segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que existe após a morte? (parte 3)

Afinal, o que acontece comigo? Se eu não reencarno, nem meu espirito (ou alma, como enganosamente dizem) fica vagando e nem vou para o céu? O que acontece?

Vejamos como a bíblia nos explica:

"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Tessalonicenses 4:13-18).

"Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (2 Pedro 3:1-4).

"Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem" (1 Coríntios 15:1-6).

"Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15:16-20).

"Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos" (1 Coríntios 15:51).

"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Daniel 12:2).

Todos estes textos nos deixam uma posição clara. A morte é comparada com um sono. Não saberemos nada. Ficaremos inconscientes.
Paulo, ao escrever para a igreja de Corinto, deixa este ensinamento do Senhor, esta luz muito clara. Ele diz:
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Coríntios 15:51).

Veja. 'Num momento, num abrir e fechar de olhos'.

A bíblia é perfeita. E se completa.
Mas, alguns ainda podem especular e dizer: Mas isto foi Paulo que disse! Devemos acreditar no Senhor Jesus apenas.
Pois bem. Paulo apenas repitiu algo que aprendeu com a palavra de Deus, logo, o Senhor Jesus também ensinou isto.

"Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono" (João 11:11-13).

"Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse: Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele. Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou" (Mateus 9:23-25).

Alguns, podem porventura dizer que na época de Cristo, se comparava a morte com um sono. Isto é verdade?
Bem, se tivesse algum fundamento, Cristo não seria caçoado pelas pessoas presentes no caso da menina. E menos ainda, os dicípulos teriam compreendido que Lázaro estava morto, porém, eles (os discípulos) pensavam que era um sono no sentido de repouso e Cristo precisou dizer de forma muito clara: "Lázaro morreu"! (João 11:14b)

E o Senhor, também já utilizava este contexto nos tempos dos profetas.

"Disse o SENHOR a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim, foram Moisés e Josué e se apresentaram na tenda da congregação. Então, o SENHOR apareceu, ali, na coluna de nuvem, a qual se deteve sobre a porta da tenda. Disse o SENHOR a Moisés: Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após deuses estranhos na terra para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a aliança que fiz com ele" (Deuteronômio 31:14-16).

Moisés iria dormir com seus pais, ou seja, morrer, ser sepultado.

Queridos, não sejam ignorantes em respeito aos ensinamentos do Senhor. Tenhamos as palavras de Deus como uma âncora para nossas vidas e que através do sacrifício de Seu Filho, sem pecados e com vestes brancas, que morreu a nossa morte, tenhamos vida plena e buscamos viver conforme a vontade de nosso Pai que está no céu. Nosso Deus que é vivo. Ele nos ama e edifica nossa vida diariamente. Entregue sua vida ao Senhor. Ele te protegerá e te conduzirá para a verdade. A sua palavra é verdade! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário