quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Macumba "santa"



"Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré" (Judas 1:11).



Já não bastava as macumbas feitas por igrejas evangélicas como toalhinha da cura, água abençoada no monte, entre outras, vem a nova: Perfume com cheiro de Jesus, que promete ainda trazer prosperidade para o usuário. Isto diz a criadora do perfume e fundadora da igreja Renascer (Sônia Hernandez).
Irmãos, afastai-vos destes falsos mestres! E oremos por eles, pois como nós, eles carecem da graça de Deus.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O mundo e a Igreja

"Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus" (Salmos 53:4).


Quem é o povo de Deus?
Este mês presenciei uma cena que tem mostrado as palavras que Jesus havia proferido a anos atrás:

"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mateus 24:23-24).

Muitos de nós temos interpretado estas palavras como se o "Cristo" fosse ter uma aparição literal. Estão enganados. Jesus inclina suas palavras ao fato de como iriam tratar a salvação e o movimento cristão. Estas palavras serão ditas por igrejas!
Você nunca ouviu isto: "Eis que o Cristo está aqui" (nesta igreja) ou "esta é a igreja verdadeira"?

Pense? qual é a igreja verdadeira?
Analise o caso.
Fui a igreja e no púlpito vi uma imagem curiosa. Duas imensas árvores natalinas.
Me perguntei várias vezes qual seria o sentido disto, sendo que é um simbolismo completamente "mundano" além de fazer diretas conexões aos deuses da fertilidade e entidades demoníacas.

O mais curioso é que passeando com minha esposa na rua me deparei com uma cena totalmente inversa. Uma loja (Pernambucanas) fez um presébio em seu interior.

Quais dos dois tem ensinado o que seria o Natal?

A igreja ou o mundo?

"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito" (Mateus 24:23).




domingo, 25 de novembro de 2012

OBA, chegou o Natal!!!!!

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Se você perguntar para um cristão o que é o Natal, é claro que ele vai responder que é a festa criada para representar o nascimento de Jesus (até porque não se sabe o dia de nascimento Dele). Mas, pergunte por que os cristãos adornam seus lares com guirlandas, árvores, bolas, etc. Talvez eles não saibam te responder e é bem provável que lhes digam que isto faz parte do Natal.
Cristãos não devem utilizar representações ou símbolos pagãos. Esta representação que as famílias fazem apenas enfatizam aos seus filhos a necessidade do consumismo e dos valores vãos.
Se você, cristão, deseja adornar sua casa neste natal, faça um presépio. Ao invés de colocar um monte de brinquedos e presentes embaixo da árvore, vá fazer doações e ajuda aos necessitadas. Assim, você lembrará (para quem já ensina) ao seu filho que o “Natal” não é o que a televisão diz, nem o comércio, mas que é o amor pelo próximo como Ele nos amou.

CAMPANHA À FAVOR DE JESUS

domingo, 18 de novembro de 2012

No passado, eles soltaram as pedras. E hoje?


“Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (João 8:7).

A muito tempo tenho me perguntado sobre o que realmente é Igreja? O que de fato seria amor fraternal? E tenho me encontrado com uma realidade que tem trazido imensa tristeza em meu coração, pois, tudo o que Jesus ensinou para que compreendêssemos o que seria uma Igreja (ciente que somos igrejas) é o que as “igrejas” mais tem se afastado.
Há alguns, uma pessoa, membro da mesma igreja que frequento, teve relações sexuais com seu namorado e veio a engravidar. O que a igreja deveria ter feito? Eles fizeram o que todas as igrejas, normalmente fazem: após o nascimento da criança, houve uma reunião com a comissão da igreja que decidiu punir (disciplina) a pessoa à não participar de nenhum “evento” da igreja por 6 meses.
Vamos analisar!
O que Jesus faria? Com certeza, não faria isto!
“Disciplinar” afastando a pessoa dos convívios de outras? Isto se chama exclusão!
Bem, vamos descrever o que ela não fez. Nenhum juiz da comissão veio visitar a irmã, para saber se ela está bem, nem se preocupou em conversar com o casal, buscando dar uma orientação e auxilio. Por isto, apenas duas pessoas souberam que ela tentou o aborto, fora outras idéias que passaram em sua mente.
A única visita que ela recebeu das pessoas da igreja, fora a do pastor, 2 meses depois do nascimento, para dar a condenação!
Porque a igreja de hoje só condena e não ama? É muito mais fácil falar da vida alheia do que ajuda-la, e esta é a questão! As que se dizem cristãos não querem realmente assumir a posição que o título dá: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12), mas “que vos julgueis uns aos outros”.
Oro pelo dia em que todos nós vamos realmente descobrir o significado destas palavras: “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais” (João 8:11).

sábado, 13 de outubro de 2012

“O Reino dos Céus é semelhante...”

Hoje o Senhor me revelou um mistério. Na verdade, é algo muito claro e em muitas parábolas pode-se compreender este ensinamento, porém, pude ver como será nos dias em que Ele virá.

A última trombeta soou! O Cristo, sentado em seu Trono de Glória envia um mensageiro para reunir seu povo na Terra. Dois povos são mostrados. Um estava trajando roupas sujas e aparentava como moradores de rua, o outro, estava bem trajado com roupas finas e com bíblias nas mãos.
O anjo se aproxima do último grupo, e os convida para a ceia e para receber Cristo glorificado que estava à vir, porém, este grupo rejeita o anjo, se justificando com tapas nas bíblias como se o anjo fosse um mentiroso e não soubesse a mensagem de Cristo. Estes, bem trajados, se apegaram a sua religiosidade e não se atentaram à voz do anjo.
Então, o anjo se aproxima do outro grupo e fala sobre a vinda do Cristo. Estes, se alegram, e seus rostos se enchem de felicidade e Jesus diz: “Vinde benditos do meu Pai”.

Assim como está escrito será, segundo as palavras do Senhor (Mateus 22:1-10).

sábado, 15 de setembro de 2012

Igreja X Jesus



"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor" (João 10:16).


Não me surpreende seu post em nada, até porque o que você escreve é o que anda rolando no mundo gospel de hoje em dia.

Mais porque se chega ao nível que está ? 

Enquanto tiver homens que querem fazer suas vontades e não o que está escrito e as "ovelhas" não reclamam pelo simples fato de não querer ler a escritura tudo vai indo por essa via, que não é a dolorosa do Calvário como diz o louvor e sim da tortura existencial do fingimento. Aquela política finge que me engana que eu finjo que acredito.

Está escrito em Jeremias 13: 17 diz:"E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do Senhor foi levado cativo."
Isso porque o povo não atenta para o que o Senhor diz e estão indo para esse cativeiro chamado teoria da prosperidade, ser um híbrido, uma casca de saduceus que não crêem em quase nada.

Só pode batizar pastor, onde está escrito isso? Se Jesus mesmo não batizava como está escrito em Mateus.
Só pode tomar a ceia do Senhor aqueles que são da mesma denominação, um visitando de uma outra igreja não pode, e onde fica o discernir o corpo de Cristo ?
É julgo desigual namorar uma crente de outra igreja como eu vejo por aqui (Salvador).
Não pode dizimar em outro lugar que não seja na igreja da qual você é membro.

Todos querendo ser primeiros, esqueceram que esses serão últimos ?

Profetizam por qualquer coisa, menos por Cristo.

Dançar as danças dos anjos, um da asa quebrada, outro do fogo vivo, e sabe-se lá mais o que. 
Falam línguas, um pergunta em línguas e o outro responde numa outra variedade, e ficam conversando de várias formas diferentes de língua, é o CCAA divino.
Onde está o amor ? o dom segue o que ama, ou o que ama segue o dom ?
Enquanto as pessoas não souberem discernir nem o básico, como diz Paulo em Gálatas, enquanto eles não parirem Cristo (E não falo nas dores de parto que algumas mulheres dizem ter nos cultos, caindo no chão e tudo mais) e serem crescido espiritualmente.

As pessoas seguindo qual a unção da moda, o pastor do momento, a pregação que derruba mais pessoas, e diversas outras loucuras que se for escrever da um livro que dizem ser em nome de Cristo mais na verdade não são. 
Eu cansei de procurar igreja para congregar. Cada uma mais pirada que a outra, regras que não são de Jesus. 
Existem igrejas sérias por ai, mais está cada vez mais difícil de encontrar. 

Que a paz do Senhor Jesus que excede todo o entendimento seja conosco, porque o amor está esfriando, e só com um SHALOM para sobreviver em esperança daquele que há de vir agora para nos buscar. Amém
texto de Igor Luis

domingo, 26 de agosto de 2012

O Evangelho Original


“Portanto ide, fazei discípulos” (Mateus 28:19).

Me chamou a atenção o escândalo ao evangelho que muitas igrejas (principalmente a que frequento) tem praticado, e isto, afirmando estar operando no nome de Cristo!
Dentro das igrejas pessoas são oprimidas, são julgadas, sofrem diversos preconceitos, são rejeitadas e para serem aceitas neste “círculo” de convivência devem cumprir diversos requisitos (tradições das religiões) para então poder ser aceito como “membro”.
Estas não são as igrejas de Cristo!
Jesus disse: “fazei discípulos” e não “membros”.
Enquanto os pastores e outro religiosos se preocupam e fazer membros, pessoas estão sendo esquecidas nos bancos frios de templos religiosos, onde são literalmente exploradas e servem de marionetes para as necessidades de líderes.
Vamos voltar ao evangelho do discípulo e do amor!

domingo, 12 de agosto de 2012

Definição de Amor - Os Vegetais


“Aquele que não ama, não conhece a Deus” (1João 4:8)
“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

O desenho “Os Vegetais” é um dos desenhos que melhor demonstram os princípios cristãos para a criançada, e devo confessar que uma das mais bonitas definições de amor aprendi neste desenho. Vale a pena assistir o episódio “A estrela de Natal”.
Podemos aprender como as crianças

“É mais fácil ensinar um cavalo a voar, do que ensinar essa cidade a amar, ou qualquer cidade, a propósito.
O sujeito sempre te trata bem quando quer alguma coisa de você.
Aposto que você é legal com seus atores quando precisa deles, mas isso não é amor.
Abrir mão de alguma coisa por alguém que não merece, quando você não ganha nada com isso. Isso é amor. Se aproximar de alguém que precisa de ajuda quando você não ganha nada em troca, isso é amor.
Mas eu nunca vi nada desse tipo, muito menos por aqui.
Na minha opinião, não se ensina o homem a amar, não é da sua natureza”.

sábado, 21 de julho de 2012

Política e Religião não se discute?


“Lavrastes a impiedade, segastes a iniqüidade, e comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus poderosos” (Oséias 10:13).

É o ditado popular mais utilizado quando se entra em assuntos polêmicos sobre as condutas religiosas. Mas, o ponto o qual desejo apontar não é o religioso, e sim, o político!
Você já recebeu o seu “santinho crente”? Não conhece?
Nesta época, as igrejas se transformam em grandes palanques políticos, e os líderes induzem as “ovelhas” a votarem nos candidatos de sua denominação (placa religiosa). Pessoas que nunca nos cumprimentam, ao contrário, faz pouco caso, infla a redes sociais de mensagens bonitas sobre Jesus e pedem ajuda para eleição.
Cristãos, não utilizem o voto para favorecer pessoas que vocês não conhecem. Estudem as propostas de todos, pois existem muitos que agora se farão de “homens de Deus”, porém, na verdade se aproveitam da população cristã, sendo que, grande parte desta é completamente submissa às ordens de líderes sem o temor de Deus.

domingo, 1 de julho de 2012

O que faria Jesus? Alcóolatra na Igreja

"Em Verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:40)


A alguns domingos atrás, observei uma situação em uma igreja de Tatuí do qual estava fazendo uma participação. Uma pessoa alcoolizada adentrou-se na igreja durante o culto. Nenhuma pessoa deu atenção a este durante o culto, e após o termino do mesmo, ninguém foi até ele para saber onde mora ou para simplesmente saber se estava bem. Ao final, o homem foi saindo da igreja “sem ser notado”, ou pelo menos por acomodação dos “engravatados” sem nota-lo, quando foi abordado por um único jovem, do qual com ele conversou, orou e lhe deu um pouco de atenção.

Como uma pessoa, ou um grupo delas, podem falar que Deus é amor, que Deus é bom, que Ele cura, salva, liberta e tudo mais, e na primeira oportunidade de realmente mostrar faz acepção? Será que as pessoas só estão preocupadas em falar de Jesus nas igrejas? Ou será que não é mais fácil ter uma vida cristã fingida e não se envolver com os outros?

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15:8).

Irmãos, a verdade é que existem apenas dois caminhos, e todos sabem disto!
Sei que como filhos do Altíssimo, não devemos olhar para os erros dos outros, mas, como cumpridores da vontade de Deus, devemos exortar nossos irmãos!
Então, escolhamos a servir a Deus e a andar com Ele, pois, “nenhum servo pode servir dois senhores, porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro” (Lucas 16:13), logo, escolhamos andar como Cristo andou, pois, o que você acha que Jesus faria?
"Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas" (Romanos 2:11) e "aquele que não ama não conhece a Deus" (1 João 4:8).

domingo, 24 de junho de 2012

O que faria Jesus? Adolescente não recebe "comunhão" por causa de deficiência.


“O reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lucas 17:20).

Infelizmente ou felizmente, cada dia que passa tenho maior convicção de que seguir Jesus não implica em seguir um placa de igreja.
Neste mês, foi rejeitado à um garoto (autista) participar do ritual da eucaristia, pois, segundo o padre, a criança não abrira a boca (em ensaios) para ele introduzir a hóstia. Qualquer católico sabe bem que no ritual da eucaristia, o pároco ou sacerdote não precisa introduzir a hóstia na boca do fiel, este pode receber com sua mão, entretanto, o padre negou a participação do menino minutos antes da celebração.

Pois, o que alegra aos fiéis e dá a perseverança no amor ao próximo é a promessa do Senhor Jesus:
“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:34-40).

fonte: http://noticias.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=jovem-autista-e-impedido-de-ter-primeira-comunhao-na-igreja-04020C193362E0C12326

O que faria Jesus? Alunas expulsas de escola cristã.


“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Romanos 13:8).

No dia 04 de junho deste ano, a imprensa veiculou uma reportagem sobre duas alunas que foram expulsas de uma Instituição Escolar Particular denominacional (que defende uma fé cristã) por sua opção sexual.
A Escola (Instituto Adventista Brasil Central), diz que a aluna infringiu uma regra clara da escola: “Intimidade Sexual”. Segundo o diretor, o comentário veio de outras pessoas.
Será que a Escola já expulsou algum aluno (relacionamento heterossexual) por beijar outro?
Um erro muito grave dos quais muitos cristãos tem caído, é o fato de confundir o pecado com o pecador.
Jesus não faria isto, ao contrário, atrairia para Si estes, e através da tua misericórdia e amor ensinaria o Caminho, pois assim mesmo Ele disse: “Vinde a mim”.
Outrora, pessoas que se têm como juízes na terra condenam o pecador com seu pecado, da mesma forma como os que crucificaram Jesus.

“E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles” (Lucas 15:2).
“E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?” (Marcos 2:16).

Porém, o verdadeiro remanescente, mesmo odiando o pecado e lutando através do amor em Cristo para que seu próximo se afaste deste, assim como a nós mesmos, não faz acepção do homem pelo seu pecado, pois, assim como Jesus, o atrai e lhe ensina no amor, para que possa lhe dizer: “não peques mais”, pois “se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lucas 6:33-38).

fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/06/escola-goina-devera-explicar-expulsao-de-alunas-diz-conselho-de-educacao.html

domingo, 17 de junho de 2012

Pequenos Estudos - Deus e a história.


“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor, aquele que é, que era e há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8).

Deus está no princípio, e antes que tudo viesse a existir, Deus já pronunciava: “EU SOU”.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16).
Este é o princípio da história da humanidade o qual Deus tem atuado com sua mão de amor e justiça.
Na Bíblia encontramos os eventos que ocorreram com o povo de Deus desde o Éden, porém, a bíblia não é apenas um livro do qual podemos conhecer do amor de Deus e da Sua justiça, tal como reconhecer os fatos descritos com Seus escolhidos e as escolhas que estes fizeram. A Bíblia também nos insere em eventos que hão de acontecer, sendo que, os mesmos já foram predito pelos profetas de Deus e encontraram seu cumprimento no tempo estipulado por Jeová.
Assim, da mesma maneira que todos os eventos preditos pelo Senhor, desde reinos, guerras, nascimentos de homens e de circunstâncias, tiveram seu cumprimento, o que mais esperamos também terá: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:1-3).

Por isto o salmista diz: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces” (Salmos 139:4).

sábado, 2 de junho de 2012

Novos deuses


“Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3).

Por algum tempo me perguntei porque o Senhor Deus começaria a gravar em tábuas Seus Mandamentos começando com o que diz, não ter outros deuses?
Olhando hoje, para a realidade da cristandade, posso compreender com muita clareza.
O homem é um ser que possui curiosidade em saber sobre assuntos espirituais, pois, mesmo o que se diz mais ateu entre todos busca em sua crença saber assuntos sobre a vida após a morte e sobre questões de vida eterna.
“Também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim” (Eclesiastes 3:11).
Porém, o homem moderno não tem buscado preencher com as palavras da salvação, mas com o conforto momentâneo.
Poderia fazer textos apresentando o caminho que muitos cristãos estão escolhendo em relação ao dinheiro, riquezas e bens, ou talvez em relação à se curvar à imagens, mas a idolatria que acontece em nossos tempos não está voltado apenas para o que não tem vida e sim para o que respira, para o próprio homem.
“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Romanos 1:25).
Irmãos, muitos homens se levantaram tem se levantado e infelizmente, por erro de outros, tem tomado a glória que cabe somente a Cristo. Herodes expirou ao ser comparado a um deus (Atos 12). Alguns, têm-se como Deus ou como seu representante terrestre. Outros têm a “santos” e/ou a homens vivos ou mortos ao qual devotam suas suplicas e orações. E ainda um grupo que atribui características de santidade a criatura, comparando-a com as palavras do Senhor Deus.
Filhos, não cometeis este pecado!
Ouça a orientação da palavra de Deus: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem” (Tiago 2:19).
Não seja iludido por homens que aparentam-se santos. Estes, foram os mesmos que crucificaram a Jesus.
“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pequenos Estudos - Deus, o Juiz

“Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31).

Todos os que creem em Jesus Cristo como o Ungido do Senhor tem a certeza de que chegará o dia em que Ele voltará para buscar aqueles que foram fiéis e Nele creram (João 14:3), entretanto, se o Pai, que conhece o nosso coração virá para nos buscar, nos julgará segundo que critério, se grande parte da cristandade diz que a lei foi abolida? Porventura Deus tem filhos favoritos, do qual já escolheste para o Seu Reino?
Todos os cristãos tem consciência de que Deus virá julgar o mundo, pois assim está escrito: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27) e o profeta anuncia: “vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).

Agora, porém, se o Pai julgará as obras dos homens, aniquilando de vez o pecado, devemos compreender o que é pecado? “Porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). Sendo então o pecado a transgressão da lei, como haveria o mesmo sendo que não existe lei? De fato, aquele não nega a Lei também nega a justiça e o juízo do Juiz, e assim o mal jaz em sua porta.

“Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” (Tiago 2:9-10).
Irmãos, não se esqueçam que assim disse o Pai: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele” (João 14:21) e “porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30) “e assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos 7:12).

domingo, 6 de maio de 2012

Pequenos Estudos - Senhor do Sábado


“Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência” (Hebreus 4:11).


O dia de descanso dado por Deus existe desde a fundação do mundo. Nunca houve dias, desde a criação e para nenhum dos viventes, em Deus tenha representado este princípio apenas como uma mera recomendação “religiosa”, pelo contrário, pois, para os que são da lei, o repouso está na lei, e para os que se são da graça, recebem o repouso antes da lei, sendo que enquanto a lei não havia sido promulgada, já havia o princípio, pois “abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou, porque nele descansou de toda a Sua obra que Deus criara e fizera” (Gênesis 2:3).
Ora, então havia Jesus negado tal princípio? De maneira alguma, pois, o Filho de Deus não veio destruir a lei, mas cumpri-la. (Mateus 5:17).
Sendo que até as pessoas que conviviam com o Mestre não se esqueceram do principio, nem quando o Rabi não havia mais com eles.
“E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento” (Lucas 23:55-56).
Nem os que após Sua ascensão O receberam foram infiéis a Deus, pois, “no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram” (Atos 16:13).
“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hebreus 4:9).

domingo, 15 de abril de 2012

Existe vida em outros planetas? Definições de 3° céu e anjos


“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade” (1 Timóteo 4:7)

Irmãos, estejamos atentos para as fábulas que surgirão em nossos tempos. Paulo nos alerta:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Timóteo 4:1-2).

Compreendendo que não existe outros seres em outros planetas, vejamos alguns outros pontos que a Bíblia nos apresenta.

Vários céus como local de habitação de outros seres?
A bíblia faz menção de três céus e não neste contexto de locais diferentes ou moradas.
a)      Onde as aves voam:
“As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares” (Salmos 8:8).
b)      O firmamento:
“Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Deuteronômio 4:19).
c)      O trono de Deus:
“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Isaías 66:1).

Porém Paulo diz: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu” (2 Coríntios 12:2).
Seria este céu uma outra dimensão ou um outro planeta? Vamos perguntar a Paulo.
“E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar” (2 Coríntios 12:3-4).
Isto mostra a importância de não se ater a textos isolados, como também analisar o contexto das palavras céus e céus.

Os seres viventes são outras criaturas?
“E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem” (Ezequiel 1:5).
“Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins” (Ezequiel 10:20).

Cargo (função) ou aparência é a mesma coisa?
Algumas pessoas confundem estes com muita facilidade. É bem comum ouvir dizer que querubins e serafins não são anjos, mas, o que de fato é anjo?
A palavra hebraica para anjo é “mal’akaw” e no grego “angeloi” significam mensageiro.
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmos 91:11).
“Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos” (Mateus 13:49).
Logo, compreender a palavra anjo como estereótipo ou característica física é agir de maneira incoerente, pois Paulo diz: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14).
E Também diz o Salmista: “Que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo dos seres celestiais o fizeste, de glória e de honra o coroaste” (Salmos 8:4-5).

Isto, pois, para que saibam que quando a Bíblia diz:
“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5:8)
Não está se referindo a outros seres, mas a funções destes no Santuário de Deus. Sabendo que os animais são os seres viventes, como está em algumas traduções (querubins). Logo, pensemos: as igrejas tem anciãos, diáconos, presbíteros, pastores, entre outros líderes. Seriam estes seres estranhos com formas estranhas? Obviamente que não. São pessoas normais como eu e você, porém, desenvolvem uma função específica.


Assim, todas as criaturas que a Bíblia define como anjos, do mesmo modo a chama de seres celestiais, sendo que tais desempenham suas funções, segundo a vontade de Deus, não que sejam outros seres (extraterrestres), sendo que a bíblia faz menção de duas criações a semelhança do Altíssimo, os seres celestiais e os homens, além destas, é fábula.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Existe vida em outros planetas?


“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1).

Existe uma busca incansável da ciência em descobrir se há vida inteligente em outros planetas, entendendo-se sobre “vida inteligente” não apenas o fato do planeta poder subsistir por si próprio com todas as reações naturais que independente do ambiente existe, mas, se existe seres dotados de uma inteligência semelhante a do homem.
Muitas pessoas que são adeptas do ufologismo (é o estudo de relatos, registros visuais, evidências físicas e demais fenômenos relacionados aos objetos voadores não identificados, ou O.V.N.I.) creem que existem e a algumas até assumem já ter tido contato com um ser extraterrestre. Também, existem algumas religiões que também mantêm este discurso, porém, diferentemente dos “ufanistas”, descrevem que tais planetas foram também criados por Deus, entretanto, não caíram no pecado como o nosso, sendo assim, planetas que ainda permanece no jardim da graça de Deus (“um Éden”).
O texto bíblico que dá base a esta ideia se encontra no livro de Jó, onde descreve:
“Certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: De onde vens? Respondeu Satanás ao Senhor: De rodear a terra, e passear por ela” (Jó 1:6-7).

Também, no mesmo livro, apresenta-se outro texto:
“Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” (Jó 38:6-7).

Veja, o foco para a explicação de que existem outros mundos (sem pecado) se resumem nos aspectos:
1-      Satanás foi para o céu com os filhos de Deus.
2-      Os filhos de Deus (seres perfeitos) foram apresentar-se ao Senhor nos céus.

Se analisarmos o texto de maneira sincera, veremos que não é isto que diz em nenhum momento, pois não se refere a local.
Primeiramente devemos compreender quem são os filhos de Deus.
“Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de rodas as que escolheram” (Gênesis 6:2).
Se pensar que filhos de Deus são “seres” de planetas que não conheceram o pecado, esta “teologia” acabaria aqui, pois, sendo seres sem pecados, não deveriam misturar-se com seres caídos (filhas dos homens), pois da mesma maneira Deus orientou o povo de Israel para que desta maneira, não viessem a adorar outros deuses e estes viessem a ser por laço (Êxodo 34:12) e caso se unissem, o pecado teria entrado neste “mundo ideal”.
Então quem são os filhos de Deus?
Desde o princípio, nem todos tem sido fiéis adoradores do Deus Criador, Adão e Eva não tiveram apenas três filhos (Caim, Abel e Set), entre diversos outros personagens que a Bíblia não descreve. Veja que no princípio e em muitos casos, ela descreve apenas fatos dos filhos de Deus, ou seja, aqueles que eram adoradores fiéis do Senhor ou de situações dos quais eles estão inclusos, no caso Abraão , Daniel, Elias, Gideão, entre outros. Mas as Escrituras dizem isto?
“Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9).
Entretanto, caso ainda reste alguma dúvida sobre esta questão, o discípulo mais próximo de Jesus descreve: “Mas a todos os que O receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13).
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14).

Estes são os filhos de Deus! Aqueles que têm a Jeová como o Senhor de sua vida.
Além disto, poderíamos fazer a seguinte análise:
“Certo dia os filhos de Deus”: aqueles que creem em Seu nome (João 1:12-13).

“vieram apresentar-se perante o Senhor”: Ação comum entre os descendentes de Adão (Deuteronômio 16:16, 19:17, 31:11, Miquéias 6:6).

“e veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: De onde vens? Respondeu Satanás ao Senhor: De rodear a terra, e passear por ela”: A resposta de Satanás não expressa que o mesmo estava em um local e agora está em outro, apenas descreve a ação que o mesmo praticava. O pai chega em casa e procura seus filhos, não os encontra, então, quando o pai volta para o primeiro local da casa os vê e pergunta: Onde estavam? Eles respondem: Brincando em casa. Estariam estes em outro lugar ou apenas descreveram a ação que estavam fazendo no local? Um exemplo disto também pode ser visto no diálogo entre Deus e Adão após o pecado (Gênesis 3:9).
Mas então como explicar o texto de Jó 38, onde diz que quando Deus assentou a pedra de esquina os filhos de Deus rejubilavam? Simples. O livro de Jó contém partes proféticas. O que isto quer dizer? Este trecho anuncia a vinda do Messias. Deus estava revelando a Jó o plano da redenção por meio do Seu Ungido. Compare a profecia e o cumprimento.

“Quem assentou a sua pedra de esquina” – Jesus: “Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa, e quem nela crer não será confundido” (1 Pedro 2:6) (Isaias 28:16). “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Salmo 118:22). “Sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular” (Efésios 2:20).

“Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam” – Os anjos: “No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas 2:13-14).

“E todos os filhos de Deus jubilavam?” – Os homens: “Vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhe fora dito. Todos os que ouviram maravilharam-se do que os pastores lhes diziam” (Lucas 2:17-18).

Mesmo se alguém desejar afirmar que o texto apresenta caráter literal da Criação, ou seja, Deus está utilizando linguagem denotativa, não aparentaria o caráter de outros planetas, sendo que o termo “estrelas da alva” é semelhantemente utilizado para descrever a Lúcifer antes da queda (Isaías 14:12) e sabendo que os filhos de Deus são aqueles que creem, pode-se compreender que seriam outras classes de anjos, sendo que no relato da Criação, faz-se distinção entre dois eventos: a criação dos céus e da terra (Gênesis 1:1). Entendendo que os céus é o local onde a bíblia determina como o trono de Deus (“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” - Isaías 66:1), haveriam apenas seres celestiais e também não haveriam nenhum planeta para os mesmos, sendo que o firmamento é criado apenas no 4º dia da criação (Gênesis 1:14-19).

Meus irmãos não vos deixem confundir com fábulas. Satanás busca através disto criar brechas para que possa agir em sua vida. Tenha a Cristo como estandarte, pois Ele é o nosso Escudo e nossa Fortaleza!

domingo, 1 de abril de 2012

Pequenos Estudos - A Santidade de Deus


“Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-O no Seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo” (Salmos 99:9).

Na bíblia, desde o princípio da criação, temos a clara apresentação de relatos sobre Santidade de Deus, não apenas na adoração e nas palavras dos ungidos do Senhor, mas nas Suas ações para com o homem caído. A Santidade do Pai está relatada nos Seus atos de amor.
Compreendo que o Pai, seu Filho (o Verbo de Deus, a ação) e o Espírito (o Poder) é um e O único Deus (Tiago 2:19), podemos ter plena certeza de Sua santidade através do Verbo que habitou entre nós, do qual, sem pecados nos livrou do abismo da morte.

As Escrituras apresentam profecias sobre a Santidade de Deus em Jesus, pois assim diz o salmista: “Porque o Senhor é a nossa defesa, e o Santo de Israel o nosso Rei” (Salmos 89:18), portanto não seria Cristo quem nos defende e dentro o povo de Israel é o Santo? Outrora, sobre isto, assim mesmo testificou João: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis, e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1).

Em outro lugar diz sobre Jesus: “O nosso redentor cujo nome é o Senhor dos Exércitos, é o Santo de Israel” (Isaías 47:4) e outro testificou “e no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16).

Entretanto, falar da Santidade de Deus é puro pleonasmo, até mesmo aqueles que não creem em Deus, sabem que o que “rege” o universo é algo “separado”, “especial”, ou seja, santo. Assim, a todos aqueles que professam a fé neste Deus que é Santo, vem GRANDE responsabilidade, pois sendo o senhor rico, será seu servo miserável? Ou sendo a terra boa, será sua semente infrutífera? Portanto, sendo a Videira Santa deverá ser os ramos santos, pois assim mesmo vos testifico, “porque Eu sou o Senhor vosso Deus, portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo” (Levítico 11:44), “santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo” (Levítico 19:2), “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15-16).



“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).