segunda-feira, 5 de abril de 2010

Análise da Carta de Paulo para as igrejas da Galácia




Carta de Paulo às igrejas da Galácia

(compreendendo o assunto da carta)

Por Felipe Moraes


Esta carta de Paulo é uma exortação às igrejas da Galácia para que os fiéis relembrassem o evangelho que Paulo havia pregado inicialmente (Gálatas 1:6 e 9).

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;”...“ Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”.

Se Paulo estava exortando os Gálatas com essa advertência, significa que essas igrejas estavam recebendo outro evangelho; um evangelho que não é de Cristo (Gálatas 1:7).

O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo”.

Para compreendermos a carta aos Gálatas precisamos primeiramente compreender estas questões: Quem estava pregando o evangelho diferente daquele pregado por Paulo? O que dizia esse evangelho? Essas perguntas devem ser respondidas, pois, toda a exortação está em torno desse assunto e não de outro.

Vamos procurar, nesta carta, encontrar as pistas que nós levam à compreensão da mensagem que nela consta, para que não sejamos confundidos.

“Senhor, Deus, Pai amoroso e amado. Permita que Teu Santo Espírito venha sobre nós e nos auxilie na compreensão da Tua mensagem. Que nenhuma sombra de dúvida nos faça desviar do Teu caminho e do Teu evangelho puro e sem mácula. Ajuda-nos a ter sabedoria! Pedimos no nome de Jesus”.

Paulo estabelece como fundamento do serviço a Cristo, servir e agradar a Deus e não a homens e que o evangelho que ele prega foi revelado pelo próprio Cristo e não por homens. Assim, ele continua afirmando e demonstrando o quanto era esforçado e zeloso nas tradições de seus pais (Gálatas 1:10-14). Aqui, Paulo coloca uma informação pertinente: ele era zeloso quanto às tradições e as conhecia melhor que outros da sua geração.

Segundo ele, Deus o escolheu após ele reconhecer o Pai. Então, ele aceitou cumprir o propósito de Deus em sua vida (Atos 9:15 – Aqui, Deus fala para Ananias a respeito de Saulo, nome anterior de Paulo).

O apóstolo relata suas primeiras viagens e pregações em nome do Senhor (Gálatas 1:16 – Gálatas 2:1).

Após isso, o apóstolo descreve um detalhe muito importante para a compreensão deste texto:

(Gálatas 2:3) “Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se”.

Reconhecendo que Paulo era zeloso quanto às tradições de seus pais antes de se converter a Cristo, por que ele colocaria a circuncisão como um constrangimento? Veja que o apóstolo aponta uma indicação de que os Gálatas poderiam estar se corrompendo. E esta informação é confirmada nos próximos versículos:

(Gálatas 2:4-5) “E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós”.

Estes versículos são muito importantes, pois aqui é apontado qual é o evangelho que estavam distorcendo e quem fazia isso. Vejamos:
Qual era o evangelho que estava sendo distorcido? A circuncisão. Por que nem mesmo Tito foi constrangido pelos falsos irmãos a praticar a circuncisão? Paulo justifica no verso 5: “aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós”.
Quem está distorcendo? Falsos irmãos (verso 4).

Por quê? Para tirar a liberdade que temos em Jesus e reduzi-los a escravidão.

Paulo também apresenta que havia pessoas importantes exercendo essa influência aos convertidos (verso 6), e reforça que o assunto para o qual a igreja de Gálatas estava se refratando era ao evangelho pregado por Paulo, o evangelho da incircuncisão (verso 7).

Que maravilha! Agora já podemos começar a compreender o assunto que foi apresentado às igrejas da Galácia. Mas vamos procurar conferir esta informação com o texto a seguir. É importante nos situarmos no tempo em que Paulo se encontrava. Lembremos de que ele apontou um lugar para onde estava indo e as pessoas que estavam com ele. Vejamos:

(Gálatas 2:1) “subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito”.

Foi nessa circunstância que ocorreu a divergência quanto à circuncisão.

Vamos conferir este texto:

(Atos 15:1-2) “Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão”.

Logo, já podemos ter mais uma confirmação do assunto que Paulo trata (é importante ler o capítulo de Atos 15 para compreender melhor como foi a conversa de Paulo com os discípulos).

A carta aos Gálatas contém o diálogo entre Paulo e Pedro em Jerusalém (versos 11-21). É fantástico! No verso 18 e 19, Paulo coloca a chave da conclusão para a não necessidade da circuncisão:

Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor. Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo.

A morte de Cristo é a chave da salvação. Somos salvos pela graça de Deus e não pela circuncisão, nem pela observância das outras leis judaicas (Atos 15:1) como diziam os falsos irmãos, pois, não podemos edificar algo o que já destruímos e nossa justificação é mediante a Cristo e Sua Graça (Gálatas 2:21) e não mediante a lei.

Nos demais textos, o apóstolo coloca situações em que a igreja já havia presenciado a atuação do Espírito do Senhor:

(Gálatas 3:5) “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”.

Coloca também que todos aqueles que creem em Jesus pela fé, por ela se tornam herdeiros das promessas de Deus:

(Gálatas 3:9) “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão”.

Sendo assim, a fé em Cristo é a nossa justificação e não a lei da circuncisão.

(Gálatas 3:11) “E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”.

E se aceitamos Cristo como Senhor, recebemos as promessas de que nEle, as questões se resolvem:

(Gálatas 3:29) “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”.

E confirma nossa descendência em Cristo.

(Gálatas 4:7) “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

Após isso, o apóstolo faz uma comparação com a história de Abraão e das duas mulheres. Dessas, o herdeiro das promessas de Deus seriam apenas os descendentes da mulher livre, e não os da escrava (uma comparação com a escravidão da lei vista acima).

(Gálatas 4:31) “Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre”.

Agora, no capítulo 5, Paulo deixa de forma muito clara o que nos deixaria na escravidão, logo, o que nos faria filhos da escrava e, portanto, não poderíamos receber a herança do Senhor.

(Gálatas 5:1-2) “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará”.

Não nos resta mais dúvida de que o evangelho o qual a igreja de Gálatas se deixou corromper é aquele citado em Atos 15, o evangelho proferido pelos falsos irmãos, o qual colocava a circuncisão e a observância das leis mosaicas como justificação e condição de salvação.

Ainda assim, Paulo lembra à igreja que todos devem amar uns aos outros (Gálatas 5:14) e que com a crucificação de Cristo, foram também crucificados no madeiro toda obra e desejo da carne (Gálatas 5:19-21). Contudo recebemos os frutos do Espírito, para os quais não há lei contra (Gálatas 5:22-23).

Ao fim, Paulo exalta o sacrifício de Cristo na cruz, e coloca que aqueles que querem se ostentar na carne buscam a circuncisão para não ser perseguidos por causa de Cristo (Gálatas 6:11-12). Mesmo assim, esses circuncisos guardam e lei (Gálatas 6:13). Sendo assim, aquele que está em Cristo é nova criatura (Gálatas 6:14-15).

6 comentários:

  1. Bom dia, ótimo comentário, agradeço, pois busquei orientação divina para estudar sobre essa carta, você sabe algo sobre a enfermidade na carne de Paulo que o levou a pregar o evangelho na Galacia?
    Gálatas 4:13,14.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente esse comentário sobrea carta aos Galatas, com uma fácil compreensão, que Deus possa lhe abençoar mais e mais.

    ResponderExcluir
  3. Excelente esse comentário sobrea carta aos Galatas, com uma fácil compreensão, que Deus possa lhe abençoar mais e mais.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz!
    Ótimo estudo, me trouxe maior clareza na revelação do livro aos Gálatas.
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  5. Está me ajudando bastante para compreender melhor pois vou usar esse texto para ministrar a palavra de Deus e com toda essa clareza ficou melhor que Deus abençoe a sua vida

    ResponderExcluir
  6. Louvo, Ao Senhor dos Exércitos, por esse estudo reunido, que Deus pela sua eterna Soberania continue nos abençoando, e dando cada vez mais, discernimento e sabedoria, para compreendermos Suas Verdades e vontades que estão dentro Das Santas Escrituras.

    ResponderExcluir