segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Qual destes quero ser? (O Carcereiro – Atos 16:23-40)


“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31).

O maior presente que um pai pode trazer para sua casa é o conhecimento da vontade do Pai das luzes que está nos céus, as boas novas da salvação, e aqui, teremos o maior exemplo de todos, de um homem que nem ao menos teve seu nome citado na Bíblia, mas que seu exemplo foi gravado nos livros dos céus para que todo aquele que crer no Senhor Jesus seja salvo.
De todos os outros exemplos de homens, este fora um que não tinha nenhum contado com as palavras de Jesus e da salvação por meio do sangue deste cordeiro, porém, ao se deparar com a verdade do evangelho, pois seu coração estava preste a buscar a morte, se comoveu com o exemplo de Paulo e Silas.
Era o carcereiro responsável pela guarda de Paulo e Silas (verso 23) e em seu tempo, os responsáveis por homens que estavam presos poderiam perder a vida caso algo acontecesse com o mesmo (como a fuga de um prisioneiro). Assim, o soldado ao despertar com o terremoto e ver que todas as portas das prisões estavam abertas, temeu, e retirou sua própria espada para dar fim em sua vida (versos 26 e 27). Seu desespero ao deparar com esta cena é indescritível e o temor se apoderou de seu coração.
‘Quantas vezes em nossas vidas nos encontramos com situações como esta? Onde não aparenta uma solução e o desespero nos domina?’ Sua espada já estava desembainhada e seu designo tomado, quando ouviu a voz de um dos presos: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos” (verso 28). O carcereiro não apenas ficou impactado com o exemplo dos apóstolos, mas a bíblia conta que antes disto os mesmos louvavam e oravam ao Senhor ao ponto dos presentes poderem ouvir. Os apóstolos apresentaram um caráter peculiar ao dos demais presos, eles eram gratos ao Deus que tudo pode, o Deus Eu Sou. O carcereiro reconheceu isto e a bíblia diz que suas palavras diante de todo este fato fora: “que é necessário que eu faça para me salvar?” (verso 30). O carcereiro era néscio sobre a doutrina e o conhecimento de um Deus como o de Israel, pois em sua cultura, a crença abrangia diversos deuses e cultos, mas ele viu no Deus de Paulo um Deus verdadeiro, que cuida, ama e zela aqueles que O temem. E naquele mesmo momento, mesmo na sua ignorância ele desejou saber o que precisaria para encontrar a salvação que deus nenhum poderia dar. Então ouviu-se a resposta: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (verso 31). Então este recebeu a palavra e também a todos que estavam em sua casa (verso 32), e mesmo ignorantes a cerca de outros conhecimentos bíblicos eles creram, foram batizados, e se alegraram em Deus.
O carcereiro não se preocupou com o que outros pensariam, o que sua família pensaria, nem seus superiores. Ele aceitou a Cristo e a salvação que Ele pode nos dá sem olhar para as coisas desta terra. Soube após pelos apóstolos que Deus preparara no céu um local para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida em abundância, e é este o desejo do nosso Senhor Jesus para cada um de nós, Ele nos chama e todo aquele que ouve sua voz e o segue se torna Sua ovelha e Ele seu pastor, pois assim está escrito: "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor", "as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:16 e 27).
Então decida! Qual homem quero ser?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário