembre-se que toda resposta, todo esclarecimento deve ser descrito e confirmado pela própria Bíblia, e não em outros livros ou materias de procedência duvidosa. Não quero dizer que nós não devemos ler materias que explanam assuntos bíblicos nem perguntar para nosso líder, pastor ou padre, não, não digo isso !!! Digo que até mesmo outros livros que tragam explicações diversas, ou explicações que alguém nos der precisam ser comparados pelo Ensino da Palavra devem estar com suas propostas e respostas pautadas pela Bíblia, e não na experiência e nas doutrinas de homens.

Você pode estar se perguntando: - Mas agora ele (o escritor) mudou de assunto, e não respondeu seus próprios questionamentos!!! Está bem, vamos ver nossas perguntas.

- A verdade me liberta realmente? Serei livre após conhecer a verdade? Posso gozar da presença de Deus após conhecer a Jesus?

Vamos pedir para que Deus, através da Sua Palavra responda elas, ok?

"Deus, Pai Santo e querido, único digno de todo meu amor e adoração, Tú és o caminho, a verdade e a vida, e ninguém poderá ir ao Pai ao não ser por Teu Filho Jesus. Quero nesse momento pedir-Te humildemente que o Senhor me ajude a responder minhas dúvidas e minhas aflições, pois Tua Palavra diz que apenas o Espírito Santo é quem convence, e eu não sou nada. Dize-me, Senhor, qual é o Teu grande propósito, Pai. Em nome de Jesus. Amém!"

Deus não apenas respondeu, mas também me mostra-a um exemplo: Pense só: Satanás conheceu toda a verdade, e não foi liberto. Por quê?

(João 8:44)" Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade".

Uau .... Como a Palavra de Deus é perfeita!!!

Não devemos apenas conhecer a verdade; devemos também estar firmados Nela, ou seja, praticá-la. Deus tem algo precioso para cada um de nós. E Ele nos ama pois somos especiais para Ele. Aliás, por ser Ele o nosso Pai amoroso e bondoso, tem por nós amor incondicional.

Agora eu pergunto? Você quer conhecer a verdade? Está disposto a se firmar na verdade que é Cristo? Quer aceitá-Lo como seu Criador e Pai de Amor? Então ore comigo.

"Pai eterno, Santo e amoroso. Entendo que Tu és a verdade e em Tua palavra eu a encontro. Quero que, em Teu nome, Teu Espírito me guie para o caminho que trilhaste para mim. Mostra-me Tua face e fala ao meu coração, para que eu possa, na minha limitação, adorar-Te de todo meu coração e servir-Te, pois amo-Te, e desejo ardentemente conhecer-Te mais e mais. Entra na minha vida e faze morada em meu ser. Sê meu encorajamento em meu caminho, pois sem Ti não sou nada e nada posso, mas Contigo ninguém será contra mim. Conduze-me pela mão e mostra-me o maravilhoso plano que tens para mim. Usa minha vida para apresentar-Te aos que ainda não ouviram a Tua voz. Em nome de Jesus,
Amém!"

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir". (João 16:13)

2 comentários:

  1. Só queria dizer Parabéns!
    É sempre bom ver que a Palavra de Deus é amada,estudada e ensinada...

    "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: SE VÓS PERMANECERDES NA MINHA PALAVRA, VERDADEIRAMENTE, SEREIS MEUS DISCÍPULOS E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.(...)SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE, SEREIS LIVRES."

    Nós somos verdadeiramente LIVRES!

    ResponderExcluir
  2. ola ! Meu nome eh luiz e estou fazendo um teste : ok?

    ResponderExcluir