A revista Veja, no dia 11 de maio de 2005, publicou uma reportagem que desenvolve em seu tema a vida após a morte.
Nesta edição, além de cometer muitos equívocos, induziram a população a acreditar em mentiras e aceitar de forma passiva o engano de Satanás.
Vamos fazer uma análise sobre esta reportagem e ver como o inimigo tenta iludir diversos cristão e não cristãos, com palavras que aparentemente são doces, porém, estas nos afastam do verdadeiro evangelho do Senhor.
"Todas as religiões, sem exceção, enxergam na morte o início de outro tipo de existência, que começaria pela sobrevivência de uma parte da essência humana - chama-se a ela de alma, espírito ou qualquer outro nome".
Primeiramente não apresenta uma clareza em relação ao que é alma e espírito, e correlaciona estas palavras com o mesmo sentido. Este é um engano que já foi introduzido na sociedade, e para muitos, inclusive cristão, alma e espírito é a mesma coisa. Pois bem, não é. Alma, segundo a Palavra de Deus, a bíblia, é a combinação de corpo + espírito, assim, faz-se alma vivente. Ou seja, somos alma, diferente de termos alma. Espírito, é o fôlego de vida, o qual, quando morremos, volta para Deus
(Eclesiaste 12:7). O corpo volta ao pó da terra e a alma morre, pois somos almas viventes
(Gêneses 2:7). Também, neste exerto, é generalizado, assumindo um papel que todas as religiões crêem assim. Isto é uma mentira! E assim, induz aqueles que não tem pleno conhecimento da Palavra e das Escrituras Sagradas à aceitarem esta idéia.
"Entre nós,...., não apenas crê na eternidade da alma, mas se dá como certo que a reencarnação e a comunicação com os mortos são possíveis".
Em Gêneses 2:7 e Eclesiastes 12:7, podemos ter plena certeza que isto é uma mentira. Mas a reencarnação e a comunicação com os mortos, é possível?
"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol".
(Eclesiastes 9:5 e 6)
Veja que a bíblia, anula esta possibilidade.
"A alma de todo ser humano morto reencarna tantas vezes quantas forem necessárias, para que devido às boas ações, ela se purifique. Quando atinge um patamar mais alto, tornar-se um espírito puro, livre de imperfeições, e não mais retorna ao corpo físico".
Aqui, nos deparamos com outros enganos: 1) reencarnar (mesmo que diga uma ou mais vezes); 2) Conseguir purificação devido as boas ações; 3) Sermos livres de imperfeições;
Analizemos:
1) Reencarnar (mesmo que diga uma ou mais vezes);
(Apocalipse 20:6) "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade".
A segunda morte acontecerá após Cristo ressuscitar os mortos e julgar a todos. Veja que a bíblia diz apenas "segunda" morte, e esta após Cristo ressuscitar os mortos. Assim, não haverá reencarnação uma, duas, nem nenhuma vez.
Outro texto que deixa muito claro este assunto é
Hebreus 9:27, diz: "
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo"
2) Conseguir purificação devido as boas ações;
(Efésios 2:8) "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus".
Onde está a purificação com as boas obras? Nossa purificação é o sangue do Senhor Jesus, e mediante a nossa fé Nele, seremos purificados e salvos.
3) Sermos livres de imperfeições;
(1 Coríntios 15:51) "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados".
Seremos livres de imperfeições apenas quando Cristo nos ressuscitar e nos fizer novas criaturas, para habitar com ele na terra que Ele preparou para nós.
"Qualquer pessoa pode se comunicar com os mortos,...; Receber conselhos e orientações daqueles que já superaram os constrangimentos da existência corpórea. A segunda diz a respeito à dor humana".
A bíblia diz:
(Isaías 8:19) "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?"
Deus já adverte a este engano. O povo de Deus deve consultar a Deus. Suas orientações e não a de advinhos. Entretanto, ainda nos diz mais:
(Daniel 2:27-28) "Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei; mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios".
Fujamos destes enganos. Apenas Deus, pode nos revelar o que está oculto. Espírito nenhum é capaz disto.
Em relação à dor da perda, Paulo adverte:
(1 Tessalonicenses 4:13-18) "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".
Ainda sim, existem diversos outros enganos aplicados a esta reportagem, porém, estes encontram-se respondidos com as passagens bíblicas já mencionadas. Entretanto existe um grande equívoco, que sucede no final da reportagem.
Coloca-se em um quadro que o Cristianismo crê que a alma vai para o céu ou ao inferno quando morremos, e permanece lá até o julgamento. Diz também que as almas estão no purgatório.
Tudo isto é engano em relação à doutrina Cristã bíblica. Nenhum cristão que estuda a bíblia crê nestas mentiras que a revista publicou.
Amigos, tomemos cuidado com as influências que aparecem no nosso cotidiano.
Algo que me chamou a atenção nesta reportagem é que não aparece nenhum fundamento bíblico. Nenhuma passagem.
Tudo que nós formos ler, devemos estar com a palavra de Deus em nossas mãos, e conferindo tudo, para não sermos enganados.
Sejamos como aqueles de Beréia.
"Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22:29).
Fonte: Revista Veja:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/?edicao=1904&pg=06 (página 112-).