segunda-feira, 26 de abril de 2010

O homem fala mais forte

“Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele” (Provérbios 29:20).

Como seres humanos, estamos destinados à morte. Somente o Senhor Jesus é capaz de nos tirar do abismo, e nos dar a vida.
Estamos destinados a errar, mas em Jesus encontramos a vida eterna. Pode alguém desejar a morte após conhecer a vida? Se ele procede assim, é tolo.

Como é fácil ser tolo e se afastar de Cristo! Somos prontos para ser juízes e nos esquecemos do amor do Pai por nós.

Atualmente, as pessoas já não são sensíveis. Não mais têm amor pelo próximo e inclinam seu coração contra seu semelhante.

“Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19).

Infelizmente, aqueles que não estão prontos para ouvir estão também no meio cristão. As pessoas acreditam em suas capacidades e na infalibilidade de suas “doutrinas”. Somente seu conceito religioso é o correto. Sua vida religiosa é correta. E com isso, se esquecem do mais importante: Deus. Sua vida com o Doador da vida.

Assim, fazemos julgamentos sobre o que as pessoas são e o que elas são capazes de fazer. Porventura, Deus não é Aquele que capacita? Não poderia o Verbo atuar no menor aos olhos do homem?

“Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que O amam?”(Tiago 2:5).

Busquemos as riquezas que vêm do Senhor. Infelizmente, nossa mente entorpecida pelo pecado é incapaz de distinguir a verdade do Senhor, mesmo que um Anjo venha e a nós a pregue.

Meu amigo: Peço ao Senhor que, através do Espírito Santo, o único capaz de convencer, você peça e receba discernimento e sabedoria. Somos maldosos e falhamos com o Senhor, pois, somos (todos os cristãos) os primeiros a acusar. Alguns dizem: “Ele está assim porquê não serve a Jesus”; outros: “Está sob maldição”; “Ele não vai à igreja”; “Aquele não é cristão” e ainda “Bem feito!”; Deus o castigou”. Seria este o comportamento de Cristo? O que faria Ele em seu lugar?

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mateus 7:3).

Todos somos pecadores e Cristo não faz acepção de pessoas. Ele não vê com olhos de carne e Seu julgamento é justo.
Cristo vê cada um de nós de maneira especial. Ele nos vê com detalhes que homem nenhum é capaz de ver.
Nunca poderíamos imaginar como Cristo vê as situações circunstâncias de nossa vida. Ele consegue extrair o melhor de cada um e capacita todos aqueles que esperam nEle.

“Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1Samuel 16:7).

Deus escolhe para a Sua obra aqueles que são sinceros de coração, que estão dispostos a se arrepender e se reconciliar com o Criador. Perdemos a oportunidade de crescer na fé pois somos orgulhosos e autoconfiantes. “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12:15).

Nossa insensatez e orgulho nos impede de ouvir a voz alta e clara do Senhor, que está chamando à porta do nosso coração. Deus não quer que ninguém se perca. Por isso, mandou Seu único Filho para que todo o que nEle crer, tenha a vida eterna.
E o próprio Cristo nos ensinou: “Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me manifestarei a ele” (João 14:21). Assim, o próprio Deus já deixa claro que irá Se manifestar naquele que O ama. “O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se” (Provérbios 10:8).

Cristo deseja que sejamos obedientes à Sua palavra, não somente com referência aos mandamentos. Inclui todo o testemunho de Jesus, todos os passos dEle. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1).

Cristo Se alegra em nos ajudar e Se manifestar a nós. Seu desejo é de Se tornar nosso melhor Amigo. Ele pretende nos abençoar com a sabedoria que vem do Espírito do Pai, e Se alegra em nos dá-la. Portanto devemos ter prazer nas obras de Deus e desejar ter a sabedoria que vem do Pai. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago1:5). “O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração” (Provérbios 18:2).

É importante lembrar das palavras de Tiago: ser “tardio a falar”.

“Deus, nosso santo e único Senhor de nossa vida: Ajuda-nos e nos ilumina. Transforma nosso coração. Faze de nós novas criaturas e nos ajuda a conservar viva a Tua palavra em nosso coração! Somos pecadores e estamos arrependidos de nossos erros. Perdoa-nos Senhor! Ajuda-nos a ter uma vida com prazer na Tua obra. Que nossos olhos possam ver Tua obra, o plano que tens para nós e a missão que devemos cumprir conforme Tua vontade. Não nos deixes cair no erro de nossa visão distorcida e de nossas palavras de impiedade. Que tenhamos a sabedoria que vem do Alto. Ajuda-nos, Senhor e cuida de nossos caminhos. Oramos e nos colocamos diante de Ti em nome do Senhor Jesus. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário