quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Qual destes quero ser? (O Rei Agripa – Atos 26)


“Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!” (Atos 26:28).

O que leva um homem a negar a Jesus e Seus ensinamentos quando lhe é mostrado de forma clara como a luz?
Agripa é mais um exemplo de homem que diante ao verdadeiro Deus, escolheu suas convicções mundanas e valores humanos, sem se importar com a vontade do Deus de Israel.
Talvez, nós, agora nos perguntemos: “O que leva uma pessoa a negar o Senhor como seu Salvador?” E esta pergunta pode nos fazer pensar no seguinte: “Agripa conhecia o Deus de qual Paulo servia?”
Hoje, neste mundo fantasioso, de “cristãos de fachada” é necessário fazer esta pergunta:
“Nós conhecemos o Deus que servimos?”
Agripa não era neófito. Ele conhecia os costumes judaicos (Atos 26:3), os profetas e cria neles (Atos 26:27), porém, seu coração estava preso aos valores que este tinha como Rei.
O Rei não tinha a intenção de condenar Paulo nem de matá-lo, pois via em Paulo um homem temente a Deus e fiel a revelação do Santo em sua vida (Atos 26:32) e assim como Agripa, todos os presentes apresentavam a mesma idéia (Atos 26:31), porém, o apóstolo do Senhor abriu-lhes a possibilidade de aceitar o Deus verdadeiro que se sacrificou para trazer a salvação ao homem conforme era predito nos profetas e em Moisés (verso 22) e nada além disto. Os judeus estavam tão cegos e endurecidos em seus rituais que mal podiam crer que o próprio Deus pudera ressurgir dos mortos (verso 8), mas Paulo, sabia que Agripa tinha conhecimento sobre todos estes fatos (verso 26) e falava com ousadia, para que “prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias” (Atos 26:29). Deus colocara a Paulo nesta situação para que ele pudesse testemunhar a muitos, grandes e pequenos, e que através destas palavras estes viessem a conhecer o Salvador, Aquele de qual as escrituras anunciavam a tempos, e crendo Nele, fossem salvos.
Mas o coração endurecido de Agripa o impediu de ver a luz salvadora da cruz de Cristo e segundo o relato bíblico ele diz: “Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!” (Atos 26:28).
Agripa ficou no “QUASE”. E ainda hoje, muitos homens que professam a fé em Jesus, não O conhecem, pois não andam como o Mestre andou, pois assim está escrito: “Aquele que diz que está Nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:6), e devemos estar atentos a conhecer os fundamentos do verdadeiro Deus, pois assim diz o Ungido: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15) e “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (João 15:10).
Portanto, conheçamos o Deus verdadeiro de Israel e Seus estatutos e juízos, tal como Sua misericórdia e amor manifestado em Cristo Jesus, para que ouvindo a Sua palavra e Seu chamado não venhamos a endurecer nosso coração com os valores sociais e status dos quais estamos inseridos.  

Escolha a Deus! 

E decida: Qual homem quero ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário